terça-feira, 27 de maio de 2008

Novos Vingadores: Desconfiança, Traição e uma Lâmina Ensanguentada


New Avengers #30

Em uma história ainda recheada de flashbacks, Brian Michael Bendis e Leinil Yu nos contam como os Novos Vingadores, agora comandados por Luke Cage, acabaram por se formar como grupo. Na edição 52 de Novos Vingadores mais alguns momentos decisivos, tanto no Japão quanto nos EUA, trazem revelações de extrema importância para toda a trama, que culmina no mês que vem com sua conclusão.

Como vimos na edição passada, após confrontarem-se, os dois grupos de Vingadores voltam a ficar cara-a-cara, com apenas a magia do Dr. Estranho evitando que os heróis anti-registro fossem vistos e recebessem voz de prisão. Mesmo os esforços do Irmão Vodu, melhor recurso mágico do momento, não parecem surtir efeito na detecção dos fugitivos. Enquanto o nervosismo dos Novos Vingadores aumenta, Stephen Strange tenta manter todos calmos e reforça a proteção mágica que os circunda. E é o suficiente. Vodu não os detecta, mas afirma não garantir que eles não estejam, de fato, ali. O que rende um corte grosseiro do Homem de Ferro, quando questionado sobre o sentido de toda aquela perseguição.

Novos Vingadores

Tony dispensa todos os Poderosos Vingadores e agentes da SHIELD, entrando no Sancto Sanctorum e fazendo um discurso de apelo aos companheiros renegados. Mesmo sendo duro, explicitando que perderam a Guerra Civil, quase implora para que mudem de idéia e se registrem, para assim lutarem novamente lado-a-lado. Mas é em vão novamente. Não há resposta e ele vai embora.

Novos Vingadores

O discurso de Tony, porém, surte algum efeito. Faz com que o grupo questione sua própria existência. É nesse momento que Luke Cage tome a palavra e lembre da loucura que foram os últimos meses. A fuga na Balsa, a formação dos Novos Vingadores e sua primeira missão na Terra Selvagem, a podridão da SHIELD e da Hidra, a Guerra Secreta e a Guerra Civil. Para ele, TUDO isso está ligado de alguma forma, e faz com que se sinta manipulado. É atrás dessas respostas que ele vê sentido na existência desse grupo. Para vingar o que quer que estejam fazendo com eles.

Mesmo hesitando, essas observações fazem com que todos ao menos reflitam sobre a possibilidade disso ser verdade. Mas, novamente, Wolverine chama atenção que aquele era o momento de ir ao Japão resgatar Maya Lopez, capturada pelo Tentáculo. Porém, se já não bastasse a desconfiança que ronda o grupo, uma visita inesperada chega ao Sancto Sanctorum. É Clint Barton, o Gavião Arqueiro, que de volta à vida depois de Dinastia M, tinha buscado auxílio no reduto do Dr. Estranho.

Novos Vingadores

Apenas com a confiança do místico, ele passa por uma série de inquirições, especialmente de Wolverine, cuja sede de vingança pelo que a Feiticeira Escarlate fez parece insaciável. Clint é ainda grosseiramente questionado por Luke, mas não está ali para discutir, e diz só ter ido até ali para agradecer a ajuda de Stephen. Ainda assim, coloca as ações de todos em dúvida, afirmando que se estivesse no país durante a Guerra Civil, teria feito muito mais do que eles.

A missão no Japão acaba sendo citada e, mesmo contra a vontade de Cage, ele acaba convidado a se unir ao grupo para o salvamento de Maya. A fim de encerrar a desconfiança, o Dr. Estranho invoca um feitiço que apontaria quem naquela sala não tinha intenções puras. Todos parecem passar no teste, apesar de algumas expressões curiosas, como o largo sorriso do Homem-Aranha, o olhar de canto de olho de Wong e os punhos cerrados da Mulher Aranha.

New Avengers #30

Decidido que todos iam ao Japão, Luke diz a Clint para que coloque sua roupa roxa, pegue seu arco e flechas, e parta com eles. Mas ele não é mais o Gavião Arqueiro. É nesse momento que, olhando o uniforme vindo junto com a mensagem de Maya, Wolverine sugere apenas com um olhar... e o novo Ronin tem sua identidade revelada.

É nesse ponto que voltamos ao fim da terceira parte da história, quando, atacados na casa do Samurai de Prata, Luke Cage dá uma pausa na batalha para conversar com Elektra de igual para igual. Dizendo-se também um criminoso, diz que não quer problemas, mas apenas levar Maya embora. Sob a recusa da líder do Tentáculo, ele “joga um verde”, falando de todo o panorama traçado por ele pouco tempo antes ao conversar no Sancto Sanctorum, de que tudo estava virado de cabeça para baixo, inclusive a liderança dela no Japão. Quando a ninja parecia incomodada com esse papo, algo muito ruim acontece. As convulsões de Maya e ela se volta contra seus amigos. O controle mental do Tentáculo faz efeito e ela atravessa o Dr. Estranho com uma katana. A batalha volta com toda força.

Novos Vingadores

No meio da pancadaria, Luke diz que aquela foi a única forma que conseguiu de enrolar Elektra até que sua equipe se recuperasse. Mas esse não é o momento de se preocupar com isso. Os Novos Vingadores perderam seu membro mais poderoso, e com toda a desconfiança entre seus membros, ironicamente foi a pessoa que queriam resgatar que acabou de passando para o lado de seus adversários. Conseguirão reverter esse quadro totalmente desvantajoso? Acredite, você vai se surpreender.

Novos Vingadores



« Jøåø »


Título do artigo inspirado no do filme Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, de Guy Ritchie.

comments powered by Disqus