terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Quarteto Fantástico: Um garoto sem poderes, mas não derrotado

A vida de Franklin Richards virou do avesso em poucas horas. Sem poderes, acabou descobrindo que nunca foi mutante de fato, mas teve seu corpo 'alterado' pelos seus ainda mais misteriosos poderes cósmicos. Fora isso, está sendo obrigado a lidar com uma série de aliens de outras realidades que fugiram pelo Portal Eterno (incluindo a Skrull Lyja e a Rikki Barnes) que estão fugindo da ameaça da famigerada Lamentadora, autoproclamada o Fim de Todas as Coisas. Mas será que o jovem adolescente pode lidar com isso sem seus poderes?


A confusão está instaurada na rua Yancy e mesmo que o novo quartel general do Quarteto Fantástico tenha várias dimensões de bolso e o lugar internamente seja muito maior do que parece, não dá pra conter vários refugiados. Reed então decide fazer uma "chamada cósmica" para um velho amigo e contacta assim o Surfista Prateado. Vocês devem lembrar que na fase dele escrita também por Dan Slott, o herói prateado ajudou vários aliens sem casa a encontrar um novo lar. Talvez, tenha lá mais espaço para novos refugiados de "outras realidades". Além desse favor, Reed pediu uma outra coisa que falaremos mais a respeito em algumas linhas.



Com Franklin se sentindo tão inútil e indefeso depois que perdeu os poderes, Reed decide lhe dar um presente. Era a armadura que ele construiu durante a saga Empyre. Assim, o garoto poderia ter alguma chance de durar mais na chegada da Lamentadora. E não levou mais que alguns segundos para a vilã atravessar o Portal Eterno. Saiu revirando a rua, rapidamente derrubou Reed e Sue que apareceram no caminho e então encontrou Franklin em sua armadura. O garoto a desafiou a pegá-lo e se mandou pelos vários cômodos dimensionais do prédio do Quarteto. 

Após alguns segundos, a Lamentadora alcançou a armadura só pra descobrir que ela estava fazia. Franklin a controlou remotamente enquanto todos os extraterrestres foragidos saíram do prédio em segurança. Lyja também se revelou ali no meio desmascarando o espião da Lamentadora escondida entre os aliens. Reed então acionou o mecanismo que fez todos o prédio se dobrar em uma estrutura bidimensional e assim servir de prisão para a Lamentadora. Isso funcionou só por alguns segundos.

A segunda tentativa de Reed para lidar com a vilã chega na edição #28 de Quarteto Fantástico. Descobrimos que junto com a nave de Galactus para resgatar os foragidos, o Surfista Prateado trouxe o Nulificador Total. Enquanto isso, a Lamentadora acabou prendendo Susan, Ben, Reed e o Homem-Dragão para conseguir o que veio buscar ali, que aparentemente seria o tal Portal Eterno. Com ele, a vilã poderia viajar pra qualquer lugar no tempo e espaço para acelerar seus desejo de executar o fim de todas as coisas.



O Surfista Prateado entrou na luta para distrair a vilã enquanto que o Tocha Humana partiu para salvar sua família. Em cada prisão de energia, vimos que os heróis presenciavam o que seria o "fim" pessoal de cada um num looping eterno. O Homem-Dragão foi salvo do Diablo, que lhe tiraria a 'alquimia' da vida que o fez viver. Tocha apareceu e o livrou dessa. Foi entregue para a sobrinha Valeria e o jovem Bentley para reprogramár o dragão-robô e pô-lo de novo na ativa.

Tocha voltou então para salvar o Coisa e o livro das inúmeras derrotas que sofreu da vilã Rapture. Uma vez libertado o amigo, Johnny e Ben partiram pra salvar o Casal Fantástico. Susan apareceu no seu futuro, já bem velhinha, sendo ameaça pelo Doutor Destino após matar seu marido. Foi desta vez salva pelo irmão. Já o Coisa viu que Reed Richards estava sendo atacado por uma versão de um outro coisa mais vingativo acusando o amigo por tudo que ele fez. Todos finalmente escaparam e estava mais uma vez o Quarteto juntos para encarar a Lamentadora. E foi bem no momento em que ela derrubou o Surfista Prateado no chão.

Chegou o momento então do Surfista revelar o que trouxe consigo. Entregou o Nulificador Total não para Reed, mas sim para o jovem Franklin. Mesmo sem os seus poderes, era o garoto quem conhecia a estrutura do tecido que fez o universo. Só ele poderia saber como usar aquilo contra a Lamentadora. Mesmo que isso significasse que ele se sacrificaria no processo.


Vendo seu filho em risco, Reed Richards então se colocou a frente e resolveu fazer um acordo com a Lamentadora. Se ela queria estar no fim de todas as coisas, ele programaria para ela de fato estar no fim do nosso universo num caminho só de volta. A vilã aceitou a oferta, já que esse era unicamente seu desejo. É impreciso saber o que aconteceu lá de fato, mas nosso presente estava salvo. O Surfista Prateado finalmente levou os foragidos para o novo mundo e Franklin não parecia mais tão derrotado depois que perdeu seus poderes.

Muitos podem não ter gostado do rumo que a história deu para o jovem Franklin, mas não podemos negar que foi um arco muito bem executado por Dan Slott. O cara vem se dando muito bem com a família fantástica e aqui estava só acompanhado de bons artistas - R.B. Silva, Juanan Ramírez e Zé Carlos. Agora, é ver o que futuro espera por Franklin e sua família.

Coveiro

comments powered by Disqus