quarta-feira, 28 de maio de 2008

Marvel Boy: A Minissérie Original

MarvelBoy

Antes do sangrento encontro com os Fugitivos e os Jovens Vingadores... Antes mesmo da inusitada visita dos misteriosos Illuminati... o jovem Kree conhecido por Noh-Varr teve sua própria minissérie, escrita pelo polêmico Morrison e desenhada pelo brilhante J. G. Jones. Foi lançada originalmente no ano de 2000 com o selo Marvel Knights e a principio não deveria ter relação alguma com a continuidade oficial da Marvel. No Brasil, foi publicada pela editora Mythos. E diante dos eventos atuais que acontecem nos quadrinhos marvel, a história deste personagem é trazida até vocês pela Universo Marvel 616.


Tudo foi planejado em seis partes, num estilo de narrativa que muitos críticos posteriormente relacionaram com o típico ar de ficção científica em quadrinhos que Jack Kirby e Stan Lee davam ao seu Quarteto Fantástico logo no começo. De maneira não muito diferente, estaremos dividindo a nossa resenha em seis atos.

Marvel Boy #001

Tudo começa com uma nave de tripulação Kree, atravessando realidades até chegar a essa terra. O "Capitão Glória", um poderoso Kree da Nave (que bem poderia ser uma versão do Mar-Vell de outra realidade) tenta salvar a nave usando seus poderes conseguidos através do contato com raios cósmicos, mas ao adentrar no espaço aéreo da Terra ela é bombardeada e só resta um sobrevivente.

Noh-Varr

MarvelBoy

O menino é capturado por um poderoso empresário chamado Sr. Midas, que tem o fatídico dom de transformar em ouro tudo o que toca. Midas tem estudado varias raças alienígenas ao longo dos últimos anos e tem intenção de dissecar Noh-Varr até a ultima gota para entender sua fisiologia.

E ao que parece Midas também recebeu os dons com raios cósmicos, assim como o Capitão Gloria (e o Quarteto), só que não através de um acidente. Midas provocou sua mutação após exposição deliberada desses raios por mais de cinco anos e um de seus interesses nesta nova espécie é referente a sua espaçonava, que funciona a base de energia cósmica.

MarvelBoy

Durante os primeiros experimentos, os pesquisadores descobrem tarde demais que o Noh-Varr é uma arma viva, com base biológica e nanotecnologica. Noh-Varr foge do complexo onde está preso com um jato de ouro e bombardeia o predio onde o Midas estava. O destino do homem de dedos preciosos é ignorado a partir de então...

Em Nova York, é encontrado o jato de ouro e surge diversos boatos na TV. Num lugar esquecido, Noh-Varr entra em contato com uma forma de vida que lembra a Inteligencia Suprema dos Kree denominada PLEX. Apesar dos conselhos de PLEX, Noh-Varr tem uma nova meta... consertar o planeta Terra... a sua maneira.


Marvel Boy #002

O garoto sobrevivente Noh-Varr culpa os terraqueos pela morte de seus companheiros tripulantes e declara guerra a Terra. Com todo arsenal de tecnologia Kree que sua nave pode ainda dispor, ele realiza um ataque as nações unidas e outros lugares ao redor de Nova York.

Para combate-lo, a SHIELD decide enviar três novos heróis que mais lembram "Capitães ONU", mas que na verdade são chamados de Homens-Gamma (no original, chamados de Bannermen). Além da aparência de supersoldado, esses heróis tem alguns aprimoramentos extras como adamantium embutidos em seus ossos e um pouco de radiação gamma em suas veias. E essa última característica explica o porque de seus nomes. Durante a luta, um deles força-se a ficar muito... muito bravo e se transforma em algo bastante similar ao Hulk. Contudo, sem experiência, os "Capitaes ONU" tombam e o Marvel Boy continua seu ataque pela cidade.

MarvelBoy

Vale aqui uma nota para a conversa de Noh-Varr com um gurizinho que pergunta porque ele está destruindo tudo. Como resposta, Nor-Varr solta um discurso pra lá de verborrágico sobre "vingança pelos seus companheiros justificando seus atos de guerra".

Dugan, diretor da SHIELD na época (o que sugere que essa minissérie se passou provavelmente na fase em que o Nick Fury parecia ter sido supostamente morto pelas mãos do Justiceiro), se prepara pra próxima ofensiva e tenta descobrir as motivações daquele garoto alienígena para causar tamanho caos.


Marvel Boy #003

Pelo visto, Noh-Varr não foi o único a sobreviver de sua tripulação. Em meio a sua Guerra particular contra a Terra, PLEX (o ser que parece a Inteligência Suprema Kree) o informa que uma entidade chamada "Coorporação Viva" se libertou assim que a nave deles caiu e deu seguimento a seu plano de dominar o planeta.

A diretriz primordial da "Corporação Viva" é como qualquer uma dessas redes de grandes produtos e marcas que busca dominar todos os "pensamentos" de seus clientes. Contudo, diferente do que vemos na McDonalds, Pizza Hutt e tantas outras, a coorporação tem consciência própria.

