sábado, 16 de julho de 2011

Schism #1 em Perspectiva

Atenção! Informações inéditas no Brasil!


Saiu esta semana nos EUA a primeira edição da mais recente saga mutante, o Cisma. A revista foi um tremendo sucesso e a Marvel teve inclusive de re-imprimir as revistas pois as edições em banca esgotaram. E isso é ótimo, uma vez que nos encontramos em um mundo onde as Comics cada vez estão perdendo mais espaço. Bom, sem delongas, vamos falar da primeira edição do Cisma.


A história começa mostrando o que seria um dia normal de Wolverine. Ele chega em Utopia cheio de flechas e cortes pelo corpo. Estava tremendamente cansado e queria apenas ter um bom descanso. Para isso até dispensou a turma da Esperança e cia do treinamento de combate. Nitidamente cansado, Logan pretendia dormir por 3 dias e esquecer por esse tempo os X-Men, Vingadores e qualquer outra coisa. Mas claro que ele não conseguiria descansar. Ao fechar o olho, o carcaju é acordado por Ciclope, que o chama para ir junto com ele a uma Conferência Internacional de Armas na Suíça.

Já na Conferência Logan e Scott trocam alguns elogios, deixando claro que ambos aprenderam a se respeitar com o tempo, e que Wolverine foi escolhido para ir junto, além dos motivos que envolvem confiança, pelo fato de ser um Vingador Simbólico. Ciclope começa a discursar para os líderes mundiais, deixa claro que tem consciência que quase todos os países ali presentes possuem, ou já possuíram algum projeto Sentinela. E pede para que eles sejam desativados, uma vez que acredita existirem mais Sentinelas no mundo do que mutantes. Um dos líderes mundiais interrompe o líder dos X-Men para deixar claro que ele não possui Sentinelas e que não aceita ser acusado de algo sem nenhuma evidência. Ciclope acaba escolhendo mal as palavras e dá a entender que não veio debater sobre os Sentinelas, e sim exigir que todos os países anulassem os seus projetos.
Cisma
A discussão estava quente, mas foi interrompida por Kid Ômega (o mesmo da fase do Morrison), ele ataca todos os líderes obrigando-os a falarem todos os seus segredos mais obscuros. Um dos líderes, não sabemos quem, diz a seguinte frase: "Eu casei com um destinobô". Essa frase foi suficiente para muitos fãs teorizarem que ela foi dito por T'challa, mas nada foi confirmado, pois não foi mostrado que líder falou isso. Após o ataque o jovem vilão faz um pronunciamento no telão, se dizendo o futuro líder da espécie mutante, um verdadeiro discurso de Magneto em sua época de terrorista. E como um ataque de mutantes ocorreu, são liberados Sentinelas para deterem, mas como Kid Ômega já havia fugido, deter os robôs fica a cargo de Scott e Wolverine.

Do lado de fora da conferência um grande empresário do ramo dos armamentos, Carlton Kilgore, entra em seu carro sem dar entrevistas, ele parte eu seu carro voador (estilo os da SHIELD) e se surpreende ao avistar seu filho apontando-lhe uma arma. O pai pergunta porque ele não está na aula, e o garoto avisa que mandou um MVA no seu lugar para estudar, Carlton então pede ajuda para a motorista, mas seu filho Kade já havia se unido a empregada. Kade mata seu pai, e parte para o que ele chama de Clube. Bom, só ai já vimos que esse garoto é osso duro, gostei dele.


Já em Utopia, Magneto, Namor, Ciclope, Emma e Wolverine conversam sobre o ocorrido. Enquanto Magneto avisava que o perigo não era Quentin, mas sim o que ele causou e a repercussão, Namor deixava claro que Atlântida não seria colocada nesse fogo cruzado. Já Wolverine foi ao encontro de Kitty para buscar uma boneca, que ele deu a Ide, uma das luzes da Esperança. Disse para ela brincar um pouco, logo em seguida, os dois se deliciam com um ótimo sorvete. Nessa cena podemos ver uma possível futura amizade nascendo. Para ser sincero gosto bastante dessa relação que Logan tem com as mutantes mais jovens, querendo ser um amigo e pai para elas.

A TV transmite que no mundo inteiro líderes estão ativando e testando seus Sentinelas. Ciclope manda avisarem os mutantes que não estão em Utopia que eles correm grande perigo. Já em uma espécie de interlúdio, podemos ver o jovem Kade Kildrave em uma sala escura, com pessoas com os rostos tampados e sentados em uma mesa, o garoto explica como resgatou Quentin Quare da prisão em Utopia e pergunta se foi aprovado, como resposta recebe um sim unânime. Kade Kildrave agora é o novo Rei Negro do Clube do Inferno. Nessa parte eu me surpreendi, o garoto é realmente interessante, mas não sei se conseguirá fazer jus ao cargo que acabou de ganhar.


Cisma

Assim encerra-se a primeira edição do Cisma. Com ótimos desenhos e um roteiro que caracteriza bem os personagens e que resgata três elementos que a algum tempo não avistávamos nas histórias dos X-Men. O jovem Quentin Quare, os Sentinelas e o Clube do Inferno. E como bem sabemos, todos os três rendem ótimas histórias quando são escritos por bons roteiristas. Agora é torcer para que Jason Aaron mantenha a qualidade no encaminhamento da saga.

E para encerrar, está semana a Marvel liberou uma fantástica capa de Schism 5, a parte final da saga. E carambolas, que capa maneira. Confira abaixo a capa desenhada por Adam Kubert:


Kinhu Heck

comments powered by Disqus