sábado, 30 de julho de 2011

Maratona 616: 10 outros Sentinelas da Liberdade

Sentinelas da Liberdade

Certamente, nenhum outro personagem é tão referido como um superherói patriótico assim como é o Capitão América. Contudo, ele certamente não é o único. Durante os últimos anos, e até mesmo antes de sua criação, outros ostentaram as cores da bandeira americana em seu peito, tanto pela Marvel como em outras editoras. Aproveitando o embalo do filme, confira uma lista de 10 outros Sentinelas da Liberdade.

10 Espírito de ’76 (1941/1977)
Baseado numa pintura americana clássica, esse personagem teve duas versões. Uma pela Harvey Comics em 1941 e outra pela própria Marvel em 1977. William Naslund era um combatente experiente e que tinha facilidade em copiar os movimentos acrobáticos dos outros, como por exemplo do Capitão América. Inclusive, por um tempo, Naslund foi convidado a se passar pelo Capitão enquanto ele estava numa missão secreta fora do país. Supostamente foi morto em 1946.

Sentinelas da Liberdade

09 Patriota
Outro que se passou também por Capitão Améirca foi Jeffrey Solomon "Jeff" Mace, que inicialmente era um herói chamado Patriota, mas que seria o terceiro a usar o manto do Capitão América durante o tempo em que ele foi considerado morto (Sendo esta uma maneira de solucionar boa parte dos problemas de discrepância criados na época que ressuscitaram Steve Rogers).

Sentinelas da Liberdade

08 O Defensor (1941)
Pegou a rebarba da fama do Capitão América, Jack Kirby e Joe Simon criaram ainda um outro herói bandeiroso para a Timely, Don Stevens, chamado ‘The Defender’ , que lutava apenas com suas técnicas de lutas aprimoradas e acompanhado de um parceiro chamado Rusty. Estreou na revista USA Comics #1.

Sentinelas da Liberdade

07 Mister America (Junho de 1938)
Um personagem ainda mais distante destes últimos, mas que ainda assim deve ser considerado um ícone do patriotismo americano é o Mr. America, criado em 1938 ainda na primeira Action Comics. O primeiro a usar o uniforme foi Harry “Tex” Tompshon, que foi substituído mais tarde por um familiar, Trey Thompson, e mais recentemente por Jeffrey Graves. Foi criado por Ken Fitch e Bernard Baily.

Sentinelas da Liberdade

06 Miss America (Novembro de 1943)
Estreou em Marvel Mystery Comics #49, da Timely, mas logo ganhou sua revista. Foi criada por Otto Binder eAl Gabriele. No início, Madeline Joyce Frank ganhou seus poderes numa descarga elétrica que a permitiar levitar psionicamente. Tambem já foi referida com a força de 1000 homens e visão de raio X. Com o tempo, seus poderes foram diminuindo e chegou até mesmo a usar óculos.

Sentinelas da Liberdade

05 US Jones (Agosto de 1941)
Certamente um dos mais esquecidos pelo tempo, US Jones estreiou em Wonderworld Comics #28 in August, 1941. Teve uma passagem rápida, sem história de origem ou identidade secreta. Recentemente, foi trazido de volta pela Dynamite Entertainment, em 2009.

Sentinelas da Liberdade

04 Fighting American (Abril de 1954)
Criado também por Joe Simon e Jack Kirby, o personagem é bastante similar ao Capitão, inclusive possuindo um parceiro mirím chamado Speedboy. Originalmente, não possuía escudo, lutando com punhos livres e tinha superforça e agilidade aumentadas, mas não se era bem conhecido o processo como ganhou isso. Mais tarde, o personagem teve intenção de ser resgatado por vários artistas como Rob Liefeld e Alex Ross, ambos com problemas envolvidos em direitos autorais.

Sentinelas da Liberdade

03 Capitão Batalha (Maio de 1941)
Jonathan Battle era um homem comum que foi ferido na Guerra, perdendo um olho e passou a usar tecnologia para combater os inimigos e impedir que a Segunda Guerra Mundial se estabelecesse. Tinha um parceiro mirim, Nathan Hale, que passou a se chamar Hale Battle. Foi criado por Carl Formes and Jack Binder.

Sentinelas da Liberdade


02 Minute Man (Dezembro de 1941)
Criado por Charlie Sultan para a Fawcett Comics, que depois foi adquirida pela DC comics. O personagem levava o jargão de ser “um exército de um homem só” e lutava por trás das linhas inimigas desarticulando os planos de Hitler. Seu nome era Jack Weston e foi englobado noo universo DC participando depois de histórias do Shazam e da Sociedade da Justiça, em uma das quais acabou morto.

Sentinelas da Liberdade

01 O Escudo (Janeiro de 1940)
O primeiro a ser criado nesse tema, por Harry Shorten e Irv Novick pela MLJ,que ficou depois mais conhecida por Archie Comics. O personagem tem uma origem bastante parecida com a do Capitão, inclusive o símbolo em seu peito é bastante similar ao escudo do Capitão América, o que o obrigou o herói da Marvel a mudar de escudo, usando então o seu atual e mais famoso até hoje. Joe Higgins foi o primeiro a vestir o uniforme, ganhando seus poderes também num experimento para criar uma arma contra os Nazistas. Depoois, muitos outros passaram a se passar pelo herói no decorrer dos anos e inclusive a DC teve planos para reviver o herói quando comprou seus direitos. Inclusive em 1959, Joe Simon e Jack Kirby foram contratados para criar histórias do personagem anos depois do seu Capitão América.

Sentinelas da Liberdade

Essa lista tentou se focar nos personagens mais antigos que usaram temáticas similares e acabou deixando de lado alguns ícones mais recentemente criados como Agente Americano, o Capitão America Negro, o jovem vingador Patriota, além de outros lá não tão legais como o Agente America do Rob Liefeld.

Coveiro

comments powered by Disqus