quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Uma conversa com o editor de 'Reino de X' - Sobre o Futuro Mutante e sucesso da equipe editorial - Parte 2

O tempo do "Crepúsculo de X" acabou e agora começa uma nova fase dos mutantes de Krakoa com    'Reino de X'.  Pra falar um pouco sobre essa nova etapa da extraordinária recriação dos X-Men por  Jonathan Hickman, o Newrama conversou com o editor Jordan D. White sobre vários pontos e curiosidades ainda a serem reveladas nas revistas interligadas. A primeira parte da conversa já postamos aqui. Siga agora com a continuação da entrevista nessa parte 2:


Nrama: De quadrinhos futuros a revistas anteriores sobre o futuro, eu reli Powers of X recentemente e percebi a relativa ausência de alguns desses personagens e elementos das histórias definidas no futuro nos livros atuais. Sei que esses ainda são futuros distantes e alternativos, mas que tipo de quadro você pode pintar para leitores que se interessaram por esses conceitos e como eles podem reaparecer daqui para frente?

White: Bem, esses 'futuros' foram todas as vidas passadas de Moira MacTaggart que não existem mais. Existirá uma Rasputin ou Cardeal no futuro de sua décima vida? Será um Nimrod Menor ou um Nimrod Maior?

Todas essas questões ainda precisam ser vistas. Dito isso, no geral, fizemos uma escolha consciente de não mergulhar no futuro desde que Powers of X foram incluídos - grande parte da configuração que ele colocou depende dessa questão - a 10ª vida será diferente para os mutantes, ou eles perdem novamente como sempre fizeram no passado? Pular para frente corta muito a tensão disso.


Nrama: Permanecendo na ideia de surpresas ... De todos os títulos e arcos de história atuais e futuros, qual você acha que vai surpreender mais as pessoas? Qual será o sucesso surpreendente para você?

White: É incrível, estamos sempre inventando coisas novas e planejando novas idéias, então, toda vez que me fazem essa pergunta, há uma história totalmente nova em meu cérebro que acabamos de definir. O Hellfire Gala vai ser uma verdadeira surpresa para as pessoas, e na semana passada nós acabamos de fechar DUAS histórias realmente incríveis que serão lançadas logo depois que vão deixar as pessoas boquiabertas.


Nrama: Vamos fazer um pouco de contabilidade em quadrinhos anunciados ou especulados. A ideia de um quadrinho da Moira foi apresentada em um ponto, e as notícias de uma revista da X-Corp borbulharam duas vezes. Você pode nos dar uma atualização sobre isso - ou uma atualização de quando as notícias podem estar chegando?

White: Um deles você verá muito em breve. O outro ... as coisas acontecem rapidamente nos quadrinhos, e às vezes provocamos algo que pode não acontecer. É uma tradição dos X-Men - pergunte a Metoxo, o Homem Lava. Mas ainda há uma chance! Na verdade, só tive uma ideia sobre isso porque você perguntou que poderia ser uma maneira diferente de mudar.



Nrama: Eu entrevistei você seguidamente ao longo dos anos, desde quando fazia os títulos de Deadpool até comandar a linha de Star Wars da Marvel, e agora isso. Star Wars pra X-Men é uma grande mudança, antes mesmo de eu mencionar o processo de trabalhar com a Lucasfilm. O que você acha que aprendeu com a edição de Deadpool e Star Wars que você trouxe para a linha X-Men e desenvolveu ainda mais?

White: Deadpool foi a primeira vez que comecei a trabalhar em um quadrinho como editor de longo prazo, para ser capaz de semear coisas e supervisionar tramas que duraram anos em alguns casos. Star Wars foi minha primeira vez supervisionando uma linha inteira de quadrinhos que se conectavam, além de fazer um lançamento da linha MUITO alto. Todos esses são obviamente uma grande parte do que estou fazendo como editor sênior encarregado do X-Men.

Eu não seria o editor que sou hoje sem ter trabalhado em Deadpool e Star Wars. Na verdade, sinto muito a falta de ambos ... uma das maiores ferramentas na minha caixa de ferramentas como editor é que eu absolutamente me apaixono pelos projetos em que trabalho. Eu era fã de Deadpool e Star Wars antes de trabalhar em seus quadrinhos, mas eu amo os dois muito mais agora. Isso é outra coisa que foi transportada para o meu trabalho em X-Men... esta era dos quadrinhos fará parte de mim para sempre agora. Nunca serei o mesmo.


Nrama: Já que está tudo pronto, o que você acha do que você e os outros realizaram até agora com a House of X / Powers of X e a era 'Crepúsculo de X' como um todo?

