quinta-feira, 28 de julho de 2011

Maratona 616: Top 10 - Vilões do Capitão América

Depois dos vilões do Homem de Ferro, Hulk, Wolverine, Thor (apenas adversários mitológicos) e dos X-Men (apenas os primeiros) é chegada a hora de mais uma galeria de vilões ser apresentada, dessa vez, obviamente, mostrando os inimigos do sentinela da liberdade, o herói Marvel do momento nos cinemas.

Capitão América

10 – Batroc

Capitão América

Georges Batroc era ainda membro da Legião Estrangeira quando tornou-se especialista em uma modalidade de kick-boxing conhecida como "savate". Depois que se desligou da organização tornou-se um mercenário, vendendo suas formidáveis habilidades para quem pudesse pagar. Foi graças à esse trabalho que Batroc tornou-se inimigo do Capitão América, pois a Hidra o contrata para roubar um composto químico e o sentinela da liberdade surge para impedi-lo, derrotando-o. Com o orgulho ferido, Batroc sequestra Sharon Carter, visando conseguir uma revanche com isso e, obviamente, não sai vitorioso. Batroc é um adversário recorrente do Capitão e é conhecido por suas grandes habilidades que não apenas lhe permitem enfrentar em pé de igualdade Steve Rogers como o ajudam a fugir na hora do aperto. Batroc já demonstrou sinais de que poderia se regenerar, até ajudando Rogers contra a Hidra em certa ocasião, e lamentou muito a morte do Capitão América, mas como visto recentemente nas histórias com Bucky o sujeito continua na vida bandida.

09 – M.O.D.O.K

Capitão América

A IMA (Idéias Mecânicas Avançadas) é uma organização terrorista cujo objetivo é a busca constante de avanços científicos, não importando os meios ou quem possam ferir nessa busca. Para tal, eles criaram M.O.D.O.C. (Mental Organism Designed Only for Computing), que como o significado do seu nome sugere estaria sempre auxiliando a organização e sua tarefa inicial era ajudar a decifrar o cubo cósmico. O técnico George Tarleton tornou-se M.O.D.O.C. e os cientista da IMA não levaram em conta que a capacidade superior desse ser poderia aumentar sua ambição. Logo ele tornaria-se M.O.D.O.K. (Mental Organism Designed Only for Killing) e assumiria a liderança do grupo, fato esse que o levaria a enfrentar o Capitão América e os Vingadores em diferentes ocasiões.

08 - Grande Mestre

Capitão América

O jovem Wilhelm Lohmer era um norte-americano, naturalizado alemão, que era profundamente fiel aos ideais nazistas, mas não poderia lutar por isso, já que seu corpo era fraco. Lembra a história de alguém? Pois é, e da mesma forma que Steve Rogers, ele também foi voluntário para receber a versão nazista do soro do super-soldado e tornou-se o Grande Mestre, um agente com habilidades até superiores às do Capitão América. Lohmer tornou-se um dos agentes favoritos de Adolf Hitler e, ao lado da Dama Guerreira, foi um ferrenho adversário do super-soldado norte-americano e de sua equipe da época, os Invasores. Hitler, entusiasmado com a superioridade de seus agentes, exigiu que os dois se casassem e a cerimônia seria celebrada com a execução de todos os Invasores, fato que não aconteceu graças à intervenção salvadora do herói Union Jack. Com o fim da guerra, o casal foi colocado em animação suspensa, com o objetivo de manter o "sonho vivo". Quando despertado, Lohmer decidiu também despertar sua amada (que só aceitou casar com ele por obediência ao Führer) e acabou entrando em combate com Namor, onde acabou perdendo suas habilidades e voltando à sua forma enfraquecida. Wilhelm encontrou sua redenção anos depois, quando entrou em uma seita que acreditava em Cable como salvador e acabou dando sua vida para ajudar o herói mutante a impedir uma arma do Clube do Inferno.

07 – Treinador

Capitão América

Tony Masters era um agente da SHIELD e em uma das missões tomou um soro experimental nazista, adquirindo "reflexos fotográficos", que nada mais é do que a habilidade de duplicar perfeitamente qualquer movimento que veja, não importando o quão complexo seja esse movimento. Com isso, as habilidades de luta do agora mercenário conhecido como Treinador são incomparáveis, já que ele possui a perícia no manejo de arco e flecha, bastão, espada e escudo, copiadas do Gavião Arqueiro, Demolidor, Cavaleiro Negro e Capitão América, além das habilidades de luta deles e de um sem número de lutadores diferentes. Mas o maior problema que o Treinador causa ao Capitão não está em suas habilidades, uma vez que ele sempre procura evitar combates físicos o máximo que pode, mas na idéia que o sujeito teve de tornar-se "instrutor de capangas", o que significa agentes da IMA, Hidra e várias outras organizações muito melhor treinados.

