quinta-feira, 1 de maio de 2008

Maratona 616: Top 10 Vilões do Homem de Ferro

A nossa Maratona 616 do Homem de Ferro continua, agora trazendo os maiores inimigos que Tony Stark já enfrentou em sua carreira.

Hulk

10 – Fin Fang Foom

Vilões do Homem de Ferro

Ele é um dragão alienígena que veio do planeta Maklu IV. Veio com outros membros de sua espécie para o planeta há muitos séculos, mas enquanto seus companheiros assumiram forma humana, Foom hibernou graças aos efeitos de uma erva. E é assim que ele permanece a maior parte do tempo, sendo despertado de tempos em tempos por pessoas que pretendem usá-lo para seus próprios fins. Enfrentou muitas vezes o Homem de Ferro e, mais recentemente, combateu o Nova Onda.

09 – Ultimo

Trata-se de um robô construído por uma raça alienígena desconhecida, identificado como “a arma de destruição definitiva”. Ultimo não existe para nada além de destruir, todas as vezes em que o Homem de Ferro o confrontou, teve que apelar para soluções como arremessá-lo em um vulcão ou contar com a ajuda dos Vingadores para derrotá-lo.

08 - Dínamo Escarlate

Vilões do Homem de Ferro

Na falta de um termo melhor, ele é o "Homem de Ferro Russo". Símbolo da corrida armamentista, ele seria a resposta soviética para o herói de armadura norte-americano. Nada menos do que 11 homens usaram a armadura do Dínamo (Anton Vanko, Boris Turgenev, Alex Nevsky, Yuri Petrovich, Dmitri Bukharin, Valentin Shatalov, "John Doe", Gennady Gavrilov, "John Doe II", "John Doe III", "John Doe IV"). O primeiro deles foi o criador da armadura, o segundo foi o agente designado para capturar o inventor, agora exilado nos EUA, e o terceiro era assistente do primeiro. Os outros, em sua maioria, eram agentes da KGB e usar a armadura era sua missão. Desses 11 homens, quatro possuem identidade conhecida.

07 – Homem de Titânio

Vilões do Homem de Ferro

Existiram ao menos dois homens que utilizaram a armadura, um foi seu criador, Boris Bullski. Ele cresceu na hierarquia do governo comunista da URSS e, ao conhecer pessoas que trabalharam com Anton Vanko, o primeiro Dínamo, resolveu ele mesmo criar uma armadura que pudesse superar o Homem de Ferro. Mas sua armadura, grande e desajeitada, nunca representou ameaça o suficiente. O segundo foi um baixinho chamado Gremlin, que marcou bastante a vida de Tony Stark, pois sua armadura utilizava tecnologia pirateada da armadura do Homem de Ferro. Quando tentou destruir toda essa tecnologia pirata, durante a 1ª Guerra das Armaduras, Stark acabou matando o Homem de Titânio. Um Homem de Titânio foi contratado pelo próprio Tony, pouco antes da Guerra Civil, para causar tumulto em Washington D.C., mas sua identidade não é revelada, podendo ser Boris ou não.

06 – Espião Mestre

É um dos vilões menores do Homem de Ferro, mas é por sua causa que uma das melhores sagas envolvendo o personagem ocorreu: Guerra das Armaduras. O vilão rouba a tecnologia de Stark, sob ordem de Justin Hammer, equipando vários vilões tecnológicos da época. Começa então a busca de Stark para recuperar e/ou destruir essa pirataria que, ironicamente, torna-o um renegado e fora da lei, algo totalmente oposto do que ele é hoje.

05 – Justin Hammer

Vilões do Homem de Ferro

Quando Tony Stark abandonou o negócio de vendas de armas, Hammer rapidamente se prontificou para assumir essa fatia de mercado. Fez seus cientistas criarem um aparelho para interferir na armadura do Homem de Ferro, ativando os repulsores no momento em que este escoltava o embaixador da Carnélia, causando sua morte. Tudo isso pela disputa dos dois para construir uma usina naquele país. Tony descobriu toda a verda e, embora tenha conseguido provar sua inocência, não conseguiu provas para incriminar Justin. Inclusive, também foi revelado que vários vilões trabalham e/ou são equipados por Hammer, alguns inclusive com tecnologia roubada de Stark. Provas não foram conseguidas e Hammer está solto até hoje, com imagem de empresário honesto.

