O bom leitor da Marvel já deve conhecer bem a história de Dane Whitman, o atual Cavaleiro Negro que carrega um legado obscuro de família. Portador da Espada Ébano, o herói ao mesmo tempo que possui um item de extremo poder, carrega uma arma que tem uma 'fome' insaciável de violência e destruição. Dane sempre acreditou que o que fez sua família herdar essa espada foi a capacidade de seus ancestrais de ser genuinamente bom pra contrabalancear as trevas dentro da espada. Contudo, em King in Black, Dane descobrirá que as coisas não são bem assim.
Essa edição One-Shot trabalhada por Simon Spurrier e Jesús Saiz vão direto ao ponto da história logo no começo, apresentando ao leitor como é o drama de ser aquele que carrega a corrupta espada Ébano. As orações de Whitman para não ceder a sede de sangue são interrompidas pelo espírito de Sir Percy da Escandinávia. Há um chamado prioritário dos Vingadores enviados para todos os seus membros "adjacentes". Há um mal de escala planetária solto por aí e todos os heróis precisam ir para Nova York.
Dane monta em seu cavalo alado (vale lembrar, nada místico, tudo engenharia genética) e parte para os céus. No meio do caminho já topa com um dragão simbionte e tem seu primeiro contato ali com as forças de Knull. Ao usar sua espada corrupta na criatura, Dane acaba tendo seu primeiro contato com o Deus das Trevas e descobre que a arma e o vilão tem muito em comum. Whitman sente que Knull quer a espada ébano, e vice-versa.
Quando puxa a espada de dentro do dragão, a criatura se desfaz no ar, mas Dane começa a cair de muito alto sem chance de salvação. É quando surge inesperadamente Aero, uma das novas heroínas chinesas da Marvel. Ela junto com o Lin Lei, o jovem Mestre das Espadas, estão tentando afastar os dragões Shangai, ao mesmo tempo que salvam os cidadãos. Dane é rapidamente conhecido pelos dois heróis, mas não da maneira que gostaria. Para eles, o Cavaleiro Negro é o Vingador que quase é um psicopata por conta da sua espada.
Quando chega no solo, Dane se dá conta de que sua espada está longe dali. Ao tentar convocá-la, acaba tomando das mãos do Mestre das Espadas a sua arma divina, a nobre Fu xi. No começo, isso cria uma indisposição entre os dois heróis, mas Dane se convence de que a aquela espada verde o escolheu e começa usá-la no combate. Ao derrubar o primeiro dragão com ela, Dane não se contenta apenas a um golpe. Ele começa a atacar e atacar como se descontasse todas as suas frustações ali. Aero e o Mestre das Espadas olham assustados para Dane, que parece igualmente confuso.
Quando a espada Fu Xi é de novo tocada pelo simbionte do dragão morto, é formado um novo elo de comunicação entre Dane e Knull. Dessa vez, o Rei das Trevas revela algo que o Cavaleiro Negro nunca imaginou. Não foi pela nobreza e força de vontade que Merlin escolheu Sir Percy e os herdeiros dele para portarem Ébano. Na verdade, a espada ganhava justamente mais força pela fraqueza deles. Assim como seus ancestrais, Dane era "impuro de coração".
Ao acabar a ligação mental, Dane sentiu uma dor na mão e largou a espada. Ela voltou para a mão do Mestre das Armas e estava integra de novo. Já os Dragões de Knull começaram a se juntar em Shangai e tomar a forma de uma criatura maior, Chiyou, o Deus da Guerra Chinês. Aero e Lin Lei partem para impedir o monstro enquanto que Dane Whitman parece completamente desnorteado com as novas revelações.
A espada Ébano finalmente aparece e cai no chão próximo a ele. Dane ainda está confuso, mas ouve as palavras de Aero enquanto ela luta com o monstro. Ela relembra uma suposta frase de Tony Stark que diz que ser herói não é questão de ser perfeito, mas sim de aceitar suas falhas e fazer a coisa certa. O Cavaleiro Negro parece aceitar a escuridão dentro dele e pretende usar a seu favor. Ele lança sua espada e fere Chiyou. Depois a pega de novo e parte completamente transformado em algo mais pra cima do monstro. Ele usa escuridão contra a escuridão e vence.
Com Shangai agora em segurança, Aero chama o Mestre das Espadas e Cavaleiro Negro para onde está batalha de verdade. A heróina usa seus poderes de vento para erguer os amigos e partem junto para a Nova York afim de atender o pedido de Tony Stark. E essa história continua nas páginas da revista principal de King in Black.
História muito boa e lindamente desenhada de um personagem que a Marvel quase nunca acerta. Quem sabe coisas boas acontecem com ele agora que um filme está próximo de sair. Dane Whitman já tem retorno garantido na edição especial do Cavaleiro Negro: Maldição da Espada Ébano".
Coveiro