White: Eu não poderia estar mais orgulhoso. Tanto as coisas que Jonathan e toda a equipe realizaram, em termos de história, quanto o que construímos em nossos sistemas de trabalho nos bastidores. É uma experiência muito diferente como parte do X-Office agora do que como parte de qualquer um dos que dirigi ou participei no passado... ou sobre os quais ouvi falar. Somos muito unidos, trabalhamos juntos e apoiamos as ideias uns dos outros, nos bastidores e com as revistas que lançamos.

O fato de continuarmos a publicar revistas de alta qualidade e trabalharmos juntos para fazê-lo tão calorosamente durante um período de tumulto como o ano passado é algo realmente incrível e do qual estou extremamente orgulhoso de fazer parte.


Nrama: Acho que é justo dizer que tem sido muito bem-sucedido até agora, criticamente e financeiramente. Quais foram as grandes 'vitórias' pessoais para você nisso? Uma certa aposta, um certo risco compensando, uma certa edição?

White: Oh, meu Deus. Bem, em primeiro lugar, o que mencionei na resposta anterior - a comunidade que construímos fazendo as revistas é incrível. Isso é enorme porque minha filosofia de edição sempre foi tentar ajudar os criadores a fazer a melhor versão possível da história que desejam, e o fato de que podemos ter uma linha inteira que funciona em conjunto para permitir que todos façam isso, mas ainda trabalhamos juntos é incrível e uma homenagem ao quão talentoso e generoso cada um deles é.

Além disso, tantas coisas... mas não quero levar crédito por muito? Há muitas coisas que surgem das conversas das quais eu participei, ou ideias que eu joguei fora que os escritores agarraram e fizeram funcionar, mas eles merecem o verdadeiro crédito por isso. Tipo ... sim, estou muito feliz por ter sido capaz de sugerir Sábia como personagem em uma revista onde ela faz sentido para que ela pudesse voltar do limbo, mas o verdadeiro crédito vai para Ben Percy, que também a achou uma boa cabem e a fizeram brilhar.

Ou, sim, eu lembrei Leah Williams que Rachel tinha poderes do tempo no início do planejamento do X-Factor, mas ela é quem tem que fazer esses poderes funcionarem (uma coisa que muitos escritores não estavam interessados ​​em fazer). É sempre divertido fazer um brainstorm, especialmente com esse grupo, mas a pessoa que executa a ideia deve realmente ser aquela que recebe o elogio.



Nrama: Vamos falar mais sobre as pessoas que não estão nos créditos da revista. As pessoas conhecem você e os criadores, e alguns conhecem Tom Muller, e alguns têm a sorte de conhecer Annalisse. Você pode nos contar sobre a equipe e quaisquer heróis anônimos que estiveram envolvidos no sucesso de 'Crepúsculo de X'?

White: Atualmente, o X-Office é, editorialmente, eu mesmo como editor sênior; Annalise Bissa, que você mencionou, como minha editora associada. O editor Mark Basso e a editora assistente Lauren Amaro trabalham em Wolverine, Satânicos e X-Force. O editor Jake Thomas e o editor assistente Shannon Ballesteros trabalham no X-Factor e no 'Way of X'. O editor assistente Chris Robinson estava conosco para o lançamento de 'Crepúsculo de X,' e o editor Darren Shan trabalhou em alguns dos quadrinhos de pré-lançamento antes de se mudar para o escritório dos Vingadores, aquele traidor. Ou 'Farsante', suponho.

Nrama: [risos]

White: Trabalhamos com uma tonelada de pessoas talentosas na Marvel Production Bullpen em páginas de dados e na criação de nossas capas, como Nick Russell, Carlos Lao, Anthony Gambino, Salena Mahina, Stacie Zucker e Adam Del Re. Jay Bowen fez um grande trabalho de design para nós.

O pessoal da Gestão de Talentos - Rickey Purdin, Dan Edington, Kateri Woody, Sarah Sather, George Belliard e Emily Newcomen - que nos ajudam a lançar os livros, agendar artistas e montar capas variantes. A equipe de vendas e marketing que ajuda a divulgar: Anthony Blackwood, Peter Charpentier, Dan Petraglia, Andrew Griffo e, claro, o próprio David Gabriel.

Além de Ryan Penagos, Tucker Markus e Ron Richards na New Media, que nos deram holofotes tão legais.Além disso, você sabe que é estranho, mas não sei se alguém realmente deu a Jonathan Hickman o crédito que ele merece pelos livros.


Então, é isso, pessoal! Acho que não poderia ter material mais completo sobre essa nova fase mutante do que essa baita entrevista com o editor. E que venha o Reino do X!

Coveiro

comments powered by Disqus