sábado, 3 de maio de 2008

Homem de Ferro nos Videogames

Iron Games

Você já deve ter passado os olhos no trailer do jogo do Homem de Ferro novo que saíra pela SEGA para muitas plataformas de videogames atuais! É um material tão bom, tão surreal, que chega mesmo a confundir em certos momentos o que é parte do filme e o que é de fato jogo. Contudo, nem sempre o Homem de Ferro teve em suas mãos essa magnitude gráfica! Por isso, convido vocês a voltar no tempo para lembrar alguns desses jogos do passado!


Iron Games

Então, vamos para a primeira parada de nossa máquina no tempo, na começo da década de noventa, quando a maior briga entre consoles era a Nintendo e a Sega. Nessa época, a Nintendo teve a manha de adquirir os direitos para trazer até sua plataforma o jogo "Capitão América e os Vingadores", que era já bem requisitado pelos clientes das casas de fliperama.

Iron Games

Os personagens com que se podia jogar eram o Capitão América, que tinha como arma seu escudo; o Visão, que projetava um raio de sua testa; Gavião Arqueiro, com seu bom e velho arco e flecha; E, por fim, o Homem de Ferro, com os raios repulsores. No fliperama, você tinha acesso a todos eles ao mesmo tempo e o jogo oscilava entre o tipo de luta de rua e com os personagens voando, lembrando os velhos jogos espaciais.

IronGames


O grande vilão dessa história é o Caveira Vermelha, mas ele se encontra na verdade aliado de vários outros conhecidos da Marvel. Temos Garra, Ultron, Laser Vivo, Tufão, Mago, Fanático, Ossos Cruzados e Mandarim. Além disso, outros vingadores como a Vespa, Namor e Mércurio aparecem para ajudar.

.

.
.

.


Era um bom jogo, que fazia moderado sucesso em sua época! Hoje, claro, nem chega perto tamanho é a qualidade e dinâmica que a tecnologia permite levar até nossas casas.

Passando mais adiante, chegamos a 1996, quando as plataformas avançaram e o jogo Iron Man and X-O Manowar estava disponível para Sega Saturn, Playstation, Gameboy e Gamegear. Trata-se de uma parceria de dois heróis de casas diferentes num mesmo jogo, o Homem de Ferro da Marvel e o X-0 Manowar, criado por Bob Layton, da Valiant Comics.

Iron Games

A história envolve o Cubo Cósmico, uma ameaça que já é bem conhecida pelos leitores de quadrinhos e temos como vilões muitos outros personagens já conhecidos da Marvel como Titania, Mr. Hyde, Homem-Absorvente, Arnim Zola e Barão Zemo. É perceptível a falta de uma boa galeria de vilões do Ferroso, mas como sendo um membro fundador dos Vingadores, qualquer inimigo deles também pode ser considerado seu.

.

.

Em 1996, também tivemos um jogo mais simples lançado exclusivamente para o Supernintendo - Marvel Super Heroes: War of the Gems, baseado na história clássica Desafio Infinito de Jim Starlin.

Iron Games

É apenas um jogo de plataforma simples em duas dimensões, que conta com cinco heróis Marvels convocados por Adam Warlock para enfrentar mais uma vez o perigo representado pelas Jóias do Infinito. Além de Homem de Ferro, era possível jogar com o Capitão América, Hulk, Wolverine e Homem-Aranha. Os vilões aqui eram Thanos, Doutor Destino, Coração Negro e Magus!
.

.

Ironman and X-O Manowar

IronGames


Um ano antes, no entanto, a Capcom viu que os heróis Marvel seriam perfeitos para ganhar seu próprio jogo de luta "versus" numa plataforma bastante similar a do já conhecido Street Fighter. Quando um pouco antes, lançaram um jogo assim só com os mutantes, decidiram ampliar tudo para o grande universo Marvel e mais uma vez usar as jóias do infinito como enredo.

Iron Games

Do lado dos heróis, podiamos contar com Wolverine e Psylocke, já conhecidos do jogo anterior dos X-men, além de Homem-Aranha, Hulk, Capitão América e, claro, o Homem de Ferro. Do lado dos vilões, tinhamos Coração Negro, Shuma-Gorath, Magneto e Fanático. Os chefes de fase eram o Doutor Destino e Thanos.

IronGamesIronGames


Durante a luta, os jogadores poderiam adquirir e usar as jóias do infinito, permitindo assim amplificar suas habilidades nas lutas. Existia também a possibilidade de se usar personagens secretos e por muito tempo depois, outras versões alteradas desse mesmo jogo foram sendo lançadas.
IronGames

Seguindo adiante, vamos para um jogo especicífico da plataforma do Gameboy lançado em 2003. Invicible Ironman tem um cenário simples, em 2D e simples como todo o jogo de plataforma.

Iron Games

Não é nada excepcional, consistindo apenas de poucas fases e três únicos vilões, que e fato são mais relacionados com a história do Homem de Ferro. São eles o Dínamo Escalarte, Nevasca (que você viu mais recentemente como sendo um dos Thunderbolts) e o primo e Tony, Morgan Stark.

.

.




Então, nostalgia pura, não?

Coveiro
IronGames

comments powered by Disqus