domingo, 28 de fevereiro de 2021

Filme do Shang-Chi terá estranha criatura do folclore Chinês



 A caixa vazada de LEGO que mostrou pela primeira vez o uniforme de Shang-chi assim como destacou outros personagens, trouxe um outro ser estranho que muitos torceram a cara e ficaram se perguntando do que se tratava. O tal Morris seria uma criatura 'inédita' criada pela Marvel? Bem, a resposta é não.

Após uma pesquisa detalhada, Charles Murphy do site Murphy's Multiverse logo encontrou uma similaridade da pecinha de Lego com uma criatura do imaginário chinês chamda Dijiang. Veja e compare:


Oriundo do folclore chinês, o ser divino conhecido como Dijiang (帝 江), é ora descrito com um corpo amarelo e com uma aura de cinabre, ora o referem com o nome Ti-chiang, com um corpo vermelho brilhante. É sempre descrito como uma criatura alada de seis pernas e quatro asas, sem olhos ou características faciais de qualquer tipo, vivendo em um perpétuo estado de confusão.

Tudo o que um Dijiang quer é brincar e dançar com outras criaturas ... Mas sua aura perigosa e aparência estranha muitas vezes termina gerando uma confusão em massa, e o caos sempre o seguirá. Se outra criatura olha para um Dijiang e fica por perto por muito tempo, é dito que perderá a sanidade, e por esta razão um Dijiang raramente encontra um bom parceiro pra brincar além dos cruéis Popobawa que desfrutam de sua aura caótica. 

Este “estado de confusão” levou à associação de Dijiang (帝 江) com Hundun, um ser do caos cósmico. O indiferenciado Hundun não tinha olhos, ouvidos, boca ou orifícios de qualquer tipo. A descrição de Dijiang pode ser encontrada em Guideways Through Mountains and Seas, onde está localizada na Montanha Celestial junto com grandes quantidades de metal e jade. Borges atribui isso ao T’ai Kuang Chi.

Coveiro

comments powered by Disqus