quinta-feira, 1 de maio de 2008

10 encadernados do Homem de Ferro

Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

Se você acabou de assistir ao filme do Homem de Ferro e ficou entusiasmado com o personagem, mas percebeu que não sabe praticamente nada sobre ele, creio que temos aqui uma boa dica do que procurar em termos de quadrinhos. Seguindo uma sugestão da Marvel Comics, vamos indicar as 10 coletâneas de histórias que os novatos deveriam ler só para começar!



#1 Homem de Ferro: Extremis


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

Trata-se da grande mudança na vida de Tony Stark nesta nova era. Nessa história, o empresário e inventor Tony Stark tem que lidar com um novo tipo de ameaça - um vírus tecnorgânico que é capaz de alterar as condições físicas das pessoas e torná-las verdadeiras máquinas de matar. E para enfrentar isso de igual para igual, Tony terá que tomar uma grande decisão - Tornar-se um Homem de Ferro por dentro e por fora! Originalmente essa história foi publicada em seis partes no novo volume da revista Iron Man. Aqui no Brasil, chegou em forma de minissérie mais ou menos 2 anos atrás e existe indicações que poderá voltar esse ano como encadernado de luxo.




#2 Homem de Ferro: Demônio da Garrafa


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

Refere-se a luta pessoal de Tony contra o alcoolismo, que foi seu grande inimigo em meados da década de 80. A história originalmente foi publicada no volume original de Iron man entre as edições 120 a 128. Foi publicada no Brasil na extinta Heróis da TV. Recentemente, uma das histórias foi republicada na Marvel 40 anos e todo o encadernado promete voltar ao Brasil na primeira Maiores Clássicos do Homem de Ferro, ainda sem data prevista para chegar nas bancas.



#3 Homem de Ferro: Guerra das Armaduras


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

Uma vez que Tony toma conhecimento de que a tecnologia que ele desenvolveu para o Homem de Ferro pode estar sendo usadas por outros para o mal, ele decide tomar para si o direito de retirar de todos esses benefícios e sai em caça de amigos e inimigos! Começa então a primeira Guerra das Armaduras. Originalmente, ela foi publicada nos números 225 a 232 de Ironman. No Brasil, encontra-se espalhada na revista extinta do Hulk da editora abril, do início dos anos 90. Torço para que um dia seja publicada aqui.




#4 Homem de Ferro Millenium


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

Trata-se de uma versão alternativa da origem do Homem de Ferro Millenium, que é oriundo das histórias dos Supremos. Foi publicada no ano passado no Brasil, sob a forma de uma minissérie em 2 partes (Que você pode conferir o review aqui e aqui). Como muito dos filmes marvel se baseiam em detalhes desse universo, fica aqui




#5 Homem de Ferro: As muitas armaduras do Homem de Ferro


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

Esse foi um encadernado totalmente desvinculado das histórias, que traz somente diferentes edições em que aparecem novos modelo da Armadura de Tony. As edições originais presentes nele são 47, 142 a 144, 152 a 153, 200 e 218. Em breve, estaremos trazendo aqui um artigo com as diferentes armaduras de Tony e você saberá mais detalhes sobre elas.




#6 Homem de Ferro: Executar Programa


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

História muito recente no Brasil, que pode ser facilmente encontrada nas edições do ano passado da revista dos Novos Vingadores. Trata-se de uma história em seis partes que mostra justamente os perigos que o virus Extremis pode vir a causar na vida de Tony e é fundamental pra construção do personagem na Guerra Civil. Originalmente, refere-se a edição 7 a 12 da nova revista do Homem de Ferro




#7 Homem de Ferro: Guerra Civil


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

Certamente, os apreciadores de quadrinhos sabem da importância do Homem de Ferro para a Guerra Civil. Essa coletânea traz justamente as edições13 e 14 do Homem de Ferro, a especial IRON MAN/CAPTAIN AMERICA: CASUALTIES OF WAR #1 e as três edições de seu oponente nessa guerra, o Capitão América. Todo esse material é bem recente no Brasil e pode ser visto tanto na revista dos Novos Vingadores como no terceiro volume de Guerra Civil Especial 3.




#8 Homem de Ferro: Diretor da SHIELD


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

Você sabe o resultado da Guerra Civil! Sabe que Tony hoje é o simbolo dos Heróis registrados. Sabe que ele é o novo diretor da SHIELD. As história das edições 15 a 18 estão sendo publicadas esse ano no Brasil e você já pode ir nas bancas encontrá-la. Nesse encadernado americano, também veio anexado as edições antigas Strange Tales 135 e IronMan 129 que mostram a primeira aparição da SHIELD e o encontro de Tony com Nick Fury.




#9 Homem de Ferro: Primeiras histórias


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

O início da carreira do Homem de Ferro e seus primeiros confrontos com seus vilões você encontra nas edições Tales of Suspense 39 a 83 e Tales to Astonish 82. Algumas edições foram publicadas no Brasil nos tempos da RGE e chegará esse ano uma parte desse material esse ano na primeira Biblioteca Marvel do Homem de Ferro, já anunciada pela Panini.




#10 Geração Marvel: Homem de Ferro


Homem de Ferro - Coletânea de Histórias

São quatro edições que certamente você não encontrará nem tão cedo no Brasil, visto que a linha Geração Marvel foi extinta pela Panini antes mesmo das histórias do Ferroso chegarem. Talvez, num novo formato em um futuro distante, o leitor volte a ter essa oportunidade.

Assim, fica essa boa dica de leitura para os marvetes que não conheciam o universo marvel como um todo e perdiam algumas excelentes histórias sobre heróis que nunca tiveram grande destaques... até agora!

E a maratona Homem de Ferro só começou!

Coveiro

comments powered by Disqus