Uma nova era dos X-Men está se desenvolvendo agora sob a marca 'Reino de X'. O novo status quo segue o mega-sucesso da era 'Crepúsculo de X', na qual Jonathan Hickman e uma equipe de criadores ajudaram a impulsionar os quadrinhos dos X-Men aos maiores níveis de sucesso em mais de 20 anos. Todos esses planos estão sob a supervisão do editor sênior da Marvel, Jordan D. White, que assumiu o grupo de títulos dos X-Men em 2018.
Newsarama falou com White sobre 'Reino do X' e como isso afeta o título X-Men, bem como as inúmeras outras revistas mutantes em curso. Por conta do tamanho da entrevista, resolvemos dividí-la em duas partes. A primeira você acompanha logo aqui:
Newsarama: Jordan, estamos nos primeiros dias da era do 'Reino de X'. O que 'Reino de X' significa para você?
Jordan D. White: É a próxima fase desta nova era na história da espécie mutante. Crepúsculo de X' foi o começo de algo grande para os mutantes, eles pararam de jogar do jeito que os humanos disseram que eles deveriam jogar. Agora, em 'Reino de X', acho que eles vão ainda mais longe e decidem que podem escolher o jogo que querem jogar.
Durante 'Crespúsculo' ainda havia um pouco do choque de 'Isso está realmente acontecendo?' e agora em 'Reino' a realidade disso se estabeleceu e o escopo disso pode ser realizado. Eles têm grandes planos e os recursos para executá-los. Eles estão prontos para liderar o caminho para o futuro.
Nrama: 'Crepúsculo de X' não foi o seu começo com a linha X-Men - você assumiu e orquestrou um relançamento anterior de Uncanny X-Men (ou Fabulosos X-Men, na nossa tradução), antes desta Era. Uncanny X-Men não existe mais, mas para alguns esse título tem um peso imenso. Alguma chance de vermos ele retornar?
White: O título 'Uncanny' veio e foi ao longo dos anos ... não se esqueça que não era realmente parte do título original, foi uma adição posterior que só REALMENTE foi travada quando a OUTRA série X-Men foi lançada. 'Uncanny' era apenas um adjetivo legal para acrescentar por um tempo, até chegarmos à era de vários livros com o nome X-Men.
Tenho CERTEZA de que haverá um quadrinho publicado com esse nome novamente, mas, honestamente, neste minuto ... Acho que esse nome representa o passado dos X-Men quando tentamos nosso melhor para forjar o futuro deles. Existem muitos adjetivos por aí. Além disso, definir a si mesmo como algo 'fabulosos' configura os humanos como os 'normais', certo? Não é assim que eles querem ser definidos.
Nrama: Isso leva à minha próxima pergunta. Hickman fez questão em entrevistas para apontar que não houve uma equipe X-Men definida em 'Crepúsculo de X' ou 'Reino of X' até agora. Não é uma lista formal de membros. o que você pode dizer sobre isso?
White: É bastante autoexplicativo ... nós lançamos mais de um ano de quadrinhos chamados X-Men que nunca tiveram um 'time' oficial com uma lista. De um certo ponto de vista, todos os cidadãos Krakoanos são X-Men. Mas, oficialmente, não houve uma equipe definida com esse nome desde que encerramos a corrida 'Fabulosos'. Scott e Jean estão prestes a mudar isso em grande estilo - o primeiro time Krakoano de X-Men vai estrear no mundo na Festa Hellfire Gala e explodir em grande estilo logo depois.
Nrama: A Marvel anunciou recentemente a série 'Way of X' (ou Caminho do X), liderada por Noturno no que parece ser uma busca por fé e religião. Eu agradeço por trabalhar esse caminho, mas como foi para você e os outros encontrarem a maneira certa de fazê-lo?
White: A ideia geral disso é algo que Jonathan estava tecendo em seu trabalho nos X desde que começou - há tópicos disso em 'House of X' e 'Powers of X' também, é claro, com destaque pra X-Men # 7. Foi principalmente uma questão de encontrar a hora e o lugar para fazer isso - houve muitas peças móveis na linha de 'Crepúsculo de X.' Há algum tempo que queríamos trabalhar com Si Spurrier e, embora tenha havido um certo atraso devido ao estado do mundo no ano passado, estamos muito felizes por ter se resolvido.
Mencionamos alguns tópicos da trama que precisavam ser retomados e Si imediatamente gravitou em torno de Kurt e sua busca. Amamos seu argumento de venda e agora mal podemos esperar para que seja lançado! Honestamente, a maior dificuldade realmente foi encontrar o tempo e o espaço na fila.
Nrama: Falando em novos títulos que se encaixam na linha, eu realmente gostei dos one-shots do Giant-Size X-Men do ponto de vista da história, bem como uma experiência artesanal ao estilo Marvel. Será que algo assim poderia retornar na era 'Reino de X'?
White: Tudo é possível, com certeza, mas nenhum plano neste minuto. No entanto, temos alguns quadrinhos e formatos novos que as pessoas não esperam.
Nrama: Uma coisa que não foi transportada de 'Crepúsculo de X' é o artista de interiores dos X-Men, Leinil Francis Yu. Desde sua saída, houve uma rotação de artistas nos principais livros dos X-Men. Você já escolheu um artista de X-Men de longo prazo?
White: Sim, sim ... mas é muito cedo para anunciar esses planos. Novamente, se você olhar para os nossos planos para uma nova equipe X-Men, acho que será capaz de adivinhar quando descobrirá o novo artista regular. Vai ser bom.
E vamos parar a conversa por aqui! Amanhã voltaremos com a segunda parte da entrevista com Jordan White e mais novidades do Reino de X. Fiquem de olho aqui no site!
Coveiro