quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

A importância da palavra 'Nexus' em Wandavision para o futuro do UCM

 Se você já está atenado não só a série Wandavision em si como também a toda discussão por trás dela, já deve ter percebido que há toda uma ideia sobre como a série irá servir de 'préludio' para uma aventura do Multiverso no filme do Doutor Estranho. A resposta veio na forma de um 'easter egg' com a palavra NEXUS que surgiu no episódio 7 durante os já famosos comerciais no intervalo da trama de Wandavision. Vamos falar um pouco mais sobre isso aqui nesse artigo, trazendo várias informações tanto dos quadrinhos como de filmes anteriores.


Um comercial de remédios muito informativo

No episódio 7, temos de volta um comercial no formato Live Action, com os dois atores que vem se repetindo desde que a série começou. O produto da vez é Nexus. Tudo começa com a atriz dos outros comerciais sentindo-se deprimida, sentada solitária em um banco de parque. Nuvens negras literalmente se formam sobre ela, e ela é vista caindo na cama, inquieta e acordada. O narrador faz um trabalho preciso de imitar os comerciais reais, perguntando ao espectador se ele se sente para baixo e deprimido e, em seguida, dizendo-lhe para consultar seu  'Doutor' sobre "Nexus". As coisas mudam quando é anunciado que a droga pode "ancorar você de volta à sua realidade. Ou à realidade de sua escolha".

Como qualquer medicamento, existem, é claro, alguns efeitos colaterais a serem considerados. (1) Sentindo seus sentimentos. (2) Enfrentando sua verdade. (3) Aproveitando o seu destino. (4)(Possivelmente) mais depressão. O anúncio termina dizendo que você não deve tomar Nexus a menos que seu médico o autorize a seguir em frente com sua vida. O slogan final diz "Nexus: porque o mundo não gira em torno de você ... Ou gira?"



Não é só um remédio, é a ponta para muito mais no UCM

Como você deve imaginar, a palavra "Nexus" não é só um remédio ansiolítico, mas tem todo um outro significado na tradição da Marvel Comics. A conexão mais próxima com os eventos da WandaVision (e para onde sabemos que a história vai depois) é a ideia de Wanda ser um dos "Seres Nexus" da Marvel. Seres Nexus são indivíduos raros que podem afetar os fatores de probabilidade no Fluxo do Tempo Universal (ou o "Nexus de Todas as Realidades"), de maneiras que se propagam por todo o Multiverso. Existe um Ser Nexus em cada realidade do Multiverso, atuando como a "âncora" dessa realidade. Os Seres Nexus também dão à luz seres muito poderosos que também são fundamentais para o destino do Multiverso.

Obviamente, tudo isso visto nos quadrinhos parece estar de acordo com a história que a WandaVision vem construindo - mas também existem algumas conexões maiores a serem consideradas. A fala no comercial de 'ordens dos médicos' parece muito exagerada para não ser um prenúncio da história que o Doutor Estranho, do Multiverso da Loucura, contará. WandaVision está quebrando a pobre Wanda, mas o "doutor" que a ajuda a aceitar seu poder e responsabilidade como um Ser Nexus pode ser o Doutor Estranho, o Mago Supremo da Marvel.

Nos quadrinhos, os Seres Nexus são monitorados por forças cósmicas como a Autoridade de Variância Temporal e seus sucessores, os Guardiões do Tempo. O TVA será apresentado na série Loki, e o "grande mal" de MCU Fase 4, pode acabar sendo Kang, o Conquistador, que também está ligado a seres Nexus. Nos quadrinhos, o eu mais velho de Kang, Immortus, queria o poder Nexus de Wanda para se tornar o mestre do Tempo e do Multiverso - que poderia ser o esquema maior que veremos se desdobrando em WandaVision, Loki, Homem-Aranha 3 e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Ah, e você já deve saber quem estará no filme do Homem-Formiga e da Vespa: Quantumania, certo?


A história dos Seres Nexus nos quadrinhos

A primeira vez que o termo 'Ser Nexus' foi usado foi na saga Imperativo Kang na revista dos Vingadores da Costa Oeste. Nessa história, o vilão manipulou várias situações emocionais para que Wanda, que ele definiu pela primeira vez como um Ser Nexus, endurecesse seu coração e se concentrasse em fortalecer seus poderes. Assim, ele usaria a Feiticera Escarlate como proteger e controlar várias linhas do tempo que ele tem acesso. O plano do vilão só não deu certo porque Agatha Harkness - mais uma vez ela - faz Wanda lembrar do seu amor pelo Visão (sem emoções naquele momento) e dos filhos perdidos (que desapareceram já nessa época).

