sexta-feira, 29 de julho de 2011

Maratona 616: 10 Versões alternativas do Capitão América

Captain America Realities

Não muito diferente de outros personagens da Casa das Idéias, o Capitão América também já ganhou algumas outras versões bastante curiosas em diferentes realidades. Quem não conhece a versão mais durona do Capitão Ultimate? Ou mesmo não lembra o resultado da fusão do Superman com Steve Rogers depois da minissérie Marvel VS DC? E que tal sua versão como Índio descendente de Europeus? Bom, acompanhe o nosso TOP10 Capitães America de Realidades Alternativas e dê sua opinião:

10 Simioverso
Ainda inédito no Brasil, o universo de “Marvel Apes” trouxe curiosamente várias versões dos heróis em forma símia. No caso, o Capitão América era um imenso Gorilão de atitude muito suspeita. Somente no decorrer da minissérie que descobriu-se que aquele era o Barão Sangue Macaco disfarçado que estava vampirizando os demais símios nessa realidade. Sim, Macacos Vampiros Vilões, exatamente. No final, o real Capitão América Gorila retorna para ajudar Gibão, Speedball e demais protagonistas desta história.

Captain America Realities

09 Bullet Points
Numa minissérie em cinco partes, o escritor J. Michael Straczynski e desenhista Tommy Lee Edwards contaram uma nova versão dos acontecimentos da história. Aqui o doutor Erskine foi morto antes de testar o soro em Steve Rogers e o destemido rapaz não se desistiu de lutar pelo seu país, entrando assim no programa “Homem de Ferro”. Deste jeito, vinculado a uma armadura robótica, Rogers lutou na linha de frente contra os Nazistas e – mais tarde – foi morto por Peter Parker, que é a versão Hulk desta realidade.

Captain America Realities

08 Universo Amalgama
Da fusão de dois universos, saíram versões amalgamas dos personagens da Marvel e DC. Super Soldado é uma delas. A origem de seus poderes vem de um experimento de um soro feito a partir de amostras alienígenas e que é capaz de conferir a pessoa superforça, visão infravermelha e vôo. Em suas aventuras, muita coisa das histórias das editoras acabaram se misturando nas edições Super-Soldier e Super-Soldier: Man of War.

Captain America Realities

07 Marvel Mangaverse
Na versão Manga, o Capitão América original é capturado e decapitado por Victor Von Doom. Quem acaba assumindo seu lugar é Carol Danvers, que é incentiva por Sharon Carter. Nesta realidade, o Capitão original é tanto líder dos Vingadores como Presidente dos EUA. Seu uniforme tem o poder de gerar escudos energéticos manipuláveis.

Captain America Realities

06 Dinastia M
Num mundo alterado por Wanda Maximoff e onde os mutantes prevaleceram, Steve Rogers nunca foi congelado e envelheceu todos os anos até hoje. Ao invés de continuar a vida heróica, levou outro tipo de carreira, foi astrounauta e tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. Quando os heróis foram lutar para desfazer essa realidade, Steve foi colocado de for a pela sua condição física e privado de perecer na batalha que viria.

Captain America Realities

05 Marvel Zombies
Nas miniseries Marvel Zombies, que começaram a ser lançadas a partir de 2005 em diante, Steve Rogers é chamado de Coronel América e já foi o presidente daquela realidade. Contudo, quando o mundo foi atacado pelo virus zumbi, Rogers foi vítima de um ataque do Caveira Vermelha Zumbificado e que abriu seu crânio para estudá-lo melhor. Era pra ter morrido desde a primeira minissérie, mas acabou retornando inexplicavelmente no futuro. Curiosamente, parte do intelecto do Coronel Rogers foi transferido para o corpo do filho do Pantera Negra, com sucesso. Contudo, após a operação, o Zumbi do Coronel América ficou ainda mais perturbado e viciado completamente em Guerras.

Captain America Realities

04 1602
No universo 1602, temos o nosso herói numa versão indígena, mas mantendo suas características arianas ainda. Quieto e misterioso, o Índio "Rojhaz" só terá seu segredo revelado no final da minissérie, quando ficamos cientes de que ele foi transportado para o passado oriundo de um future dominado pelo Homem Púrpura. A vinda de Rogers fez surgir todas as alterações de realidade naquele tempo, originando assim a linha temporal da Marvel 1602.

Captain America Realities

03 MC2
No mundo futurístico da filha do Homem-Aranha, o Capitão América se perde numa batalha entre realidades, mas não antes de garantir que seja substituído pela “Sonho America”, Shannon Carter, que é ninguém menos que a sobrinha de sua ex-namorada, Sharon. A garota se mostra bastante habilidosa e faz jus a herança do nome que leva como Vingadora daquela realidade.

Captain America Realities

02 Terra X
No final do século passado, Alex Ross deu vida a sua versão distorcida do futuro da Marvel, a Terra X. Nela, encontramos um Capitão América já envelhecido, careca e com um uniforme pra lá de pitoresco, mas bem nacionalista ainda. Nessa realidade, Steve se sacrifica para que o Capitão Mar-Vell possa renascer e retorna mais para frente como um tipo de Anjo Patriota.

Captain America Realities

01 Ultimate Marvel
Na versão mais obscura do Universo Marvel e sob as mãos do fantástico Mark Millar, Steve Rogers vira um personagem mais realista, menos perfeito e ainda assim mais adorado pelos fãs. O Capitão América Ultimate pode ser considerado o grande protagonista dos seus Supremos e dali saíram muitas cenas memoráveis que marcaram para sempre os quadrinhos como por exemplo a edição de abertura na Segunda Guerra Mundial e sua célebre frase xingando a França.

Captain America Realities

Bacana, não? E continue de olho na Maratona que vem muito mais por aí!

Coveiro

comments powered by Disqus