terça-feira, 5 de julho de 2011

Thor: A última resistência asgardiana

O Reinado de Norman Osborn finalmente caiu, mas junto ele levou a monumental Asgard, que repousava sobre os céus de Oklahoma desde o retorno de Thor e dos deuses nórdicos. E paralelo a conclusão da minissérie principal d’O Cerco, na revista do Homem de Ferro & Thor 13 e 14 acompanhamos a tragédia vivida pelos asgardianos enquanto sua morada é devastada.

Asgard

Na primeira parte, vocês devem lembrar como Loki manipulou a situação para facilitar a investida do MARTELO sobre o reino de Asgard, enquanto que tantas outras histórias paralelas se montavam. Agora, acompanhamos o desenrolar delas nestas duas edições. E comecemos com a resistência asgardiana liderada por Balder. Graças ao dom de Heimdall de enxergar além, o atual rei descobre as artimanhas de Loki e toma ciência de que os vilões estão energizados pelas pedras nornes. Os poucos se juntam para lutar arduamente para defender seu lar, mas Tyr não está entre eles. Atormentado pelas palavras do profeta algumas horas atrás, ele teme sua morte.

Tyr se afasta para buscar reforços, mas o que encontra é só mais feridos e morte. E dentre eles, depara-se com o corpo moribundo de Ares. Tal visão é o suficiente para atormentá-lo e renovar sua sede pela batalha. Ele retorna àqueles asgardianos que ainda estavam de pé, mas não dura muito. Seu fatídico destino lhe esperava nas mãos do Capuz.

Asgard

Paralelamente, Balder e Heimdall buscam por Loki e deparam-se com a luta de Thor contra o Sentinela. Mesmo exilado, seu irmão voltou para salvá-los e isso comove o rei de Asgard.

Outro nobre asgardiano que também quer compensar seus erros é Volstagg. Sendo atacado pelo clone robótico do deus do trovão chamado Ragnarok desde que deixou a prisão, o asgardiano balofo decide fazer a coisa mais sensata que aprendeu nos últimos dias – levar o conflito para longe dos civis. Assim, Volstagg agüenta o tranco até chegar bem abaixo da cidade flutuante e tenta sem muita destreza lutar contra o impostor de seu amigo. Contudo, desta vez, os deuses estavam do seu lado. Quando o Sentinela derrubou a cidade dourada, Ragnarok estava justamente embaixo dela.

Asgard

Outra asgardiana que estava fora do lar no momento da batalha, Kelda, se vê numa situação complicada quando a polícia cerca a casa dos pais de seu amado Bill. A moça decide se entregar para não haver mais vítimas, mas mesmo assim os homens do MARTELO respondem com suas armas. Ela, alvejada, cai no chão, mas logo ela se ergue e decide que não deve correr mais. Atira raios congelantes e inutiliza as armas dos agentes.

Agora, nas ruínas de Asgard, das sombras ressurge alguém que se pensava perdido. Tyr, que chegou até mesmo a passar para o outro mundo, mas sem lugar para repousar sua alma, enfrentou as Disirs (leia a história dos Novos Mutantes em X-Men Extra 113 e O Cerco especial para saber), ganhou sua passagem de volta ao mundo dos vivos. Agora, após cumprida a profecia, o guerreiro esta mais confiante em levar seus irmãos a reverter o jogo.

Em outro lugar, Balder e Heimdall finalmente encontram Loki e o atacam. No entanto, o ardiloso Deus da Trapaça consegue se esquivar mais uma vez. Primeiro, mexe com a cabeça de Balder, dizendo que em parte ele também fora responsável pelo exílio de Thor, ou assim, não seria Rei. Depois, admite fazer parte da trama para a invasão de Asgard, assim como complementa que paralelamente ajudou seus compatriotas a não levar o golpe fatal e assim conseguiram sobreviver. As verdadeiras intenções dele afinal? Nem o mesmo sabe. Diz ser a chama que arde, mas não sabe o porquê de ela arder. Ele apenas é assim...

Asgard

Ignorando Loki, Balder se reúne com Tyr e os demais asgardianos. Sobe até o topo de um prédio em ruínas e usa seu dom de incandescer todo o lugar para reunir os sobreviventes de Asgard num só exército. Nesse momento, o filho bastardo de Odin se vê alvo de uma bala atirada pelo Capuz, mas consegue reverter a direção do objeto e atacar o vilão com o próprio veneno.

Asgard

Em seguida, Loki pega seu meio-irmão Loki pelo colarinho e o exila de Asgard. Dá as costas e prepara para a última investida para salvar a cidade dourada. Caído, Loki sorri. Ele xinga o irmão pela tolice e diz que Balder pode exilá-lo assim como fez com Thor, mas não pode impedir que os dois filhos de Odin salvem-no. E como sabemos, foi exatamente assim que aconteceu.

Asgard
Link
Bom, antes da conclusão desta história na próxima edição, vale chamar atenção para alguns pontos que acabam bastante confusos aqui se não forem vistos com cuidado. Começamos pela história de Tyr, que acaba passando desapercebida se não for acompanhado os desmembramentos em X-Men Extra e Cerco Especial. Também em Cerco Especial, tomamos ciência da artimanha-mor de Loki, o que deixa muito mais compreensivo porque o Deus da Trapaça entrega-se tão fácil a morte na última edição do Cerco. Por fim, a maior dúvida aqui fica por conta de onde se encaixa essa história do Volstagg em relação a minissérie “Integrado”. O mais fácil de se acreditar é que depois da briga com os agentes do MARTELO em Cerco 2, o volumoso asgardiano tenha se entregado brevemente as autoridades como vimos em Homem de Ferro & Thor 12 e depois dessa sua passagem nesta edição, ocorreu o que vimos na conclusão da minissérie.

Quanto a Kieron Gillen, tem se saído razoavelmente bem como substituto de JMS. Mas ainda é cedo para saber como ele caminhará com o Deus do Trovão nessa nova era de heróis.

CoveiroLink

comments powered by Disqus