segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Algo diferente na Mônica Rambeau nesse 5° episódio de Wandavision

Se você achou que o quarto episódio de Wandavision foi esclarescedor, não tinha ideia do que estava por vir no quinto episódio que saiu na última sexta-feira. Nele, vemos Monica Rambeau finalmente despertar e assim levar até a E.S.P.A.D.A. informações internas e mais precisas do que vem acontecendo em Westview. Contundo, aparentemente, nem mesmo a própria Capitã Rambeau parece ter voltado a mesma de lá.

A dica está bem no começo do episódio quando a personagem vivida por Teyonah Parris se submete a uma avaliação médica por uma especialista da E.S.P.A.D.A. e seu exame de Raio-X dá um problema. Ele aparece todo branco, como se tivesse 'queimado' a revelação da imagem. Quando a médica sugere um exame de sangue, uma resiliente Mônica se nega e levanta da cama partindo logo para a ação.



É importante já de agora lembrar aos leitores sobre quais são os poderes de Rambeau nos quadrinhos. A personagem foi criada por Roger Sten e John Romita Jr para uma história do Homem-Aranha em Amazing Spider-man Annual 16 em 1982. Ao ser exposta por um grande montante de energia extradimensional, ela passou a poder manipular e até mesmo transformar todo seu corpo em qualquer uma das formas de energia do espectro eletromagnético. Isso inclui desde raios cósmicos e raios gama, passando por luz, ultravioleta, infravermelho até microondas ou ondas de rádio. No começo chegou a precisar de um traje para poder conter seus poderes, mas com o tempo e bastante criatividade, foi capaz de usar seus dons de formas inimagináveis.

Se desconsiderarmos que ela já adquiriu esses poderes antes e estaria escondendo de nós (por isso fugiu da médica na hora do exame de sangue), o mais provável é que Wanda tenha adquirido seus poderes de energia quando atravessou a barreira de Westview. E não foi uma só vez, mas duas. Ela foi a única que cruzou aquele montante de energia sem proteção (como fez o 'apicultor). Essa energia foi denominada no episódio 4 como sendo "Radiação de fundo de microonda cósmica".  Segundo o diretor da Espada Tyler Hayward, é uma radiação rara que existe desde o Big Bang.

Toda a barreira de energia é realmente muito estranha. Aquela forma 'hexagonal' que cerca a cidade ainda é um mistério no quadro de perguntas feito por Jim Woo. Contudo, foi o que acabou inspirando a Darcy a dar o nome dos poderes de alteração de realidade da Wanda de HEX. O termo HEX em inglês também é usado de um jeito informal para se referir a "feitiçaria", algo que acabaria aproximando mais e mais a Wanda de finalmente receber o seu codinome "Feiticeira Escarlate" também no UCM.



Um pouco das características desses poderes "Hex" da Wanda também foi evidenciada na cena em que Mônica faz um experimento com suas roupas dos anos 70 que usava quando foi expulsa de Westview. Ao atirar nelas, viu que mesmo alteradas na forma, elas mantinham ainda a natureza de ser a prova de balas do Kevlar original que usou ao entrar pela barreira da cidade. Fica cada vez mais claro que essas mudanças da realidade pontuais de Wanda são permanentes, mas não completas, algumas características ainda permanecem.




Até aqui, não dá pra saber se Monica Rambeau já se transformou completamente na potencial heróina que ela promete ser. Mas sabemos que ela não será a última vez que ela se expuserá a radiação da barreira. Apesar do 'campo de força' ter sido reforçado por Wanda nesse episódio 5, já vimos pelos trailers que a Capitã Rambeau tentará entrar a força de novo. Talvez essas constantes exposições sejam o que torne ela a futura 'Fóton'.



Escrito por Jac Schaeffer e dirigido por Matt Shakman, WandaVision é estrelado por Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff, Paul Bettany como Visão, Randall Park como o agente Jimmy Woo, Kat Dennings como Darcy Lewis, Teyonah Parris como Monica Rambeau, Kathryn Hahn como Agnes e Emma Caulfield como Dottie. Novos episódios vão ao ar às sextas-feiras na Disney +.

Coveiro

comments powered by Disqus