sábado, 10 de maio de 2008

Tropa de Elite

A Guerra Civil terminou, mas o Universo Marvel continua dividido. De um lado, os Vingadores Secretos na ilegalidade, do outro os Poderosos Vingadores dentro da lei, servindo de exemplo para os heróis registrados da nação. Um momento, mas quem seriam esse heróis? A resposta está em uma das idéias de Tony Stark, Reed Richards e Hank Pym...A Iniciativa.

A Iniciativa

Aqui temos várias caras novas, que nos são apresentadas ao longo da história. O primeiro que conhecemos, chamado Manopla, surge durante um ataque da Hidra contra soldados norte-americanos em pleno Iraque.

A Iniciativa

E quem estava sendo protegido pelos soldados, sendo salvo da Hidra por Manopla, é ninguém menos que Henry Peter Gyrich. Antigo contato dos Vingadores com o governo, um dos líderes do Projeto Despertar e, agora, secretário das forças armadas sobre-humanas.

A Iniciativa

Ele convoca Manopla, que se acha mais necessário em Bagdá. Porém, Gyrich diz que os tempos mudaram depois do Dia M, agora que os mutantes são uma espécie ameaçada de extinção, só restaram super-humanos acidentais ou alienígenas. Como os Estados Unidos são o líder mundial em acidentes de laboratório, pousos alienígenas forçados e distorções temporais, acabaram ganhando a corrida superpoderosa. E com o treinamento oferecido por Manopla, teriam um exército super-heróico a disposição. Esse diálogo chega a ser engraçado, mesmo porque essa questão de todos os super-seres estarem nos EUA já foi levantada inúmeras vezes em fóruns de discussão por fãs.

De volta aos EUA, conhecemos a jovem Euforia, que voa feliz pelos céus de Illinois, graças à manipulação de um gás, possivelmente extraterrestre. Ela é interceptada por James Rhodes, o Máquina de Combate. Descobrimos que o nome da menina é Abbigail, mas Rhodes não a deixa continuar, querendo apenas seu nome super-humano. Ele diz que ela precisa de licença para voar e pede que o acompanhe.

A Iniciativa

No Kentucky mais um é convocado, mas não pensem que é um Guthrie. O escolhido é Michael Van Patrick, o MVP, que é bisneto do Dr.Abraham Erskine, criador do soro do super-soldado. O garoto, embora não acuse nada em nenhum dos testes, parece demonstrar habilidades atléticas acima do homem comum. Vance Astrovik, o Justiça, convoca o rapaz para a Iniciativa, que promete novos tempos para os super-seres da América.

A Iniciativa

Em São Francisco, ocorre uma batalha entre os Poderosos Vingadores e Último, mas esta é subitamente interrompida quando o robô é atravessado por uma rajada de energia. Ela veio de Arsenal, uma jovem que pergunta onde se inscreve para entrar nos Poderosos Vingadores.

A Iniciativa

Todos esses recrutas se encontram em um ônibus que chega ao Campo Hammond, o QG da Iniciativa, localizado justamente em Stamford. Um protesto de moradores ocorre do lado de fora da base, que pede o fim da Guerra Civil e a mudança da base dali. Alguns dos recrutas parecem apreensivos, outros indiferentes e, claro, aqueles que acham que é uma brincadeira, como o Pastelão, enquanto outros paqueram e falam em conseguir autógrafo do Homem de Ferro (seria a Cammy no telefone com a Arsenal?).

Hank Pym recepciona os jovens, afirmando que ali um grupo de jovens heróis imprudentes provocou uma tragédia, portanto, seria o lugar onde garantiriam que nunca mais acontecesse. Ele fala que receberão o treinamento básico dos Vingadores, depois que passarem o cartão de registro será atualizado com licença de herói completa, com os melhores recebendo oferta de vaga em uma das cinquenta equipes do país. Porém, o cientista se cala diante da pergunta de Euforia, que quer saber o que acontece com quem não passar. Ele apenas passa a bola ao instrutor militar, o truculento Manopla.

A Iniciativa

O homem os recepciona chamando de aberrações, prossegue dizendo que chegaram como "Novos Guerreiros" inúteis e tapados, mas vão voar dali como "Vingadores uniformizados classe 100", termina dizendo que não acha nenhum deles especial, nem se importa com suas habilidades, a única habilidade que quer é a que façam tudo que ele mandar. Tudo isso, claro, com uma "gentileza" de fazer inveja ao Sargento Hartman.

