sexta-feira, 9 de maio de 2008

As tiras do Homem-Aranha

* Artigo escrito por nosso colaborador Diogo Luque

O ano era 1977. Stan Lee associou-se ao desenhista John Romita para produzir as histórias de um jovem mordido por uma aranha radiativa, com estranhos poderes e uma vida pessoal conturbada. Familiar? O ano e o desenhista não batem? Bem, essas são as tiras de jornal do Homem-Aranha, cujos primeiros dois anos a Panini publicou aqui no Brasil, em edição encadernada.

As Tiras do Aranha


A tira foi um sucesso, numa época em que poucas eram seriadas. Elementos importantes da vida do aracnídeo estavam presentes na série, como o Clarim Diário, tia May, Mary Jane, JJJ, Flash Thompson, Harry Osborn e vilões como Octopus, Kraven, Mysterio e Rei do Crime. A série já se inicia com o Aranha enfrentando um vilão clássico da Marvel (mas não tão clássico dele), o Dr. Destino. Mantinham uma continuidade própria, similar ao que ocorre (ou quase) nos quadrinhos convencionais do personagem.

Tirinha

A publicação nos mostra Stan Lee divertindo-se num ambiente com o qual está absurdamente familiarizado, retratada dignamente pela competente arte de John Romita, num deleite visual dos anos 70 que ainda não saíu de moda.

No Brasil, parte dessas histórias já foram publicadas na revista Stripmania, uma coletânea de tiras da editora Opera Graphica, no período de 2002 a 2004.

Tirinhas no BrasilTirinhas no BrasilTirinhas no Brasil


As tiras de jornal do Homem-Aranha têm uma importância histórica fundamental, uma vez que nelas ocorreu em primeira mão o casamento de Mary Jane Watson e Peter Parker, “forçando” o enlace nos quadrinhos.

Posteriormente, Stan Lee e John Romita viriam a ser substituídos por Larry Lieber (irmão de Stan) e Paul Ryan. Um segundo volume da coletânea já foi publicado na Itália. As tiras permanecem sendo publicadas até hoje, mais de 30 anos depois de seu início.

Todos que quiserem conhecer um pouco mais desse universo em preto e branco do Amigão da Vizinhança podem fazê-lo adquirindo a coletânea “As Tiras do Homem-Aranha”.



E fica aqui a sugestão de compra!

Tiras do Homem-Aranha por 49,90

Acesse o site do Submarino pelo nosso link e compre essa raridade em até 4X sem juros!

Diogo Luque

comments powered by Disqus