quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Wandavision: Viajando nas várias interpretações do 'comercial' do sexto episódio...

 Amanhã teremos aqui o sétimo episódio de Wandavision, e a coisa só parece esquentar na história principal a cada fim de episódio. Dessa vez, no entanto, quero focar aqui em algo que raramente falamos sobre. Trata-se dos comerciais presentes em 'quase' todos os episódios de Wandavision até aqui. O episódio 6, particularmente, foi o mais complicado e distoante de se interpretar até agora. E isso gerou muita discussão na internet ao longo dessa semana. 



Vamos primeiramente recapitular todos os quatro comerciais de Wandavision até aqui. Havia um padrão claro neles. Seguiam uma sequência cronológica de 'época' representando não só cada década, mas também nitidamente abordavam nomes ligados ao passado da Wanda. A principal interpretação é de que os quatro referenciavam os principais traumas de Wanda em sua história contada nos filmes até então. Muitos interpretavam o casal em destaque como sendo uma ilustração ligada aos pais de Wanda e Pietro. Há até quem aponte alguma relação com as joias do infinito, agora destruídas (uma teoria que já não boto muita fé). 

Só que coisa muda radicalmente no quinto comercial, referente aos anos 90.

A primeira coisa que devemos notar é que estilo do comercial do "Episódio 6" desvia-se muito do cenário ao vivo dos anúncios anteriores. Não temos mais a dupla de atores e não há nenhuma clara referência a traumas antigo da heróina. Em vez disso, o que vemos é uma animação estilo stop-motion que remonta às promoções do final dos anos 90 e início dos anos 2000, com chamadas apelativas e abusivas a crianças. Tipo: "adquira isso, é questão de vida ou morte". Alguém que viveu essa época recorda-se do 'compre batom' da garoto?

Vamos descrever agora o desenho passo a passo. O anúncio abre em uma ilha deserta, onde uma criança solitária comenta que está "com tanta fome que comeria qualquer coisa". O menino obviamente ignora o carangueijo ali do lado como possível opção de cardápio, mas logo é surpreendido por um falante tubarão, todo estiloso,  com óculos escuros e prancha de surf a tiracolo. O predador então comenta: 'Faminto? Lembro de estar Faminto. Eu costumava ficar assim o tempo todo".

A opção dada pelo Tubarão Maneiro pra o garoto náufrago é "lanchar o Yo-Magic, irmão". No caso, trata-se de uma espécie de iorgute que o menino pega sem questionar sem nem perceber que o Tubarão logo depois partiu. O menino deslumbrado fica todo ansioso para abrir o potinhoe então descobre que tem dificuldade de abrir o 'Yo-Magic'. O garotinho fica tentando descolar a tampinha por nove manhãs e noites até definhar e morrer.

O comercial termina fúnebre assim. Resta apenas o esqueleto do guri na ilha e ouve-se uma chamada com algo do tipo "Yo-Magic! O lanche dos sobreviventes". Tudo acaba e nos deixa então cheio de interrogações sem resposta pra gente interpretar. Qual a ideia da mensagem para os garotos de Westview aqui, que parece tão mórbida? Quem não comer o iorgute vai morrer? E o que mais importa pra gente - como desmestificar todos esses sinais jogados na nossa cara nessa animação?


A internet choveu esses dias de teorias. Das mais absurdas, decidimos destacar três delas, que parecem vigorar mais. Organizamos da mais fraca pra aquela que parece ser a predileta da maioria:

1-A ideia de que o comercial ainda siga os eventos traumáticas da vida da Wanda nos filmes ainda é forte para alguns teorizadores. O próximo evento lógico a ser coberto aqui seria Vingadores: Guerra Infinita. O evento mais traumático de Maximoff nesse filme foi a morte do seu amor, Visão. Para evitar que a joia da mente caísse nas mãos do vilão, foi necessário que a Feiticeira Escarlate usasse seu poder ('Yo-Magic') para matá-lo. Segundo os defensores dessa ideia, o importante desse comercial seria a frase "lanche dos sobreviventes", que colocaria a Wanda internamente pertubada por ter sobrevivido ao Blip de Thanos enquanto que o Visão não.

2-Se esse anúncio não é sequencial, totalmente fora de ordem em relação aos outros, talvez, em vez disso, esteja retornando a outra fonte de culpa do passado de Wanda. Wanda e Pietro Maximoff foram duas das muitas cobaias que participaram dos experimentos de Hydra com a Pedra da Mente, conforme revelado pela cena pós-créditos em Capitão América: O Soldado Invernal. Os eventos do comercial poderiam ser uma referência para aos experimentos do laboratório Sokoviano fracassados. No caso, o tubarão seria uma referência Barão von Strucker ou a Hidra oferecendo aos cidadãos 'voluntários' uma chance de sobreviver usando aquela fonte de magia da pedra. O que poucos sabiam é que poucos voluntários sobreviveriam ao experimento, somente Wanda e Pietro tinha o arranjo biológico para isso. E daí viria um trauma de ser hoje a "única sobrevivente".

3-Se o anúncio já não fala de traumas, mas sim de um acontecimento recente, um pacto. Em essência, não podemos negar que o que o Tubarão faz é quase um acordo 'faustiano'. Ele dá ao guri o "Yo-magic" (ou "poder"), mas a criança não sabe abrir (ou não sabe usar direito). A criança acaba com o poder, mas incapaz de usufruir dele (ou controlá-lo) e o final disto é não outro que senão a morte. Essa ideia de 'pacto com o diabo' só reforça a teoria de que ESSE Pietro é Mephisto, Pesadelo ou qualquer outro vilão que se encaixe na proposta. As cores da roupa de Halloween lembram o visual do tubarão. Os trejeitos de Tio Maneiro espelha o jeito que o Tubarão chega na ilha. Algumas palavras usadas e frases são compartilhadas entre os dois nesse episódio. Recentemente, um action figure da Funko mostrou que "Pietro Maximoff" é nem de longe quem diz ser, pois seu nome na caixa do produto está entre aspas.



Há outras teorias parecidas e outras mais distantes sobre a interpretação desse comercial, mas nenhuma digna de fato que valha mais destacar a parte. Deixamos de fora a ideia de que a criança seria um paralelo de que o Visão seria a criança que só ficaria vivo com a Magia/Yo-Magic ou de que as crianças de Westview estão morrendo de fome por conta da Feiticeira Escarlate. São muito fora da caixinha pra minha cabeça. Mas e vocês? O que tiram da mensagem desse último comercial? Que teoria mais te agradam?

Coveiro

comments powered by Disqus