sábado, 30 de julho de 2011

Maratona 616: Top 10 - As histórias mais marcantes do Capitão América

Photobucket

Todo grande personagem possui histórias marcantes e o Capitão América não foge à regra. Sendo em sua própria revista ou em participações especiais em outros títulos, o supersoldado da Marvel é responsável por muitas sagas e cenas marcantes ao longo de sua trajetória. Confira a lista:




10 - Under Siege (Avengers #270-277, 1986-1987)

Photobucket

A saga escrita por Roger Stern tinha uma premissa simples: O Barão Zemo, aliado aos Mestres do Terror, destruiriam a Mansão dos Vingadores e depois atacariam os mesmos separadamente em seus respectivos lares. O plano deu certo e Steve Rogers teve sua casa totalmente destruída, juntamente com todas as suas memorabílias pré-Segunda Guerra. A imagem de Rogers ajoelhado sobre os escombros com os restos de todas as lembranças de sua vida é um clássico das HQs.


9 - Os Supremos Vol. 1 (The Ultimates #1-12, 2002-2004)

Photobucket

Apesar de ser uma série do Universo Ultimate e não do tradicional, a sensacional obra de Mark Millar mostrou uma nova abordagem para o Capitão América. O supersoldado é retratado com mais agressividade, inclusive matando pessoas se necessário. Muitos aspectos dessa nova abordagem foram usados no filme do Capitão e serão usados no futuro filme dos Vingadores.


8 - Armagedon (Daredevil #233, 1985)

Photobucket

Muitas vezes o idealismo de Steve Rogers é confundido com submissão ao governo americano. Através dos anos, muitas histórias mostraram o quanto essa ideia é equivocada. Um dos maiores exemplos de que o Capitão não acata ordens que vão contra sua ideologia está em sua participação na revista do Demolidor na Era Frank Miller. Armagedon faz parte da genial saga A Queda de Murdock e mostra um insano supersoldado chamado Bazuca aterrorizando Nova York. Ao descobrir que Bazuca na verdade é um projeto do exército americano, o Capitão América exige explicações do general responsável pelo projeto. O general então questiona a lealdade do Capitão aos EUA e a resposta do supersoldado é simples e direta: "Não sou leal a nada, general... exceto ao sonho".

7 - Guerra Civil (Civil War #1-7, 2006-2007)

Photobucket

Mais uma passagem que mostra o Capitão América se voltando contra os propósitos do governo americano. Após decretada a lei que obriga o registro imediato de todos os super heróis, o revoltado Capitão América passa a lutar ao lado dos heróis contrários à lei de registro, o que acarreta em consequências trágicas para o herói.

6 - A Manopla do Infinito (The Infinity Gauntlet #4, 1991)

Photobucket

Uma característica marcante do Capitão América é encarar um desafio de frente, mesmo que o fracasso seja certo. Nessa épica saga escrita e desenhada por Jim Starlin, o titã Thanos decide conquistar sua amada Morte matando metade de todo o Universo. Todos os heróis se opõem ao plano, enfrentando o titão louco até as últimas consequências. Thanos derrota todos os heróis, incluindo o poderoso Thor. Sendo o único que restou, o Capitão América nem pensa duas vezes antes de encarar de frente, munido apenas de seu escudo, o poderoso adversário em questão. Obviamente, Rogers acaba derrotado também, mas o fato marcou como uma das várias situações em que o Capitão demonstrou empenho e coragem frente a uma situação totalmente desfavorável.

5 - Capitão América Nunca Mais ((Captain America #332-350, 1987-1989)

Photobucket

Um dos melhores escritores do Capitão América de todos os tempos, Mark Gruenwald, nos trouxe essa marcante saga mostrando, pela primeira vez de forma tão explícita, o supersoldado se rebelando contra o governo americano. Após a recusa em se tornar um agente secreto do governo, Steve Rogers é "aposentado" forçadamente e deixa de vestir o manto do herói. Rogers continua sua vida de herói, mas dessa vez agindo na clandestinidade e se chamando apenas Capitão.

4 - O Soldado Invernal (Captain America #1-9 & 11-14, 2005-2006)

Photobucket

Essa saga da aclamada fase de Ed Brubaker à frente do título, mostra o retorno do parceiro de Segunda Guerra do Capitão, Bucky Barnes, dado como morto desde então. Apesar de não ser totalmente focada no Capitão, a saga aborda com perfeição o lado psicológico do Steve, que sempre nutriu um trauma com relação à morte do amigo.

3 - Capitão América 1 (Captain America Comics #1 ,1941)

Photobucket

A primeira aparição da criação de Jack Kirby e Joe Simon, ainda pela Timely Comics (que viria a ser a Marvel Comics no futuro), foi publicada meses antes do ataque a Pearl Harbor e vendeu mais de 1 milhão de exemplares. Como uma clara propaganda de guerra, a capa trazia a antológica imagem do Capitão América esmurrando Adolf Hitler.

2 - A Morte do Sonho (Captain America #25-42, 2007-2008)

Photobucket

Mais uma genial saga da fase Ed Brubaker. Após os eventos mostrados na Guerra Civil, Steve Rogers seria julgado por seus "crimes", mas momentos antes, na escadaria do tribunal, foi assassinado com tiros à queima-roupa. O tempo passou e hoje sabemos que Steve está de volta e tudo o que aconteceu em torno de seu "assassinato", mas nada disso tira o brilho e o impacto que a história de sua morte gerou. Brubaker não criou uma simples história envolvendo uma morte banal de um herói, como muitas que vemos por aí. Tudo foi arquitetado durante anos, com várias pistas inseridas ao longo da saga. A edição da morte do Capitão foi tão impactante que invadiu até os noticiários de TV, que pouco falam sobre eventos relacionados a quadrinhos.

1 - Os Vingadores 4 (Avengers 4, 1964)

Photobucket

Edição histórica, responsável por trazer de volta o personagem, que não aparecia mais nos quadrinhos desde o final da Segunda Guerra. A genial dupla Stan Lee e Jack Kirby criou o clássico argumento para reintroduzir o personagem ao Universo Marvel, onde o corpo de Steve Rogers foi encontrado congelado acidentalmente em um iceberg no meio do oceano pelo então inimigo da humanidade Namor. Os Vingadores então resgataram o corpo e o resto todos já sabem no que deu...


Obviamente, em toda lista desse tipo sempre ficam de fora outras boas histórias e quem se lembrar de mais alguma, é só deixar nos comentários...

Eduardo Spicacci

comments powered by Disqus