PLEX convence Noh-Varr a atacar a Coorporação e em meio a uma guerra com seus funcionários, PLEX hackeia os computadores da "coorporação" e consegue roubar todos os seus segredos e estratégias repassando para todas as coorporações rivais que comumente vemos na Terra.

MarvelBoy

Enfraquecida, a “coorporação viva” é destruída, mas Noh Varr mal consegue sair vivo desta vez. Andando cambaleando pelas ruas da cidade, ele tomba inconsciente no chão e é abordado por policiais. Eles, no entanto, são o menor dos problemas do Kree já que uma nova personagem entra em cena: Exterminatrix... a filha de MIDAS.


Marvel Boy #004

Noh-Varr está numa enrascada. Meia Nova York está em seu encalço e a cidade parece indiferente achando que tudo não passa de um filme. Tudo armação do Doutor Midas, que ainda está vivo e colocou a sua filha no encalço do garoto espacial.

MarvelBoy

A garota parece ter uma estranha relação com o pai, a quem culpa por esconder o rosto do mundo. Assim, a moça mais parece uma atriz de sadomasoquismo, só que com habilidades de luta extraordinárias. Nesta edição, merece um destaque especial a cena de luta dos dois caindo de um gigantesco prédio e ainda trocando socos.

MarvelBoy

A captura de Marvel Boy era inevitável. Pelas mãos de Midas, o garoto Kree encontraria sua perdição se a Exterminatrix não tivesse se interessado romanticamente pelo jovem Kree. Com esse motivo e para se livrar do seu odiento pai, que aparentemente a torturou muitas vezes no passado, Exterminatrix atira na mão de seu pai, atravessando a armadura de ouro e foge sem destino pelos subterrâneos com Noh-Varr.

Doctor Midas agora está atrás dos dois... e não vai deixar nada barato.

Marvel Boy #005

Salvo pela filha de seu inimigo e restaurado graças ao PLEX, Noh Varr está confuso. Seria Exterminatrix uma pessoa de confiança? Alien e terraquea trocam momentos de confiança e dividem o seu passado.

No final da conversa, a garota tira sua mascara a pedido de Noh-Varr e descobre que nunca teve cicatrizes no rosto. Tudo não passou de uma mentira de seu pai para esconder/proteger sua prole. Agora, ela e o garoto espacial estão definitivamente juntos.

MarvelBoy

E conformando-se que será muito difícil conseguir voltar para sua casa, para sua dimensão, Noh-Varr decide que transformar a Terra em sua nova Hala (Capital Kree) é uma opção a se considerar. Contudo, o processo de terramorfagem vai ter que ser adiado, pois os dois jovens têm companhia.

Doutor Midas chega no esconderijo do Kree e destrói PLEX. Agora, Midas está definitivamente onde quer e acha finalmente o que procurava. Na nave Kree, está a fonte de energia movida a raios cósmicos. E ela será o berço que fará do Dr. Midas renascer.

Sem hesitar, o vilão adentra na esfera de raios cósmicos. Enquanto ele começa sua metamorfose, um dos monstros der Midas vai atrás de Exterminatrix e Marvel Boy: um acéfalo (que os leitores mais antigos vão reconhecer como sendo um “Sem-Mente”)!

MarvelBoy


Marvel Boy #006

É chegado o momento final!!!

Noh Varr e Exterminatrix lutam contra o monstro Acéfalo, tentando ao mesmo tempo impedir que ele mate as pessoas do metrô. Paralelo a isso, PLEX, ainda com um mínimo de vida inicia um protocolo de segurança para eliminar os humanos ao seu redor e assim proteger as informações de seu povo.

Enquanto isso, Dr. Midas ultrapassa os limites de exposição aos raios cósmicos já atingidos pelo Quarteto Fantástico e se torna uma criatura como o Coisa, só que elástica, capaz de se inflamar e manipular o ar ao redor tornando-o invisível ou rígido como um campo de força. Ou seja, todos os quatro dons juntos.

MarvelBoy

Após assassinar seus subalternos, Dr. Midas vai até PLEX com o intuito de dominar seus segredos, quando é impedido por Noh Varr. A luta entre os dois parece não ter lado vencedor favorito, mas é Exterminatrix quem destrói Midas usando a cabeça do Acéfalo como arma e atirando um raio em seu próprio pai.

A Shield chega e prende o Marvel Boy. Exterminatrix inicia então um culto-terrorista pelo mundo para que o Noh Varr seja liberado. O seu pai, Midas, foi parar em outra dimensão sendo atacado por outros acéfalos. Já o Marvel Boy foi levado para o Cubo, uma super prisão da SHIELD, que de cara ele profetiza como sendo a futura capital de seu novo império Kree.

A mini acaba prometendo continuação em 2001... mas na verdade, Noh-Varr só voltou a ser lembrado mais de cinco anos depois na minissérie das jovens equipes em Guerra Civil e, agora, nas histórias dos Illuminatis.

Coveiro.

comments powered by Disqus