sexta-feira, 29 de julho de 2011

Maratona 616: Top 10: Combates do Capitão América



Capitão América, um humano comum, que graças a fórmula do super-soldado adquiriu o corpo perfeito. Corpo perfeito e força ampliada. Força ampliada resulta em muitos socos e brigas. Imaginem um cara que lutou na Segunda Guerra Mundial e que liderou a principal equipe de super-heróis do mundo por muitos anos, esse cara deve ter lutado muito não é? Imagine então o ajudante deste cara, que foi usado e manipulado para matar secretamente pessoas importantes na Guerra Fria e que possui um forte braço biônico. Essa dupla certamente já lutou demais, vamos conferir algumas das principais brigas dos Capitães América.

10. Dr. Faustus VS Bucky Barnes:


Uma luta diferente. Bucky passou anos nas mãos de russos servindo como o Soldado invernal. Matando pessoas importantes no mundo todo de forma secreta e misteriosa. Mas ninguém sabia que os russos estavam usando o ex-parceiro do Capitão América e até então morto para essas missões sujas. Barnes sofria regularmente lavagens cerebrais e após as missões era mantido em animação suspensa apara não envelhecer. Porém, com o tempo, se livrou do controle e fugiu. Após a morte de Steve Rogers na escadaria do tribunal, Bucky foi atrás do responsável e acabou sendo pego em uma armadilha por Dr. Faustus e Caveira Vermelha. Faustus é bastante conhecido pela lavagem e controle cerebral, o barbudo induziu diversas falsas memórias em Bucky, desde o Capitão América traindo os EUA na guerra até o Capitão o traindo e o deixando sozinho para morrer. O futuro Capitão América honrou o manto que ele viria a vestir e resiste ao controle do vilão no que podemos chamar de uma verdadeira batalha mental. Pois Bucky enfrentou seus medos por acreditar na verdade e no final conseguiu fugir.

9. Capitão América VS Capitão América volume 2:


Após o retorno de Steve Rogers e a confirmação de que Bucky seria de fato o Capitão América, Bucky teve de lidar com outra pessoa querendo usar o nome. Em 1950, quando o Capitão América original estava congelado, o governo criou um novo Capitão América, muito parecido com Steve Rogers. Porém com o tempo ele se tornou gravemente instável e hoje acredita que de fato é o Capitão América e pretende fazer o que acredita ser o melhor para o país. O problema? Ele enxerga os EUA com a mesma visão que tinha no século passado, ele não evoluiu e se tornou um psicótico. Com a ajuda de Falcão, Barnes tenta deter o falso Capitão, mas acaba caindo em uma enrascada e é preso. É feito de prisioneiro e obrigado a vestir a roupa de Bucky que ele usava na Segunda Guerra Mundial, e então é levado para a represa aonde ocorreria a missão. No final, a dupla Capitão América e Falcão vencem os capangas do falso Capitão e Bucky aparentemente o mata com tiros na altura do estômago (eu disse aparentemente, pois não houve corpo, e sem corpo, sem mortes na Marvel, né?).

8. Pecado e Esquadrão Serpente VS Capitão América:


Este foi o primeiro combate super-heróico de Bucky Barnes com o manto de Capitão América. O Caveira Vermelha estava quase conseguindo concretizar seus planos de se infiltrar no governo norte-americano, porém o novo Capitão América surge no senado para enfrentar Pecado e seu Esquadrão Serpente, o problema é que Bucky não sabia é que era exatamente isso que estavam esperando que ele fizesse. Bucky encontrou dificuldades de vencer Enguia com seu choque e a força ampliada dos demais membros. As coisas só pioram quando Ossos-Cruzados aparece e quase o mata enforcado. Se vendo em desvantagem, Capitão América é obrigado a fugir, ao ser arremessado pela janela é pego pela Viúva-Negra que o estava esperando do lado de fora em um carro voador da SHIELD. Ainda fugindo, Capitão consegue acertar três tiros em Ossos-Cruzados e o ferir gravemente. Mas nem isso fez a missão ser um sucesso, pois o Caveira Vermelha sabotou as imagens do senado e faz com que o Capitão América seja incriminado pelos crimes de Pecado e o ES.