04 - Obadiah Stane

Vilões do Homem de Ferro

Depois de ver seu pai morrer por uma roleta-russa em sua frente, o jovem Stane se convenceu que a vida era um jogo, onde ele venceria sempre. Utilizando-se de assassinatos e chantagens, assumiu o controle de sua primeira empresa, ficando milionário ainda jovem. Sua rivalidade com Stark começou quando este atrapalhou seu plano de formar uma organização com empresários do setor armamentista. Os propósitos desta incluiam eventuais tomadas de poder em alguns países. Voltando-se para Stark, descobriu seu alcoolismo e utilizando-se de artimanhas, deixou Tony no fundo do poço e tomou a Stark Internacional, rebatizando-a de Stane Internacional. O embate final entre eles ocorreu quando Stane, com esboços da armadura original do Homem de Ferro, criou a armadura Monge de Ferro. Vestindo-a, Obadiah confrontou Tony Stark, já recuperado e usando sua armadura prateada. Derrotado, Stane optou pela mesma saída utilizada por seu pai. Ele é o vilão do filme.

03 – Madame Máscara

Vilões do Homem de Ferro

Whitney Frost é a "Mulher-Gato" de Tony Stark. Embora seja uma vilã, também foi interesse romântico do herói. Ela é filha do Conde Nefária e, sendo assim, também membro ativo da MAGGIA. A razão de sua máscara era para esconder as cicatrizes em seu rosto (reparadas alguns anos depois). Ela conheceu Stark quando o sequestrou, sob ordens de um vilão chamado Midas. Ao saber da história, Tony ficou tocado e isso a fez soltá-lo. Depois, sob o nome de Krissy Longfellow, trabalhou como secretária de Tony, apenas para ficar próxima. Quando descobrem as identidades um do outro, começam um namoro, que chega ao fim com o retorno de Nefária. Dividida entre o amado e o pai, Whitney optou pelo segundo, voltando a ser vilã e rompendo o relacionamento.

02 – Mandarim

Vilões do Homem de Ferro

Ele se diz descendente de Genghis Khan e, embora órfão cedo, foi criado pela tia e usou sua fortuna em estudos, mostrando aptidão para ciência. Cresceu no governo, tornando-se um Mandarim. Com a revolução comunista, perdeu o que tinha, decidindo ir para o "Vale dos Espíritos". Lá encontrou o esqueleto e a nave de Axonn-Karr, um dragão inteligente oriundo do planeta Maklu IV que viera à Terra séculos antes. Durante os anos seguintes, o Mandarim estudou e dominou a ciência makluniana além de encontrar os 10 anéis de poder que o fariam famoso. Desde então, tentou dominar o mundo e bateu de frente com o Homem de Ferro, mas foi mudando seu estilo ao longo dos anos. Sua versão mais recente não tem praticamente nada a ver com as antigas.

01 – Responsáveis por "Avengers: The Crossing"

Vilões do Homem de Ferro

A famigerada década de 90 foi o tempo das reformulações, não teve herói que não passou por isso. E eis que nessa saga foi mostrado que Tony Stark, na verdade, estava sob controle de Kang, agindo como infiltrado na equipe. Nessa série ele comete assassinatos e barbariza geral, mostrando-se um inimigo imbatível. Nesse instante, vem a dúvida: quem poderia derrotar um gênio como Tony? Ora bolas, só o próprio Tony. Assim, eles viajam no tempo e trazem um Tony novinho em folha, sem dominação mental, para enfrentar sua versão mais velha sua. O velho Tony se toca das maldades e dá sua vida pelos amigos, que agora tem um jovem Tony em sua equipe. Logo em seguida veio Heróis Renascem, depois Retornam, e Tony voltou à sua idade normal. O que houve com a versão jovem? Foi esquecida, para o bem da humanidade. O quê? Você nunca leu essa história? É que ela é "tão boa" que nunca foi publicada aqui.

Enfim, eis o TOP 10 de vilões do Homem de Ferro? Ficou faltando alguém na lista? Algum deveria sair? O herói possui uma boa galeria de inimigos? Que cada um possa fazer sua lista.

Eddie

comments powered by Disqus