domingo, 24 de julho de 2011

SDCC '11: Novidades e mistérios para "O Ano dos X-Men"

*Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!


Quem tem acompanhado os anúncios da Marvel desde o começo deste ano sabe que a editora vem prometendo que 2011 será "O Ano dos X-Men". Se ela conseguirá cumprir a promessa, não sabemos, mas as chances são muito boas considerando os anúncios feitos na San Diego Comic Con'11. Que por sinal, não foram poucos.

Photobucket


A importância dada ao painel dos heróis mutantes já pôde ser notada logo de cara pela presença do próprio editor-chefe da Casa das Ideias, Axel Alonso, acompanhado pelo diretor de comunicações Arune Singh e pelos famosos roteiristas Marjorie Liu (X-23), Daniel Way (Deadpool), Rick Remender (Uncanny X-Force), Peter David (X-Factor) e Chris Yost (que este mês finalizou sua passagem na revista X-Men). O assunto que abriu o painel? Schism, claro.



Além de todas as informações já ditas sobre as proporções da ruptura que os X-Men sofrerão em 2011, algumas curiosidades foram divulgadas. Para começar, a atual saga mutante marca o início da publicação dos X-Men em formato simultaneamente impresso e digital; após Schism, esse tratamento será dado a todos os títulos ligados aos X-Men. Também foi anunciada, precedendo os novos títulos de Jason Aaron e Kieron Gillen, a one-shot X-Men: Regenesis para o mês de outubro. A revista terá roteiro de Gillen e arte de Billy Tan.

O site Newsarama divulgou, este fim de semana, a capa de Wolverine and the X-Men, assim como a sinopse da primeira edição, de Jason Aaron e Chris Bachalo. Chamando a nova série mensal de carro-chefe, ela diz, em tradução livre, que após a divisão dos X-Men em dois devido a desavenças entre Ciclope e Wolverine que ocorrerá em Schism, Logan levará metade dos X-Men de volta a Westchester para um recomeço. E o novo Clube do Inferno não deve deixar que a nova equipe tenha sossego. A sinopse também promete uma série embalada por ação que vai definir um novo padrão para os Filhos do Átomo.



A edição de estreia terá ainda o dobro do número de páginas padrão, capa variante comemorativa da nova fase da "Re-gênese" mutante, variante de Frank Cho e uma versão em preto e branco da capa oficial de Chris Bachalo. E foi essa capa oficial a divulgada como teaser, mostrando Wolverine ao lado de várias silhuetas de seus companheiros de equipe, a fim de manter o mistério e incitar especulações.



Mas o anúncio do reinício de Uncanny X-Men, de Kieron Gillen e Carlos Pacheco, não chamou menos atenção: a imagem promocional da revista mostra várias figuras sombreadas e, visivelmente, apenas a ex-vilã Emma Frost. Nada de Ciclope. Singh fez questão de chamar atenção para a ausência do atual líder dos X-Men na imagem; segundo ele, ao acompanharem Schism os leitores descobrirão o porquê.



Mas nem só de Schism vivem os X-Men, e as demais séries da franquia também tiveram novidades. Na Uncanny X-Force de Rick Remender, a equipe secreta de Wolverine está atualmente na Era do Apocalipse, trabalhando em conjunto com os X-Men daquela realidade. Mas isso é só uma parte da sombria Dark Angel Saga, arco atual da equipe, e Remender garante que essa história terá ramificações nas outras séries X, e que "algo voltará" (será que algum dos X-Men da Era do Apocalipse ficará na Terra-616? Com o Noturno e a Jean "oficiais" atualmente mortos, quem sabe suas contrapartes funcionem como substitutos...). A história também trará revelações sobre o vilão Apocalipse, incluindo o motivo por que ele foi escolhido como o primeiro mutante do mundo, o que é a "Morte" que habita o corpo do Arcanjo, e mesmo a Era do Apocalipse terá sua cronologia devidamente costurada e definida para os leitores.

Entre os X-Men da Era do Apocalipse que terão importantes papéis em Uncanny X-Force, estão Jean Grey e o Homem de Gelo - aliás, Singh avisa que o Bobby Drake da Terra-616 também terá participação de destaque em um título a ser lançado no final do ano. Sobre a ausência da telecinese de Psylocke em sua série apesar dela ter este poder em outras séries, Remender admitiu que simplesmente prefere não usar este poder em suas histórias; o roteirista lembrou que a personagem tem uma história bastante confusa, e por isso tem tentado simplificá-la sem tentar mexer em tudo que já foi feito com ela no passado. Minha opinião, como fã da personagem? Remender tem feito um trabalho excepcional na caracterização dela, então o que ele decidir está aprovado!



Se tem uma série que foge ao máximo das ramificações de suas "irmãs", esta série é X-Factor; mesmo assim, Peter David confirmou que X-Factor #230 terá ligações diretas com Schism, e disse que considera o roteiro dessa edição como um dos melhores que já fez, com uma história que deixa a ação de lado para se focar em "pessoas sentadas discutindo sobre o que está acontecendo". Também comentou que, diferente do que pode parecer até agora, Darwin ainda não morreu.

