sexta-feira, 29 de julho de 2011

Maratona 616: Top 10 Uniformes (e apetrechos!) do Capitão América

Criado para ser uma contra-partida simbólica à ameaça do Caveira Vermelha, o tradicional uniforme vermelho, branco e azul do Capitão América não foi o único uniforme que Steve Rogers usou durante sua longa carreira. E nem o seu famosíssimo indestrutível escudo foi sua única arma. Apresentamos dez fatos interessantes sobre o uniforme e seus outros apetrechos agora:

Photobucket



10 - O primeiro uniforme que o Capitão América vestiu logo na sua primeira missão é aquele que aparece em Capitão América 1, datado de março de 1941 (que alguns dizem ter chegado às bancas de jornais em dezembro de 1940). Ele era formado por um capacete que servia como máscara, com asas em suas laterais e era separado do resto do uniforme, deixando seu pescoço desprotegido.

Photobucket

9 - O primeiro escudo que ele usou era feito de aço, e se assemelhava ao brasão dos Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele também portou uma arma, que abandonou quando recebeu seu escudo do Dr. Myron MacLain.

Photobucket

8 - O próprio Presidente dos Estados Unidos à época, Franklin Roosevelt presenteou o atual escudo ao Capitão América. O seu criador foi o Dr. Myron MacLain que trabalhava em uma liga de vibranium com aço, mas devido à exaustão, ele dormia quando um fator desconhecido causou a liga perfeita. Ele a fundiu em forma de escudo e os parafusos que prendem as alças também foram forjados neste momento. O escudo foi pintando nas cores vermelho, branco e azul com uma tinta de óxido de titânio, mas já foi repintado desde então.

Photobucket

7 - Já usando uma capa protetiva para o pescoço, o uniforme que Steve Rogers usou durante o resto da guerra é basicamente o mesmo que ele usou por toda sua carreira. O uniforme é resistente a água e fogo, resiste bem à choques elétricos e a impactos. Era feito de nomex, kevlar e titânio leve.

Photobucket

6 - O seu cinto de utilidades não é bem um Bat-cinto, mas contém muitas coisas que um soldado está acostumado a levar: durante muito tempo, ele carregava consigo o cartão de identificação dos Vingadores - extinto desde que Bendis passou a comandar as histórias dos Vingadores (vide Vingadores: A Queda). Ele também tem um kit de primeiros socorros (contendo uma pinça, anti-séptico em gel, spray para dor nos ossos ou musculares, e antídotos para algumas toxinas) e algemas flexíveis, entre outras coisas.

Photobucket

5 - Já na época moderna, durante uma investigação à uma organização subversiva denominada Império Secreto, Steve Rogers descobriu que um dos seus líderes era um funcionário de alto escalão do Governo Americano. Quando este líder se suicidou, o governo cobriu todo o caso e ninguém ficou sabendo. Desiludido, Steve adotou um novo uniforme e uma nova identidade: o Nômade. Ele voltou a ser o Capitão América, quando seu substituto morreu em ação.

Photobucket

4 - Durante uma crise, o Comitê de Atividades Super-Humanas exigiu que o Capitão América se reportasse exclusivamente a eles, obedecendo suas ordens como um simples membro das Forças Armadas. Como ele já havia passado pelo caso em que ele teve de se tornar o Nômade, mais uma vez Steve Rogers renunciou ao uniforme e ao seu escudo, entregando-os à John Walker (que mais tarde se tornou o Agente Americano - U.S.Agent no original). Steve então assumiu a identidade de O Capitão, usando um uniforme preto, como se em sinal de luto, e um escudo de adamantium puro, feito por Tony Stark.

Photobucket

3 - Por ser uma arma única no universo, o escudo do Capitão América já foi alvo de muitas tentativas de destruição, e em algumas vezes precisou ser reparado. Sem poder portá-lo, Steve ganhou uma arma feita de energia, desenvolvida inicialmente por Tony Stark, mas aprimorada pela Shield. Como é feita de uma matriz flexível de contenção, ela pode assumir várias formas, mas Steve a usava preferencialmente como escudo.

Photobucket

2 - O uniforme mais famoso ultimamente do Capitão América não é usado por Steve Rogers, mas sim por James Bucky Barnes, o seu substituto após sua "morte". Bucky se recusou a vestir o mesmo uniforme de Steve, demonstrando assim, não ser o mesmo Capitão América para as pessoas, mas assumiu ser o portador da continuação do seu legado.

Photobucket

1 - Steve Rogers, como vocês lerão na estreia de Capitão América e Vingadores Secretos, assumiu a identidade de Super-Soldado após o fim do Reinado Sombrio de Norman Osborn. E o novo uniforme é bem distinto do antigo do Capitão América para evidenciar o seu novo cargo e sua nova postura perante os desafios que irá enfrentar.

Photobucket



Jeferson

comments powered by Disqus