quinta-feira, 21 de julho de 2011

Homem-Aranha Ultimate: Pryde em Pânico


Ultimatum merece todas as críticas possíveis, mas uma, eu disse APENAS uma coisa boa a saga acabou fazendo. Revigorou as histórias do Homem-Aranha. O herói aracnídeo não mais é um fora da lei perseguido e odiado. O Aranha agora é um herói nacional, reconhecido por todos e admirados até pelo, pasmem, J. Jonah Jameson. É partindo dessa premissa de que ele agora é um herói admirado, que Bendis vem trabalhando suas histórias.


Após salvar o dia enfrentando duas vilãs, mãe e filha, com a ajuda do Tocha Humana, Jessica Drew, a Mulher-Aranha, parte para descansar. Mas é surpreendida por Johnny Storm que estava decidido em saber quem ela era e se era bonita atrás da máscara, bom, ele queria "tirar uma lasca". Ao chegar em casa, Johnny conta para Peter sobre a garota que ele "pegou", Parker fica completamente pasmo ao saber que Johnny havia "ficado" com um clone seu. No outro dia no colégio, Peter é surpreendido por Gwen, MJ e Kitty que contra a sua vontade cortam o seu cabelo. Afinal, agora que ele é um herói popular, deve se preocupar com o visual, e ele estava tão cabeludo que seu rosto ficava redondo na máscara. Particularmente achei isso uma ótima sacada de Bendis, trabalhar essa nova fase do Aranha com coisas sutis, mas que fazem toda a diferença.

Ainda na escola, uma Força Tarefa Antimutante vem buscar Kitty durante a aula. Enquanto Peter, MJ e Gwen entravam em pânico quietos, o colega de turma deles Kenny, parte para cima de um dos guardas para defender Pryde. Parker a aconselha a ir com os guardas, porém ela fica intangível e foge com Kenny. Após todo esse incidente, o diretor da escola praticamente enlouquece, com todos os pais criticando-lhe e exigindo respostas. Cansado, o diretor pede demissão de seu cargo. Bom, Bendis é campeão em trabalhar personalidades até de personagens menos que secundários, dando profundidade na trama, e com o diretor Bendis acertou a mão em cheio.


Preocupados com sua amiga, Tocha, Aranha e Homem de Gelo resolvem ir atrás de Kitty, mas topam com a garota enlouquecida em sem controle. Os garotos tentam acalmá-la, porém é tudo em vão. Kitty age como uma perfeita seguidora de Magneto, ou seja, faz exatamente o que o governo espera que ela faça, lhes dê motivo para prendê-la. Por fim, Kitty se esconde no esgoto, para ser deixada em paz, os o trio de heróis respeita seu desejo.


Paz, é exatamente o que Tia May deseja. Ela pede para que os três moços abandonem suas identidades heróicas por um tempo, um curto tempo, apenas até as coisas em relação a Kitty se acalmarem na escola. Para se ocupar, Bob começa a trabalhar com Peter na lanchonete, usando o mesmo uniforme ridículo de sapinho. Tocha volta e meia surgiu para atazanar a dupla trabalhadora. Bom, Bendis sabe trabalhar a relação entre personagens de uma série como poucos. A dinâmica Aranha, Homem de Gelo e Tocha que antes parecia estranha, começa a fazer sentido e gerar ótimas histórias. A trama é interessante, mesmo pendendo para o lado "teen". A arte também colabora para o visual mais jovem, mas os personagens são tão bem trabalhados e as tramas elaboradas chegam a cativar até os mais velhos leitores.

Sem poder bancar o herói por um tempo, Peter tem que achar uma sarna para se coçar. Eis então que surge MJ com um vídeo da tentativa de prisão da Kitty na escola. Temendo que o vídeo caísse em mãos erradas, Parker resolve levar o vídeo até Ben Urich, para pedir alguns conselhos sobre o que fazer. Ben resolve trabalhar a história por trás do vídeo, e alerta que em mãos erradas o vídeo viraria algo sensacionalista e que prejudicaria Kitty. Enquanto Ben e MJ (aspirante a jornalista) discutiam sobre o vídeo e suas possibilidades, Peter vai atrás de Jameson, pois o achou meio estranho. E para a surpresa do jovem, Jameson não se lembrava dele e tentou lhe atacar, porém usando algum tipo de poder ele deixou o Peter desacordado. Após esconder o corpo inconsciente do Aranha no porta-malas de um carro e subitamente assumir o visual de Parker, o misterioso vilão (que todos sabemos ser o Camaleão) se junta a MJ e Ben.


Bendis assim introduz o Camaleão no universo ultimate. Em um momento em que ele poderá de fato estragar bonito a vida de Peter. Mas só saberemos o que acontecerá na próxima edição. Esse review contém as histórias americanas Ultimate Comics Spider-Man 9 à 11, que foram publicadas no Brasil em Ultimate Marvel 10 à 12. Os roteiros são de Brian Michael Bendis e a arte de David Lafuente.


Kinhu Heck

comments powered by Disqus