06 – Barão Sangue

Capitão América

A família Falsworth era uma das mais importantes da aristocracia inglesa e, com o falecimento do patriarca William, o filho mais novo, John, sentiu-se desprezado frente ao seu irmão mais velho, Montgomery, no que dizia respeito a herança, título e terras. John partiu em busca de algo que pudesse usar contra o irmão, chegando ao Castelo de Drácula, na Romênia, pretendendo usar o vampiro em seus objetivos. No entanto, o vampiro o hipnotizou e transformou-o também em um vampiro, lançando-o contra a Inglaterra, algo que ele fez aliando-se aos alemães durante a 1ª Guerra Mundial. Nessa missão, acabou batendo de frente com o herói Union Jack, sendo derrotado repetidas vezes. Curiosamente, Union Jack era o próprio irmão do vilão, agora chamado oficialmente de Barão Sangue. Com o fim da guerra, o vilão observou atentamente a ascensão do partido nazista e reconheceu-os como seus iguais, aliando-se à eles, o que lhe valeu participar de dolorosas experiências que aumentaram sua resistência aos raios solares. Nesse período, voltou a enfrentar o irmão, que saiu da aposentadoria e voltou a ser Union Jack, e também encarou seus aliados, a equipe dos Invasores. Na batalha acabou empalado em uma estaca com vestígios de prata e acreditou-se que tinha morrido definitivamente, mas foi ressuscitado na era moderna por Charles Cromwell, um seguidor de Drácula, e começou a matar, chamando atenção do agora idoso Montgomery, que pediu ajuda do Capitão América que encarou o terrível Barão Sangue e colocou fim a sua ameaça.

05 – Ossos Cruzados

Capitão América

Depois de um episódio violento, onde até um dos irmãos dele foi morto, o jovem Brock Rumlow fugiu e alistou-se na escola para capangas do Treinador e acabou destacando-se, chegando à função de instrutor. Exercendo a função de mercenário, recebeu a missão de invadir o chateau de Arnin Zola, na Suíça, e foi o único sobrevivente do grupo, fato que bastou para impressionar o próprio Caveira Vermelha, que deu o nome de Ossos Cruzados para Brock, que tornaria-se quase que um "mercenário particular" do vilão dali em diante, realizando diversas missões para o nazista que, obviamente, o colocaram contra o Capitão América em diversas ocasiões. Brock possui grande fidelidade ao Caveira, chegando ao ponto de montar uma equipe para procurar seu líder, durante um período em que este encontrava-se desaparecido. No entanto, ousou questionar o Caveira e acabou dispensado e na prisão. Ao fugir, trabalhou como mercenário para alguns grupos e acabou conhecendo e se envolvendo amorosamente com Synthea Schmidt, a maligna Madre Superiora e filha do próprio Caveira, com quem também formou uma parceria, relação essa que dura até hoje, tanto que foi Ossos que salvou Synthea de uma lavagem cerebral, chegando tarde apenas para evitar o rejuvenescimento dela. Uma participação vital de Brock na vida de Steve Rogers foi na conspiração que levou o herói à "morte", já que o mercenário, novamente aliado do Caveira Vermelha, foi o atirador responsável pelo tumulto que possibilitou a hipnotizada Sharon Carter a atingir o super-soldado com a arma "fatal" que o "assassinou".

04 - Arnim Zola

Capitão América

Competindo fortemente com M.O.D.O.K. pelo posto de vilão mais bizarro dessa galeria, o cientista Arnim Zola possui métodos nada convencionais para conduzir seus experimentos, o que o fez ganhar simpatizantes no partido nazista, que pretendia utilizar seus conhecimentos para o aprimoramento da raça suprema. Junto ao também cientista Heinrich Zemo desenvolveu andróides que poderiam expandir o seu tamanho e, posteriormente, desenvolveu um processo que permitiria a uma pessoa transferir sua mente para um corpo clonado. Acredita-se que Hitler valeu-se desse processo para transferir sua mente e tornar-se o Monge do Ódio. Zola é um grande inimigo do Capitão América, principalmente por sua associação com outros inimigos poderosos do herói, como o Caveira Vermelha e o Barão Strucker, com quem praticamente fundou a Hidra. Arnim habita um corpo biomecânico, possuindo uma caixa no lugar da cabeça que lhe permite controlar telepaticamente qualquer uma de suas bizarras criações. O rosto que aparece em seu peito não passa de uma projeção de suas antigas feições. Assim como ocorreu com Ossos Cruzados, Zola participou da conspiração para "matar" o Capitão América, sendo de importância vital na lavagem cerebral que Sharon Carter sofreu para "assassinar" Rogers, porém o cientista maligno ficou particularmente interessado no filho que esta esperava, já que era o filho de um super-soldado.