Sobre a atual maxissérie Avengers: The Children's Crusade, em que a Feiticeira Escarlate devolveu os poderes mutantes de Rictor, David disse que foi avisado com antecedência dos planos para seus personagens, e que a edição #225 de sua série refletirá as mudanças trazidas. Ah sim, e leitores curiosos sobre o DNA similar de Shatterstar e Longshot verão a resposta para o mistério em X-Factor - mas terão que esperar mais alguns meses.



Na família de Wolverine, também não faltaram novidades: na série do canadense que "é o melhor no que faz", Ron Garney reassume a arte, mostrando Logan revirando São Francisco atrás de quem roubou seu dinheiro, o que pode levá-lo a ser "convidado a se retirar" da cidade.



Já na série de X-23, Marjorie Liu afirmou que passou o primeiro ano do título tentando estabelecer a identidade de Laura Kinney; agora, é hora de apresentá-la ao resto do Universo Marvel. E pra começar, nada melhor do que encarar a Fundação Futuro - vulgo FF. Quem também dará as caras na série da jovem será o vilão Gamesmaster, que considera a mente de X-23 fascinante.



Daken: Dark Wolverine, série com o filho de Logan, mostrará Daken tentando subir no ranking de Los Angeles, incluindo um encontro com o Cavaleiro da Lua. A revista, que receberá os roteiros de Rob Williams (Fear Itself: Uncanny X-Force), mostrará que diversos personagens conhecidos estão se mudando para Los Angeles, e há um motivo para isso.



Daniel Way falou sobre Deadpool e seu novo inimigo, o Evil Deadpool (ou Deadpool Maligno); o novo Deadpool na verdade foi feito a partir das antigas partes do corpo de Wade que foram jogadas fora e então coladas juntas. Apesar de ter dois braços direitos (E dois pés esquerdos? Epa, múltipla personalidade não, que aqui não é artigo do Deadpool! Tá bom...), o "Evil Deadpool" é tão habilidoso como o Deadpool que conhecemos, mas sem nenhum senso de moral (Ué, e o Deadpool tem lá algum senso de moral? Já falei pra... peraí, acho que nisso eu concordo com você).



Segundo Way, o novo personagem levará a série Deadpool para algo grande, que ainda não pode ser revelado; porém, ele mostrou um teaser para o ano de 2012, com a palavra "Dead", que significa "morto" (Acho que os leitores sabem o que "dead" significa, e sua tentativa de imitar a Cammy é patética. É, eu sei... muito obrigado pelo seu feedback, agora volte pro seu ID, superego ou seja lá de onde veio. Já? Quer que eu termine o artigo pra você? É muito gentil da sua parte, mas... OK, melhor parar por aqui antes que eu chegue num ponto sem volta...).



Novidades sobre outras séries também não faltaram, é claro. Os Piratas Siderais marcarão presença no arco espacial de X-Men: Legacy, e a equipe da revista também participará de Regenesis. A E.S.P.A.D.A., que vem aparecendo em um dos arcos paralelos de Astonishing X-Men, tem nessa revista seu espaço mais provável para continuar aparecendo. A jovem messias Esperança Summers pode não ter relação nenhuma com Jean Grey - ou pode ter toda relação do mundo: nas palavras de Singh, Kieron Gillen está trabalhando o desenvolvimento dessa trama.



Foi anunciada para outubro uma edição de vigésimo aniversário para a famosa (e ainda recordista de vendas) X-Men #1, de 1991, recolorida por Tom Mason (se ela já era bonita antes, imaginem agora). Chris Yost anunciou que tem projetos secretos envolvendo os X-Men na Marvel, e que sua animação atual dos Vingadores pode utilizar qualquer personagem da editora, o que claramente inclui o núcleo mutante. E para quem está sentindo saudades da mutante Molly Hayes e seus amigos Fugitivos, boas notícias: eles serão usados em breve no Universo Marvel. Não necessariamente juntos. O que não significa que a equipe esteja se separando.

Mas Schism continua sendo o assunto do momento quando se fala dos X-Men. E sobre isso, Alonso fez apenas dois comentários. Primeiro, repetiu que a saga mutante não acabará no mesmo mês que Fear Itself à toa; essa é uma forma de reforçar a participação dos X-Men no Universo Marvel. Segundo, ressaltou que o verdadeiro conflito não será entre Ciclope e Wolverine, mas entre seus ideais. O que significa que o conflito pode permanecer mesmo caso um dos dois não esteja mais entre nós. Por experiência própria, sabemos que Logan não vai abandonar o mundo dos vivos tão cedo, mas Scott não tem a mesma garantia...

É, repito o que eu disse antes. Se 2011 será mesmo "O Ano dos X-Men", só saberemos quando o ano acabar. Mas que o ano promete, promete.

Fernando Saker e Léo Florentino

comments powered by Disqus