A definição e função exatas dos Seres Nexus é um tanto confusa até mesmo pros leitores. Às vezes, eles foram descritos como seres que "existem em todas as linhas do tempo concebíveis" (o que é improvável) e outras vezes são simplesmente referidos como um ser que pode de alguma forma afetar o destino ou futuro de seu Universo de uma forma imensa e significativa. Mas, ao mesmo tempo, é importante notar que foi dito que os Seres Nexus em questão não são necessariamente os seres mais proeminentes em seu Universo (embora tenha sido o caso). Também não está totalmente claro como a posição de uma pessoa como um Ser Nexus em sua realidade se traduz em suas contrapartes, por exemplo, muitos dos eus divergentes de Kang foram nomeados como Seres Nexus, mas o Homem-Aranha da Terra-772 é um Ser Nexus enquanto sua Terra-616 contraparte não é.



Kang, Merlin, a Feiticeira Escarlate e Sise-Neg foram todos confirmados como Seres Nexus por Uatu, o Vigia. Esses quatro eram Seres Nexus por causa de sua capacidade de alterar de alguma forma o Fluxo do Tempo (seja através de uma viagem no tempo ou um feitiço de probabilidade). Uma mulher chamada Lore, de uma realidade não identificada, era outro Ser Nexus que viajou pelo Multiverso matando outros Seres Nexus. Outros seres Nexus confirmados em outras histórias incluem o Odin da Terra-9260, o Homem-Aranha da Terra-772, Ultravisão da Terra-90110 e Wolverine da Terra-9250.

Uatu também afirmou que Leonard Tippit era um Ser Nexus, embora também tenha sido sugerido que ele simplesmente se conectou à Força do Destino. Da mesma forma, Rick Jones foi descrito como um Ser Nexus por ter também acessado a Força de Destino. Essa conexão exata da Força de Destino e um Ser Nexus nunca foi explicada e pode simplesmente ser nada mais do que uma coincidência que os dois únicos as pessoas que acessaram esse poder eram supostamente Seres Nexus. Até o Destrutor foi referido como um Nexus, especificamente o Nexus de Todas as Realidades, mas de uma forma que nunca foi totalmente explicado.


Nexus de Todas as Realidades

Além dos Seres Nexus, há outra definição para a palavra e que também é relacionado ao Multiverso. O "Nexus de todas as realidades" podem ser portais interdimensionais que permitem serem atravessados e chegar assim a qualquer realidade possível existente. E isso até mesmo inclui realidades dentro de realidades. Geralmente, existem em lugares fixos em cada realidade de todo o multiverso, são pontos 'naturais', não criados por outros (como acontecem com o Portal Eterno de Reed Richards do Quarteto Fantástico, por exemplo). Em muitas realidades como a nossa, a Terra-12101, Terra-58460 e muitas outras, esse Nexus de Todas as Relidades fica num pântano em Nova Orleans onde vive o Homem-Coisa, que serve como seu guardião.



Outro 'Nexus' ligado ao Visão

Claro, Wanda não é o único personagem do UCM com uma conexão com a palavra "Nexus". Em Vingadores: Era de Ultron, foi usado o "NEXUS Internet Hub" como o meio pelo qual o J.A.R.V.I.S. foi preservado após o primeiro ataque digital de Ultron. Tony Stark recuperou J.A.R.V.I.S. do ponto de troca de Internet da NEXUS em Oslo, Noruega, para depois fazer o download dele no corpo do Visão.


Não dá pra saber se teremos mais algum comercial na série da Wandavision depois desse sétimo episódio. Parece que todas as pistas que esses 'videos promocionais' podeiram dar já chegaram ao ponto. As perguntas que deve começar a surgir agora é como os futuros seriados e filmes que estão por vir podem expandir ainda mais esse conceito e até onde vai os limites da Marvel para decidir o que vale ou não incluir como universo alternativo canônico do UCM.


Escrito por Jac Schaeffer e dirigido por Matt Shakman, WandaVision é estrelado por Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff, Paul Bettany como Visão, Randall Park como o agente Jimmy Woo, Kat Dennings como Darcy Lewis, Teyonah Parris como Monica Rambeau, Kathryn Hahn como Agnes e Emma Caulfield como Dottie. Novos episódios vão ao ar às sextas-feiras na Disney 

Coveiro

comments powered by Disqus