sábado, 30 de julho de 2011

Maratona 616: Capitão América nos desenhos

Photobucket

Chegou a hora de falar sobre todos os desenhos animados já estrelados pelo Capitão América, incluindo sua ilustre participação em séries de outros heróis.

The Marvel Super Heroes (1966)

No clássico desenho (des) animado da Marvel, o Capitão América era, como não poderia deixar de ser, uma das principais atrações, com seu próprio segmento semanal, além de aparecer lutando junto dos Vingadores. A série reproduzia fielmente histórias dos gibis, inclusive utilizando a arte original das revistas com alguns movimentos precários. Mas nada que atrapalhasse a diversão dos espectadores, claro.



Spider-Man e Spider-Man and His Amazing Friends (1981)

O Sentinela da Liberdade teve participações especiais nesses dois desenhos do Homem-Aranha, no mesmo ano. Em Homem-Aranha, participou do episódio "The Capture of Captain America" e em Homem-Aranha e Seus Amigos apareceu em dois episódios, "7 Little Superheroes" e "Paws of the Kingpin". Nessa aparições, ele simplesmente ajudou os herói a combaterem vilões, sem grandes detalhes dignos de nota.



X-Men (1992)

Na série animada dos X-Men dos anos 90, o Capitão América aparece em um episódio em flashbacks de Wolverine, memórias de seu tempo de agente do governo canadense. Na época, com a ajuda do Capitão, Wolverine saiu em missão de resgate a fim de salvar um cientista sequestrado pelo Caveira Vermelha e os nazistas. Uma versão alternativa do Sentinela da Liberdade também aparece em outro episódio da série. Num monte onde Xavier foi assassinado antes de fundar os X-Men, Steve liderava uma força-tarefa super-humana de caçadores de mutante, na luta contra a resistência mutante de Magneto.



Spider-Man (1994)

No desenho do aracnídeo, Steve também tem aparece em um flashback, dessa vez de Peter Parker, como mera aparição especial. Mais para frente, ele apreceu na saga dos "Seis Guerreiros Esquecidos", que explicava seu desaparecimento após a Segunda Guerra Mundial. Nessa versão, o Capitão América e o Caveira Vermelha ficaram presos numa máquina interdimensional durante 50 anos. Os dois são libertados da máquina, lutam e terminam presos nela novamente. Em outra das sagas da série, "Guerras Secretas", o Capitão é um dos heróis escolhidos pelo Homem-Aranha para a batalha contra os vilões. No fim da saga, os heróis voltam para seus devidos lugares, o Capitão termina preso com o Caveira Vermelha mais uma vez.

Photobucket

The Avengers: United They Stand (1999)

Na série dos Vingadores baseada na equipe dos Vingadores da Costa Oeste (da qual o Capitão América não fazia parte) e focada em membros do grupo que nunca tiveram séries animadas solo antes, Steve aparece em flashback em um episódio, enfrentando o Barão Zemo. O flashback tem ligação com a história presente, onde os Vingadores enfrentam os Mestres do Terror.

Photobucket

No anos 90, houve um projeto de um desenho solo do Capitão América, que acabou não acontecendo. Uma promo chegou a ser criada, e você pode vê-la logo abaixo:



X-Men Evolution (2000)

O Capitão América aparece no episódio "Operação Renascimento" do desenho. Em flashback, é contada sua origem, com Steve tornando-se o Capitão atráves de uma câmara de êstase da Operação Renascimento e lutando ao lado do futuro Wolverine na Segunda Guerra, onde os dois chegam a libertar um campo de concentração no qual o jovem Erik Lensher, futuro Magneto, se encontrava. Porém, a operação que deu os poderes ao Capitão América causava degeneração celular, e ele se "congelou" em êxtase até que fosse encontrada uma cura, com a ajuda de Logan, e eles juntos destroem o equipemento da Operação Renascimento para que ninguém mais tenha de passar por aquilo. No presente da história, Wolverine descobre, graças a Nick Fury, que há um cópia da máquina que está sendo usada por Magneto. Mas o vilão a utiliza apenas como "fonte da juventude", já que o equipamento tem o efeito oposto em mutantes. Logan não exita em destruir também essa versão do maquinário e, no fim do episódio, visita o corpo congelado de Steve Rogers, dizendo-lhe que eles irão encontrar a cura algum dia e relembrando seus dias de glória juntos.



Ultimate Avengers e Ultimate Avengers II (2006)

Traduzidos no Brasil como "Os Supermos", os dois longa metragens em animação contam histórias dos Vingadores baseados em sua versão Ultimate, Os Supremos. O primeiro filme é bem próximo dos quadrinhos Ultimate e mostra o Capitão América lutando na Segunda Guerra, desaparendo no mar para ser reencontrado congelado por Nick Fury no século 21, recebendo a oferta e integrar a equipe de super-heróis que a SHIELD está montando. Já a continuação conta uma história original, em que os Supremos se juntam ao Pantera Negra.



The Super Hero Squad Show (2009)

Aqui, a versão cartunesca cômica do Capitão América é líder de equipe. Possui uma atitude militar e diz ainda ter amigos dos anos 30 e 40.



The Avengers: Earth's Mightiest Heroes (2010)

Os Vingadores finalmente ganharam uma série animada estrelada por sua versão mais clássica. No desenho, o Capitão América é encontrado congelado no mar pela equipe e depois disso torna-se um Vingador, exatamente como aconteceu nos quadrinhos. A série continua em exibição, assim como Super Hero Squad, então não vou dizer muito para não estragar possíveis supresas.



Por enquanto é só, vejamos agora, com o Capitão e os Vingadores cada vez mais em evidência, o que o futuro os reserva também no mundo das animações.

Léo

comments powered by Disqus