quarta-feira, 6 de julho de 2011

Trilha Sonora dos Anos 60 para X-Men: Primeira Classe


X-Men: Primeira Classe é um filme que traça uma história excelente para contar as origens da mitologia X nos cinemas. Situado nos anos 60, o filme conta com um admirável realismo e construções sólidas de personagens, pano de fundo e atmosfera. Esse cenário tão bem-construído fez a mim, admirador não só dos X-Men, mas também (sobretudo da música) da época em que o filme se passa, imaginar e encontrar relações que levam à pergunta: O que aconteceria se a trilha sonora de X-Men: Primeira Classe fosse composta por músicas dos anos 60?

Vejamos algumas canções que poderiam muito bem fazer parte da trilha sonora do filme, caso a produção não tivesse adotado composições instrumentais originais e quisesse mostrar o som dos anos 60 durante a história:

Like Dreamers Do
The Beatles

De autoria de Paul McCartney, essa canção de antes de os Beatles lançarem seu primeiro álbum data de 1962, ano em que o filme se passa. Animada e de ritmo dançante, ela poderia facilmente embalar os pubs e festas universitárias por onde Charles Xavier andava durantes seus últimos dias de mestrado na universidade britânica de Oxford. Além da data e clima, a música combinaria bem com essas cenas protagonizadas por Charles no início de sua carreira de especialista mutante pelo seu nome, que significa "como sonhadores fazem".



Searchin'
The Beatles

Outra música embrionária do quarteto de Liverpool que se encaixaria bem em X-Men: Primeira Classe. Com o título que significa "procurando", a faixa poderia embalar as cenas onde Charles e Erik abordavam os mutantes que pretendiam recrutar para sua equipe, não apenas pelo título da canção, mas também porque seu andamento e melodia combinariam bem com o clima da cena.



Misirlou
Dick Dale & The Del-Tones

A versão instrumental estilo surf music totalmente clássica dessa canção grega dos anos 20 (sabiam dessa? =O) foi não só lançada, mas também um dos maiores hits do ano de 1962. A música poderia facilmente servir de trilha para qualquer cena de ação. Tenho pra mim que cairia bem especialmente nas cenas de treinamento dos jovens mutantes.



A Hard Rain's A-Gonna Fall
Bob Dylan

Embora tenha sua primeira edição oficial datada de 1963, essa bela canção de Bob Dylan poderia se encaixar bem em momentos finais do filme, talvez até nos créditos. O clima contemplativo e a letra épica poderia ser bem colocada depois do momento em que Charles é baleado, após toda sua jornada mostrada no filme. Os expressivos olhos azuis de James McAvoy seriam bem seguidos pelo refrão da música que diz "onde você esteve, meu filho de olhos azuis?". Além disso, a longa letra recheada de imagens fortes pode ser relacionada com a situação do mundo naquele momento, o que poderia ser até mesmo menos metafórico num mundo onde os mutantes surgiam. Seu título, que diz que "uma forte chuva vai cair", se aplica bem àquele momento na vida dos Homo superior, quando iminentemente algo forte em relação a eles poderia acontecer, como uma forte chuva. Uma curiosidade é que a canção foi escrita à época da Crise dos Mísseis de Cuba e tem influência do evento a inspiração de seu compositor.



Outras composições de Bob Dylan têm características que combinam bem com os mutantes dos anos 60 nos cinemas. The Times, They Are A-Changing (Os Tempos Estão Mudando) poderia ser aplicada à ascenção da espécie mutante e a excelente When The Ship Comes In (Quando o Navio Chegar) se encaixaria bem às inspirações à vitória mutante sobre as resistências da humanidade, fossem pelos meio pacíficos de Xavier ou pelas aspirações de conquista de Magneto.

Aí estão minhas ideias sobre uma possível trilha sonora oriunda da época em que se passa o filme. O que eu achei achei interessante o suficiente para trazer essas ideias ao site foi o quanto algumas coisas ditas na época e suas formas de pensamento têm a ver com a realidade mutante e sobretudo com o filme de Matthew Vaughan, que levou muito bem a origem dos X-Men ao ano de 1962, retratando questões que realmente assolavam os que viviam na época, como o medo real de uma Terceira Guerra Mundial e até mesmo do fim do mundo resultantes de uma possível intensificação na Guerra Fria dos EUA com a URSS. Também achei muito legal notar como mesmo as músicas dançantes mais leves da época, como as citadas, não destoariam em nada de X-Men: Primeira Classe, o que só reforça minha visão de que trata-se de um filme excelente, em sua história, construção e execução.

Léo

comments powered by Disqus