7. Vingadores e vilões VS Capitão América:



Foi o pior dia na história dos Vingadores. Assim foi caracterizada a Queda dos Vingadores. Steve lutou contra robôs Ultron. Enfrentou uma enraivecida Mulher-Hulk descontrolada que quase o matou com um carro. Ao lado de diversos heróis que outrora foram Vingadores lutou contra uma frota de naves Krees. E como se isso não fosse o bastante enfrentou quem orquestrou tudo isso, a Feiticeira Escarlate que sem o controle de seus poderes conjurou todo esse caos. Em um ataque final de loucura materializou diversos males para os heróis enfrentarem, dentre eles um Caveira Vermelha com o qual o Capitão lutou. No decorrer da luta o Dr. Estranho deteu Wanda que acabou com seus feitiços. Mas essa batalha foi marcada para sempre, com a morte de alguns vingadores.

6. Barão Zemo VS Capitão América:



Um dos vilões mais clássicos do Capitão América é sem duvida o Barão Zemo. O personagem é tão terrível que já foi conhecido como "o homem mais odiado da Europa". Para esconder seu rosto dos inimigos Zemo usava uma espécie de "toca". Zemo criou o Adesivo X, uma espécie de cola permanente, e acidentalmente ele acabou colando sua toca em si mesmo, com isso, o vilão foi a loucura. Porém, a loucura do 12° Zemo teve fim em uma batalha com Capitão Amériza na Amazônia. Usando uma pistola também criada por ele mesmo, ele tentou acertar um disparo em Capitão, porém errou o alvo e acertou um barranco, o que o levou a ser morto em um desmoronamento. Anos mais tarde seu filho, Helmut Zemo jurou vingança ao Capitão América.

5. Hulk VS Capitão América (Realidade Ultimate):


O Super-Soldado perfeito contra o mais forte Super-Soldado. Essa poderia ser a classificação para a batalha entre Capitão América e Hulk, ambos da realidade ultimate, uma vez que o Gigante Esmeralda na Terra 1610 tem origem em um soro imperfeito criado por Bruce Banner. Bem, mas vamos a luta, esta batalha pertence a um dos materiais da atualidade mais bem elogiados pela crítica, Supremos volume 1. Após chegar ao limite da paciência, após ser zoado e tudo o mais, Banner injeta em si mesmo uma mistura que possuía o soro que ele vinha criando com o sangue de Steve Rogers, o resultado foi no monstro gigante chamado Hulk. O monstrengo parte descontrolado atrás de sua amada, Betty Ross. Ele passa pela cidade inteira destruindo carros e prédios no caminho, até ser surpreendido pelos Supremos. Após deter Gigante e Homem de Ferro, Capitão América parte para um mano a mano com Hulk. Usando técnicas de luta e jogos sujos, Steve por um momento consegue deter a fera. Mas Hulk se recupera e só não mata o Sentinela da Liberdade graças a intervenção de Thor. Mas Hulk só cai quando Vespa dentro dele consegue imobilizá-lo. Uma grande luta, muito bem escrita e principalmente, muito bem desenhada. Mark Millar e Brian Hitch foram a dupla criativa responsável.


4. Capitão América VS Capitão América



Após Capitão América descobrir que o chefe de uma organização racista era o chefe de gabinete da Casa Branca, o líder da organização se suicida na frente de Steve. Soma-se isso à morte de Sharon Carter ter morrido na missão contra a organização racista Império Secreto, Steve abandonou a alcunha de Capitão América e adotou o nome de apenas Capitão. Com um novo visual, ele rondou pelo país inteiro procurando a verdadeira essência da América. Enquanto isso John Walker, um soldado americano, obediente, sem escrúpulos, patriota e que seguia todas as ordens do governo a risca sem nem questionar é nomeado o novo Capitão América. Não é preciso dizer que Steve não gostou nada do escolhido e um confronto ideológico e físico rolou entre os dois, podemos dizer assim, Capitães América. John Walker hoje em dia é conhecido como Agente Americano.