03 – Barão von Strucker

Capitão América

O Barão Wolfgang von Strucker é oriundo de uma linhagem de nobres prussianos e líderes militares e, dessa forma, acabou recrutado para o Partido Nazista, ainda na década de 30. Subindo de posto, tornou-se líder do Esquadrão Blitzkrieg e seus principais inimigos eram Nick Fury e seu Comando Selvagem e o Capitão América e os Invasores. As derrotas de Strucker para as duas equipes irritaram muito Hitler, que ordenou sua execução, porém o Barão já tinha percebido o caminho que o 3º Reich tomaria e conseguiu escapar em tempo, criando uma base de poder no leste da Ásia que seria a semente para o nascimento da Hidra. A criação dessa organização, sem dúvida, é um dos maiores triunfos do vilão, pois o lema de "para cada membro cortado, dois tomam seu lugar" parece muito verdadeiro, já que por mais que os heróis enfrentem o grupo, parecem nunca conseguir vencê-lo. Valendo-se de um método semelhante ao de Fury, Strucker conseguiu retardar seu envelhecimento e continua até os dias de hoje presente no mundo. Não possui exatamente nenhum poder, mas ocasionalmente está em posse do artefato conhecido como Garra de Satã, que aumenta a força de quem a usa e ainda emite raios energéticos.

02 - Barão Helmut Zemo

Capitão América

Filho de Heinrich Zemo, cientista nazista e um dos maiores inimigos do Capitão América, o jovem Helmut Zemo teve os ideais nazistas bem absorvidos e decidiu-se por seguir os passos de seu pai, iniciando uma jornada de conquista do mundo e de vingança. Um de seus feitos mais memoráveis, sem sombra de dúvidas, foi a invasão da Mansão dos Vingadores, onde a equipe por muito pouco não encontrou seu fim nas mãos dos Mestres do Terror, grupo formado por vários vilões e fundado por Zemo. A cena do barão destruindo os antigos objetos de Steve Rogers, na frente dele, é muito forte e impactou muito o sentinela da liberdade, afinal, para um homem de outra época só lhe restava as lembranças. Alguns anos depois, Zemo decidiu recriar os Mestres do Terror e destruir definitivamente os Vingadores, mas a criatura Massacre "matou" os heróis antes e fez o mundo do barão cair por um tempo, afinal, o destino tinha lhe privado de seus inimigos. No entanto, mostrando possuir uma visão mais ampla do que seu falecido pai, Helmut disfarçou a si mesmo e seus Mestres do Terror de heróis, apresentando-se ao público como Thunderbolts. O plano era simples: conquistar a confiança do público, podendo assim conquistar o mundo com maior facilidade. E o plano quase deu certo, o vilão só não contava que alguns de seus aliados se regenerariam de fato e se voltariam contra ele. No entanto, em suas últimas aparições o próprio Zemo estava regenerado...ou será que não? Bem, com um mestre da manipulação como Zemo, nunca se pode ter certeza.

01 – Caveira Vermelha

Capitão América

Martha Shmidt era uma mulher sofrida, que constantemente apanhava e recebia terríveis abusos do marido, Herman Shmidt. Seu sofrimento terminou quando nasceu seu filho Johann Shmidt, já que ela morreu no parto. Transtornado pela morte da esposa, Herman tentou afogar o próprio filho e só não conseguiu matá-lo porque o médico que fez o parto o impediu. Herman cometeu suicídio e Johann acabou em um orfanato, fugindo de lá e passando os anos nas ruas, roubando e sendo ocasionalmente preso, por vadiagem ou pelos roubos em si. Ainda jovem, conheceu uma jovem judia chamada Esther e, ao ser rejeitado por ela, acabou assassinando-a, o que lhe causou uma grande sensação de alegria. Agora sua vida realmente mudou quando trabalhou em um hotel e teve a oportunidade de conhecer o próprio Führer, que reconheceu o próprio ódio que sentia no rapaz e tornou-o seu discípulo. Hitler queria tornar Shmidt algo maior do que um simples soldado nazista e lhe deu uma máscara, dando-lhe o nome de Caveira Vermelha. Assim, o Caveira cresceu tanto na hierarquia nazista que chegou ao posto de segundo em comando, fazendo o próprio Hitler temê-lo. No entanto, em um dos confrontos com o Capitão América, o vilão foi soterrado e entrou em animação suspensa, despertando anos depois por uma equipe da Hidra. Importante lembrar que houve um Caveira Vermelha durante seu afastamento, mas era um homem comunista chamado Albert Malik e ele encontrou seu fim nas mãos do Caveira original. Agora o Caveira Vermelha não era mais um nazista, mas um homem com sua própria filosofia, disposto a destruir a América de dentro para fora, criando seu próprio capitalismo. Essa era a essência de seu último plano, onde tudo começa com a "morte" de Steve Rogers, o colapso da economia e o surgimento de uma nova e arrojada liderança política que nada mais era do que um fantoche de Johann. Em meio a tudo isso, o Caveira Vermelha tinha perdido seu corpo e habitava o de Aleksander Lukin, mas seu plano era repetir o que já tinha feito antes, quando perdeu seu corpo e Arnim Zola o colocou em um clone de Steve Rogers, com a diferença que dessa vez ele pretendia apossar-se do corpo original do herói. Obviamente, ele não foi bem sucedido.


E assim termina mais um Top10 maligno, onde muita gente ficou de fora. Sim, a galeria de vilões do Capitão América é até maior do que eu me lembrava quando resolvi escrever esse texto, portanto, é chegada a hora da sua participação. Quem não merecia estar nessa lista? Quem não poderia ser esquecido?

Vamos lá, galera. A função das listas é gerar um bom debate.


Eddie

comments powered by Disqus