terça-feira, 26 de julho de 2011

Guerra dos Hulks: tudo que você queria saber sobre o Rulk... - Parte 4

Alvo da fúria dos fãs mais antigos do Hulk, o Hulk Vermelho foi uma aposta da Marvel que trouxe muitas polêmicas durante um bom período na Casa das Idéias. Polêmica por talvez ameaçar o posto de ser mais poderoso do Universo Marvel, ou ser mais inteligente e sacana do que o Hulk em sua fase cinza, a verdade é que o mistério de sua verdadeira identidade durou 22 edições, mais uma minissérie de quatro edições. Enfim sua identidade foi revelada na última edição de Universo Marvel, o que não deixou menos estarrecidos os leitores que acompanham desde o início a saga do Hulk Rubro. Mas será que nada de bom vem deste personagem? Aproveitando a publicação da verdadeira história por trás da origem do Rulk, vamos analisar o que vem sido feito até agora.

Photobucket

Um fator de polêmica na breve carreira do Rulk foi ter sido capitaneado pelo não menos polêmico Jeph Loeb, que tem bons trabalhos em seu currículo mas que na última década teve sua reputação rebaixada para tudo o que faz ser taxada de 'gosto duvidoso". Na minissérie em quatro partes que serviu de apoio à saga Queda dos Hulks, o astro em ascenção na Marvel, Jeff Parker entrou em seu lugar, dando mais sobriedade ao personagem, e deixando de lado os fatos bizarros (Rulk usando a física para derrotar o Thor, dando soco no Vigia, etc...).

Na esteira da ausência do Hulk (Banner foi preso após Hulk Contra o Mundo) o Hulk Vermelho ficou sendo o único monstro gama nas bancas, enquanto o título original passou para as mãos de Hércules e Amadeus Cho. Mesmo sendo atingido pelo raio de catexia de Samson no final de HCM, Banner continuava podendo se transformar no Hulk, até o Rulk absorver todo a radiação gama do corpo de Bruce numa luta.

Nesta história de Universo Marvel 14 vemos finalmente as motivações obscuras que ocorreram em suas primeiras histórias. Algumas delas:

- O Rulk matou o Abominável com uma arma em vingança por ele ter 'matado' sua filha Betty Ross. O uso da arma foi porque Ross sempre gostou de armas, simples assim;

- O porta-aviões aéreo dourado e vermelho de Tony Stark foi derrubado para ser usado exclusivamente pela Intelligencia como quartel-general.

- Clay Quartermain foi morto por Samson, e não por Ross, já que eles trabalharam por anos na equipe Caça-Hulk;

- O Ross de Armadura Redentora que o Rulk matou no prelúdio da Queda dos Hulks era nada menos que um MVA reprogramado por Banner;

- O clone cósmico do Hulk que a Intelligencia criou é destruído por Ross, quando ele volta a se transformar no Rulk, já que ele tinha tido o seu poder drenado pela Mulher-Hulk Vermelha (Betty Ross) na última edição;

Photobucket

- e o Talbot que estava andando junto com Betty também era um MVA programado pela Intelligencia para abrir caminho no governo para o Líder assumir o poder. O ato mais recente do Rulk foi desmascarar o andróide bem na frente das câmeras de todo o mundo dentro da Casa Branca. Isso depois de pegar o Líder fugindo com o rabo entre as pernas e sugar toda a energia gama do seu corpo, tornando-o mais uma vez Samuel Sterns.

Photobucket

Outro destaque dessa história foi a cooperação de muitos artistas que fizeram parte da história do Hulk, cada qual desenhando pelo menos uma página. Além do titular da mensal do Vermelhão, Ed McGuiness, participaram:

- Herb Trimpe - desenhista da época da primeira aparição de Wolverine, em 1974;

- Tim Sale - desenhista da mini muito elogiada de Loeb, Hulk: Cinza;

- Dale Keown - desenhista de uma das fases de Peter David à frente das histórias do Hulk nos anos 80, até a fase do Hulk Professor;

- Sal Buscema - outro desenhista clássico, passando por muito anos pelo título;

- Ian Churchill - cooperou em algumas edições substituindo McGuiness;

- Leinil Francis Yu - desenhou a mini Ultimate Wolverine e Hulk;

- John Romita Jr - responsável pela fase de Bruce Jones, quando substituiu Mike Deodato, além de toda a minissérie HCM;

- e Mike Deodato Jr - o brasileiro que mais desenhou o Hulk, desde a fase pós-Massacre (Onslaught) até a fase inicial de Bruce Jones.

Photobucket
Em sentido horário, à partir do canto superior esquerdo, todos os artistas convidados

A seguir, veremos a repercussão da derrota da Intelligencia e o que acontecerá com o Rulk no poder. Até lá!

Clique aqui para a capa alternativa de Adam Kubert.

E veja aqui a mescla em alta resolução das capas alternativas de Incredible Hulk 610 e Rulk 23.


Jeferson

comments powered by Disqus