domingo, 28 de março de 2021

Falcão e o Soldado Invernal apresenta uma organização em resposta ao Blip


No último episódio de Falcão e o Soldado Invernal, de uma forma muito sutil fomos apresentados a uma repostas dos governos a crise pós-Blip no Universo Cinematográfico da Marvel após Vingadores: Ultimato. A a organização GRC (Global Restoration Council ou Conselho de Restauração Global) é citada pela primeira vez por John Walker, interpretado por Wyatt Russell, ao falar sobre como 'eles' estão fazendo o "melhor que podem", colocando as coisas de volta onde estavam antes do Blip.

Até então, apenas dois projetos da Marvel Studios aconteceram depois dos cinco anos do 'Blip'. Homem-Aranha: Longe de Casa deu uma impressão bem rasa sobre a situação após o retorno de metade da população ao mundo. Wandavision foi algo muito centrado na perspectiva da protagonista e só mais perto do final mostrou um pouco mais da realidade do mundo pós-blip. É Falcão e o Soldado Invernal quem está realmente com o trabalho de dar a visão dura do mundo que sobrou em 2023. 

Ainda temos muito o que saber sobre Conselho de Restauração Global. Não sabemos se trata-se de algo restrito ao governo dos EUA ou se abrange uma escala maior, gerenciado talvez pela ONU. Algo mais sobre essa organização pode ser visto na delegacia de polícia que Bucky estava detido, com um pôster da organização pendurado atrás da mesa da administração no saguão da polícia.



Este pôster emitido pelo governo é apresentado da forma menos ameaçadora possível, mostrando um homem com dois filhos, acompanhado por uma iniciativa: “Repouse. Restaure. Reconstrua". São metas de três "R", que curiosamente lembram também as diretrizes de 'R's de Desenvolvimento Sustentável dos dias de hoje.

Obviamente a GRC parece que é o oposto do que os Apátridas querem. Enquanto um lado quer voltar o mundo ao que ele era cinco anos antes, o grupo tido como 'terrorista' busca manter o equilíbrio de menos poder das nações como eram após o primeiro estalar de dedos de Thanos. Sendo uma organização completamente inédita e criada pra o universo dos filmes, é possível que vejamos mias da ação dela nessa série e em outros projetos do UCM. 

Coveiro

comments powered by Disqus