3. Batman VS Capitão América:



Vencer o Batman não é uma tarefa fácil. O próprio Superman já revelou ser receoso de ter uma luta com Bruce Wayne, mas Capitão lutou três vezes contra o morcegão, venceu duas e foi derrotado em apenas uma, então, em uma melhor de três, deu Capitão América.

A primeira luta da dupla deu Batman. Uma votação foi feita para escolher o vencedor, mas acreditem, deu empate. Coube aos editores decidirem, e em um golpe de sorte Batman venceu a luta. Já no segundo combate, Bruce assume que Steve é superior a ele, em uma história escrita por Byrne. Já na terceira luta, Batman arrega, ele vem com aquele papo de que não lutaria, pois certamente venceria e a luta provavelmente demoraria muito. Ou seja, Capitão América Wins.

2. Skrulls VS Capitão América (Realidade Ultimate)


No momento final da batalha dos Skrulls contra os Supremos, Rogers confronta no mano a mano o líder dos alienígenas. Os ETs que já estavam infiltrados na Terra desde a Segunda Guerra Mundial, quando influenciou-a. Capitão América tem uma longa e dolorida batalha com o transmorfo. Steve o parte ao meio com seu escudo e diz uma das mais marcantes frases dos últimos tempos em uma HQ: "Me render? ME RENDER? Por acaso esta letra na minha cabeça é a inicial da França?". A frase faz referência ao fato da França ter pedido arrego durante a Segunda Guerra Mundial. Com esse golpe, acreditava-se que o ET havia morrido, mas que nada, foi preciso o Hulk literalmente esmigalhá-lo para finalmente vencer o vilão.

1. Homem de Ferro VS Capitão América:


Tony Stark e Steve Rogers eram dois grandes amigos. Até que uma opinião divergiu suas amizades. Stark defendia a lei governamental que os heróis deveriam se alistar no governo, já Rogers defendia que isso ia .contra os princípios, que iria expor a vida pessoal de muitos heróis e que o heroísmo deveria ser algo espontâneo e não exigido pelo governo. Cada um dos dois defendeu com unhas e dentes sua posição. Já que Rogers estava indo contra uma lei do governo, teve de se tornar clandestino e uniu um grupo de heróis bastante grande que ele chamou de Vingadores Secretos. Stark fez o mesmo, unindo super-seres que estavam de acordo com o governo. O Homem de Ferro chegou ao cumulo de recrutar inclusive vilões, afinal eles concordavam com a lei, então eles estavam ao lado da lei e o Capitão América era na prática o vilão. Após armar uma emboscada, o grupo de Tony consegue surpreender o de Steve. Uma grande batalha em uma das afiliadas das empresas Stark começa. O Homem de Ferro luta contra o Capitão América, sua armadura conhecia cada golpe usado pelo seu oponente, Rogers estava apanhando demais, um soco de Stark chegou a quebrar sua mandíbula. Mas Hércules salvou o líder do movimento anti-registro e com ajuda da Mulher-Invisível, Capitão e seu bando conseguiram fugir.

Na batalha final, novamente os dois vingadores se enfrentaram. Rogers foi mais esperto e usou Visão para desestabilizar a armadura, e em um mano a mano o Capitão América levou a melhor. Uma gigantesca batalha de heróis contra heróis tomava as ruas de Manhatan, Steve estava pronto para dar o golpe final em Stark, que já estava com sua armadura já destruída, porém Capitão é detido. Não por algum herói, mas pela população, que estava ao lado de Stark. Ao olhar ao seu redor e ver toda a destruição que a Guerra Civil havia causado, Rogers tira sua máscara e se entrega. Essa foi a real morte do Capitão América. Bom, e mais uma vez temos uma história escrita por Mark Millar no top 10, convenhamos, o cara sabe escrever uma boa luta.

E para mim essas são as principais lutas dos Capitães América. Procurei pegar as mais importantes, bem escritas, desenhadas e com valor simbólico (como a primeira luta do Bucky como Capitão América). E qual os 10 maiores combates dos Capitães para vocês leitores? Fiquem a vontade para elaborar suas listas e criticar a minha.

comments powered by Disqus