quinta-feira, 28 de julho de 2011

Maratona 616: Top 10 desenhistas do Capitão América

Photobucket

Diferente de outros heróis, Steve Rogers nunca mudou muito sua roupagem para combater o mal. Todavia, os diferentes artistas que passaram por ele sempre deixam uma marca especial no Sentinela da Liberdade. Sendo assim, confira aqui uma lista de 10 desenhistas que merecem ser lembrados por sua passagem no Capitão América!

10 Alex Ross
Todos já sabem que Alex Ross é um grandioso saudosista da Era de Ouro dos quadrinhos e isso imediatamente implica que ele é um fã tremendo do Capitão América. Seu primeiro trabalho com o Sentinela da Liberdade aconteceu na minissérie que o levou a total reconhecimento, Marvels. Contudo, logo depois, Ross participou de vários projetos envolvendo o Capitão como capista e roteirista, como por exemplo, a série Vingadores e Invasores. Alex Ross também foi o idealizador da versão Terra X de Steve Rogers e o designer do novo Capitão América, vivido por Bucky.

Photobucket

09 John Cassaday
Antes do sucesso em Surpreendentes X-Men, Cassaday mostrou sua bela arte nas páginas das seis primeiras edições do volume quatro do Capitão América. Seu estilo até hoje é elogiado como um dos que melhor casou com as histórias do Capitão e o mesmo foi convidado a voltar várias vezes a desenhá-lo em capas alternativas e pin-ups. Cassaday também foi recentemente convidado a desenhar a quinta edição da minissérie “Morre uma Lenda”, com o funeral de Steve Rogers.

Photobucket

08 Bryan Hitch
O grande mérito de Hitch é ter remodelado o Capitão América para algo mais realista na sua versão Ultimate, o que acabou influenciando em muita coisa do que vimos no filme. O trabalho dele, no entanto, não pararia por aí já que Hitch, mesmo conhecidos por seus atrasos, foi convidado especialmente para dar vida a volta de Steve ao mundo real em “Capitão América: Renascimento”.

Photobucket

07 Sal Buscema
Enquanto que seu irmão foi o responsável por desenhar uma das mais célebres histórias do Capitão nos Vingadores ao ser derrotado por Zemo, Sal Buscema mandava ver nas páginas de Capitão América e o Falcão juntamente com o roteirista Steve Englehart. Foram mais de 50 edições em cerca de quatro anos que incluem histórias clássicas como o surgimento do Capitão América dos anos 50 e do Nômade.

Photobucket

06 John Byrne
Juntamente com o roteiro de Roger Stern, Byrne foi responsável por uma reformulação em sua época nas histórias do Capitão, levando um pouco mais de profundidade ao personagem, em 10 edições em 1968 e que você pode conferir aqui nos Maiores Classicos do Capitão America #1. Byrne também foi o responsável pela edição especial com o encontro do Capitão América e o Batman.

Photobucket

05 Luke Ross
O Brasileiro Luciano Queiroz recebeu a difícil tarefa de substituir Steve Epting numa das melhores fases do Capitão América e foi o principal responsável por estabelecer o Bucky como novo Capitão logo nas primeiras edições que ele vestiu o novo uniforme. Ross acabou também sendo especialmente convidado para desenhar a prequel do personagem do filme – Captain America: First Revenge.

Photobucket

04 Ron Garney
Foi o desenhista do Capitão América nos anos 90 sob o roteiro de Mark Waid, numa fase em que as demais histórias estavam um fracasso, e foi bastante elogiado em sua passagem pelo Sentinela da Liberdade. O sucesso dessa parceria foi tanto que levou ao retorno dos dois ao título logo depois da famigerada fase dos Heróis Renascem. Parte do trabalho dele você confere na edição especial já publicada aqui chamada Capitão América: Operação Renascimento.

Photobucket

03 Steve Epting
O estilo mais realista com tons mais obscuros e até um tanto retro de Epting foram fundamentais para o sucesso da fase dele com Ed Brubaker que levou o título do Capitão América a ser um dos maiores sucessos do século XXI. Epting foi mais além e acabou sendo convocado para dar vida a Project Marvels, série que reconta os primórdios dos heróis na fase pré-Marvel.

Photobucket

02 Jim Steranko
Apesar de não tão lembrado como deveria, Jim Steranko foi um dos revolucionários na indústria em quadrinhos e seu Capitão América é um dos maiores trabalhos já feitos até hoje. Seu estilo modificou bastante o padrão da época, dando mais destreza aos movimentos do herói, além de aplicar um tom mais pop-art as histórias. Trabalhou em três edições assim que a revista passou a ostentar o título do herói na capa, além das edições Captain America Special Edition, Marvel Presents The Captain America e Captain America: Red, White and Blue.

Photobucket

01 Jack Kirby
O Rei desta vez deve sim estar no topo, já que foi não apenas desenhista, mas participou muito ativamente do roteiro das histórias de Joe Simon, co-criador do herói. Em 1941, Kirby fez a edição 1 do heróis ser esgotada em dias. A segunda edição chegou a ter mais de 1 milhão de cópias. E o mais interessante disso é que um ano depois, Kirby seria convocado pelas forças americanas e estaria lutando na Normandia como sua criação. Voltou, casou, teve filhos e continuou a desenhar muitas e muitas coisas. Só voltaria, no entanto, a por as mãos no Sentinela da Liberdade de novo em 1964 com sua volta na revista dos Vingadores.

Photobucket

E aqui fechamos a lista! Em breve, retornameros com os roteiristas e muito mais nessa Maratona 616 que começou mais cedo só para deixar vocês com ainda mais água na boca para ver o filme do Capitão América!

Coveiro

comments powered by Disqus