quarta-feira, 28 de maio de 2008

Illuminati: Missão Noh-Varr

Às sombras do universo Marvel, em um velho galpão abandonado das indústrias Stark, como periodicamente acontece, seis ícones de tremenda importância dentre os heróis Marvel se encontram. Eles são conhecidos entre si como os Illuminati, e mais de uma vez foram responsáveis por, em segredo, decidir eventos de extrema importância para o bem da humanidade. Mais uma vez se juntam, porém o tema que dá início à conversa não é nada do que esperávamos: Mulheres.

Illuminati Missão Noh-Varr

O Doutor Estranho é o primeiro a chegar, e parece inconsolável. Quando Reed se aproxima, ele revela o motivo de sua penúria: Clea, sua aprendiz, o deixou em troca do comando da dimensão Negra. O que passa distraidamente pelas lembranças de Reed, não passa batido pelo Homem de Ferro. Assim que chega, Tony se intromete no papo entre os dois e lança a descabida afirmação de que lamenta a saída de Clea, pois era uma mulher muito atraente. A resposta de Stephen Strange para tal comentário foi apenas um olhar enviesado.

Strange questiona ao léu se há uma quantidade certa de dedicação que um homem deva ter a sua mulher, que seja suficiente para agradá-la. Alguém vindo da porta responde negativamente à questão, e todos presenciam a entrada de Xavier, seguido pelo rei dos Inumanos.

Illuminati Missão Noh-Varr

Tony levanta a bola da discussão e comenta que os casados não deveriam reclamar, pois têm à mão o que Tony precisa sempre arduamente conquistar. Após ser caçoado por Raio Negro, Stark vira-se para Reed e comenta sobre como Sue parece ser uma mulher sensacional. Reed concorda, mas se penaliza por recentemente terem pequenos problemas mal resolvidos. E quando isso acontece, Sue simplesmente sai de casa. Stark se surpreende e reforça a dúvida que todos os demais têm no momento. Ainda distraído com seu computador de bolso, o senhor Fantástico apenas diz que sabe onde ela vai. E daí, numa boa ironia narrativa, entra o último dos Illuminati no galpão.

Namor, que tantas vezes tentou roubar o amor de Sue, culpa o comportamento de Reed como sendo a razão das ausências de sua esposa. O Príncipe Submarino vai ainda mais longe e adverte Reed a dedicar mais tempo à sua esposa e filhos. De canto, Xavier suplica para que a razão daquela reunião não tenha sido discutir sobre o sexo oposto. E em meio aos ânimos aflorados, Tony brinca com a idéia de que ninguém superaria ao que ele fez, transando com a vilã cujo rosto é protegido por uma máscara de metal, a Madame Máscara. Namor não deixa por menos e pergunta porque Tony transaria com uma mulher que parece o Doutor Destino, o que faz Tony rapidamente mudar o foco da conversa.

Illuminati Missão Noh-Varr

Através de um holograma, Tony revela o próximo alvo da missão deles - o único sobrevivente de uma tripulação Kree, Noh-Varr, vulgo Marvel Boy. Num rápido resumo, Stark revela a história do garoto alienígena que foi mostrada originalmente em uma minissérie em seis partes. Atualmente, o garoto é prisioneiro de uma instalação de segurança máxima chamada "O Cubo" por ter declarado guerra ao planeta Terra tempos atrás. Então, Tony os convocou com receio de que isso pudesse um dia causar uma indisposição com o Império Kree, ou mesmo que Noh-Varr volte a se soltar. A questão colocada em pauta é “O que fazer com o garoto?”

O primeiro a opinar é Namor, que é pragmático. Os Illuminati devem visitar o kree em sua cela e dar-lhe uma sova, pra que aprenda a nunca voltar a ameaçá-los. Tony já sugere outro plano, algo mais pacífico, porém nem um pouco ético. Ele se vira para Xavier e questiona se ele não poderia implantar uma “sugestão” no garoto para fazê-lo mudar de idéia. Charles não só nega, como abomina a idéia de Stark.

O Professor mostra que há uma diferença de ponto de vistas ali. Stark tenta imaginar a mente humana como um computador, em que eles poderiam ser os “programadores”. Contudo, Charles ressalta que o jovem é um organismo cuja vontade própria é fator crucial para suas ações. Agir de forma tão abrupta numa mente racional seria amoral para Xavier.

O Doutor Estranho então propõe que apenas tentem conversar com Noh-Varr e convencê-lo a desistir de seus planos. Reed e Tony acham improvável que isso dê certo. Então, Namor complementa dizendo para irem conversar de uma maneira que ele entenda.

Illuminati Missão Noh-Varr

O cenário muda e a narrativa da história nos leva até à penitéciaria onde o jovem kree está trancafiado. E eis que sua primeira visita do dia (e certamente desde que entrou ali) chega. Namor aparece do nada e exige que o menino se levante. A resposta de Noh-Varr é uma piada sobre a falta de roupas do Principe Submarino, e Namor rapidamente mostra como achou divertida a brincadeira.

Noh-Varr mal tem tempo de se defender, e um último soco de Namor, que deveria colocá-lo inconsciente, o faz na verdade “despertar” na Lua. Lá estão Xavier e Raio Negro para recepcioná-lo e apresentá-lo a Attilan. Os dois illuminati contam rapidamente sobre a ligação entre Krees e terráqueos no passado, exaltando a origem dos Inumanos. Pondo dessa maneira, a declaração de Guerra do Marvel Boy à Terra foi praticamente uma declaração de Guerra a seu povo.

Illuminati Missão Noh-Varr

Ainda tentando entender a situação, Noh-Varr volta a ser recebido por uma saraivada de socos de Namor. O Príncipe do Mar ressalta a idéia colocada por Xavier e Raio Negro. Ele é descendente do povo que veio proteger a Terra e não destruí-la. E ninguém melhor para exemplificar isso do que o Capitão Marvel, um soldado Kree auto-proclamado herói da Terra.

Illuminati Missão Noh-Varr

Reed é o porta-voz que compartilha suas memórias sobre o amigo Mar-Vell com o jovem Kree, demonstrando sua importância para o planeta. Noh-Varr, no entanto, só se lembra dele como um traidor da raça durante as Guerras Kree-Skrull. Reed corrige essa informação ao afirmar que, na verdade, o Capitão Marvel foi o responsável pela salvação dos Humanos, Krees e Skrulls naquele conflito.

Reed lembra como Mar-Vell, mesmo sendo de outro planeta, tinha esperanças na raça humana. Na opinião do Senhor Fantástico, Noh-Varr poderia aplicar seus poderes em prol da mesma causa.

Tony é o último illuminati a visitar o kree, e reforça a idéia de que o garoto tem um potencial para ser algo muito melhor. Na época em que atacou a Terra da primeira vez, Tony diz que deu sorte de não ter se deparado com nenhum deles. Agora a história é diferente. Contudo, ele e os outros estão dispostos a aceitá-lo como um deles... se assim quiser.

Illuminati Missão Noh-Varr

Cabe então ao jovem Kree a decisão final. Gostaria ele de passar o resto dos seus dias como um herói na Terra ou continuar como um eterno prisioneiro? A visita dos Illuminati acabou, resta a Noh-Varr descobrir uma maneira de sair daquela prisão e mostrar seu valor.



Coveiro

comments powered by Disqus