quinta-feira, 28 de julho de 2011

Maratona 616: Top 10 roteiristas do Capitão América

Photobucket

Essa certamente não é uma lista fácil de se fazer, já que a passagem de roteiristas na revista do Capitão América sempre foi muito instável, havendo poucos que realmente conseguiram manter vendas e realmente marcaram fundo sua passagem no Título do Sentinela da Liberdade. Contudo, os 10 nomes a seguir certamente tem uma história a contar...

10 Robert Morales
Morales passou um tempo muito breve já no século XXI escrevendo histórias do Capitão América, se destacando um arco inicial bem intrigante chamado originalmente de “Homeland” e, mais tarde, “Requiem”. No entanto, é na minissérie Truth: Red, White & Black que Morales se destaca pro introduzir de maneira hábil o Capitão America Negro na cronologia atual da Marvel.

Photobucket

09 J.M. DeMatteis
De Matteis foi escritor do Capitão América de 1981 a 1984 com algumas breves interrupções no meio. Dentre suas contribuições mais marcantes, está em trabalhar melhor a vida pessoal de Steve Rogers e trazer do limbo, Jack Monroe, o Bucky dos anos 50 que tornou-se parceiro do Capitão com a alcunha de Nômade. Em recente entrevista, DeMatteis deu uma declaração polêmica dizendo que ele mesmo tinha planos de matar o Capitão América 20 anos atrás na intenção que ele fosse substituído por um índio norte-americano, o Corvo Negro.

Photobucket

08 Dan Jurgens
No começo dos anos 2000, Dan Jurgens escreveu as histórias do Sentinela da Liberdade, num momento bastante difícil , já que acabaria sendo ofuscado pelo belíssimo trabalho de Mark Waid. Jurgens , no entanto, fez algumas histórias interessantes como a envolvendo o Monge do Ódio (que mais tarde descobriríamos a ligação deste com Hitler) e o Protocida.

Photobucket

07 Stan Lee
Pouca gente talvez saiba disto, mas o começo da carreira de Stan Lee como escritor de quadrinhos foi numa edição do Capitão América ainda na época da Timely, apenas como um escritor tapa-buraco. Anos mais tarde, depois de servir na Segunda Guerra Mundial, ele fundou a Marvel Comics e trouxe esse velho personagem que fez ele iniciar sua carreira. Lee trabalhou com o Capitão por 10 anos quase seguidos nos títulos Tales of Suspense, Homem de Ferro e Capitão América e, por fim, no título solo Capitão América.

Photobucket


06 Mark Gruenwald
Gruenwald fez sua marca no Capitão América no começo da década de 90, quando assumiu o título e escreveu alguns arcos clássicos como aquele em que Steve Rogers abandonou o título de Sentinela da Liberdade e manteve apenas a alcunha de “Capitão”, criou o Agente Americano e escreveu também a saga das Bloodstone e os tié ins de Atos de Vingança e Operação Tempestade Galáctica. Em meio a isso, teve alguns mãos momentos como por exemplo a infeliz história em que o Capitão América vira um Lobisomem e uma outra em que passa a usar armadura.

Photobucket

05 Steve Englehart
Englehart foi responsável pelas aventuras do Capitão América e do Falcão por um bom tempo, escrevendo os roteiros da revista que levava o título da dupla. Entre suas histórias clássicas estão o retorno do Capitão dos anos 50, a fase em que Steve passou a se chamar Nômade, o arco contra o Império Secreto e foi responsável por criar Jack Monroe, que mais tarde viria a usar o nome de Nômade também.

Photobucket

04 Joe Simon (e Kirby)
Foi ao lado de Jack Kirby que Simon criou o Sentinela da liberdade e assim garantiu lugar como primeiro editor da Timely Comics. Os dois na verdade dividiam o roteiro e Joe acabava também dando uma mãozinha como arte-finalista, de tal maneira que é até mesmo injusto separá-los em funções. Essa parceira entre os dois, na verdade, foi além das aventuras da Timely Comics, chegando a outras editoras como a DC e a Fawcett Comics.

Photobucket

03 Roger Stern
Roger Stern foi roteirista na célebre fase em que Byrne desenhava o Sentinela da Liberdade, entre 1980 e 1981. Nessa história, acompanhamos um recomeço na vida do herói, que se mudou para o Brooklyn e até arrumou uma nova namorada. Também é nesta fase em que Steve é indicado para concorrer as eleições de presidente e sua origem é recontada pelo traço fabuloso de Byrne e olhar perspicaz de Stern.

Photobucket

02 Mark Waid
Mark Waid é certamente um dos mais influentes roteiristas da história do Capitão América , com uma passagem plenamente elogiada em 10 edições do volume 1 (que você pode conferir na edição especial Capitão América: Operação Renascimento e nas primeiras 23 edições do volume 3. Também assumiu as primeiras edições de Captain America: Sentinel of Liberty, além da anual Iron Man/Captain America de 1998.

Photobucket

01 Ed Brubaker
Pode parecer presunçoso da minha parte postar seu nome como o primeiro do pódio, mas quem aqui não bateu palmas internas para o Ed Brubaker e seu estupendo trabalho nas páginas de Capitão América? Sua passagem marca em apenas algumas edições momentos já célebres como o retorno de Bucky Barnes, a Morte de Steve Rogers e o surgimento do novo Capitão América como conhecemos hoje.

Photobucket

E a nossa Maratona 616 tá apenas esquentando, deixando você mais que preparado para assistir o filme do Bandeiroso nessa sexta!

Coveiro

comments powered by Disqus