Isso até incomoda Justiça, principalmente pela forma que Manopla se refere aos Novos Guerreiros. Rhodes, entretanto, não se importa pelas atitudes do sargento, desde que consiga resultados. Pym concorda, principalmente por achar essa turma problemática, em particular se preocupa com Komodo, uma moça registrada por Curt Connors, que roubou a fórmula do Lagarto. Jim sugere que sempre podem mandá-la aos Thunderbolts, mas Hank não quer nem brincar com isso, já que Connors tem colaborado bastante com a Iniciativa.

O cientista aproveita e pergunta ao Vance sobre o "Capitão América Jr.", o MVP, se ele daria problemas. Mas ele é a sensação do campo de obstáculos, onde na primeira volta, já bateu o recorde dos não-velocistas. De volta aos novos recrutas, Manopla já pega no pé de um, que apelida de "Garoto Emo", perguntando se a mãe do rapaz queria uma menina pela forma que ele se veste, quando o rapaz diz que a mesma se encontra em um sanatório, o sargento responde com sarcasmo.

Os recrutas então revelam seus codinomes, para que recebam uniformes apropriados. Nesse momento, conhecemos os que ainda não tinham sido apresentados, Casca-Grossa, Komodo e Trauma (Garoto Emo). Manopla diz que a maior defesa deles será a máscara, ali dentro estão proibidos de falar seus nomes verdadeiros e, fora dali, de usar suas habilidades sem máscara. O governo não quer, nas palavras do sargento, proteger as famílias retardadas deles dos Mestres do Terror. Os únicos que saberiam a identidade deles seriam: os próprios, Tony Stark e Deus. Isso responde, de certa forma, uma dúvida de muitos (minha inclusive) de como ficariam as informações sobre as verdadeiras identidades.

A Iniciativa

No vestiário, depois de um momento "Barrados no Baile" entre Euforia e MVP, todos se trocam e vão ao simulador de combate. Lá a primeira a entrar em ação é Arsenal, que fascina os espectadores do teste com sua repositória bélica multidimensional, que se remodela em um infinito número de armas. Porém, ela é xingada de "Novo Guerreiro" quando "pede palmas" ao ser bem sucedida.

O seguinte no simulador é Trauma, que precisa de alguém próximo para usar seu poder. A própria Arsenal fica, quando os robôs se aproximam ele revela seu poder, capta o maior medo da moça e assume aquela forma. No caso, ela possui aracnofobia, o que o torna uma aranha gigante. Porém, o medo é tanto que ela começa a disparar rajadas de energia em todas as direções, arrancando até mesmo o braço de Komodo (que o regenara com suas habilidades). Uma vai na direção de Euforia, que é salva por MVP, no entanto, uma tragédia ocorre.

A Iniciativa

Manopla imobiliza Arsenal, Trauma volta ao normal e Henry Peter Gyrich diz que não tinha acabado, pois nada havia acontecido. Nada deixaria aquela sala e o rapaz não havia morrido ali.

Assim, em um dia duas baixas ocorrem: MVP morto e Arsenal dispensada. Como não poderia deixar de ser, o armamento dela foi confiscado. E o Dr. Von Blitzschlag, um alemão com sotaque, o que é raro, diz ao Dr.Pym e Gyrich que a necrópsia de MVP revelou algo perturbador e que pode mudar tudo.

Começa de maneira espetacular a Iniciativa, uma mini-série que transformou-se em título regular, tamanho o sucesso.

Duas coisas que merecem nota, primeiro, a tradução de alguns nomes, como Euforia, que no original é Cloud 9, Casca-Grossa, que é Hardball e Pastelão, no original, Slapstick. A primeira tem uma tradução correta, pois a expressão "on cloud nine" quer dizer que a pessoa está muito feliz, eufórica. Só que a tradução tira um pouco da graça do nome, já que o poder dela é de fato o de usar nuvens. Infelizmente, é mais um daqueles casos onde não tem jeito mesmo. Já o Casca Grossa, o poder dele é criar aquelas bolas de energia sólida ao redor das mãos, o que perde o sentido com a tradução. O último está correto, só é feio mesmo.

E, por fim, é legal observar os rostos conhecidos que aparecem ao fundo durante a história. Por exemplo, a Estatura, o Arraia e o Triatlo.

No mais, vamos continuar acompanhando esse intrigante trabalho de Dan Slott, que aqui faz algo bem diferente daquele em Mulher-Hulk.

Eddie

P.S. título do artigo baseado no recente filme brasileiro homônimo, dado ao clima de treinamento bruto da história;

P.S.2 agracimentos ao « Jøåø » pelas dicas dos nomes originais.

comments powered by Disqus