terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Campeões: Ainda fugindo da lei...

 Talvez nenhuma outra revista tenha sido tão prejudicada durante a pandemia de COVID-19 do que a dos Campeões. O arco 'Foras-da-lei' ou 'Outlawed' que se espalharia entre as revistas de heróis adolescentes no verão passado acabou se desmantelando quando alguns títulos continuaram saindo e outros acabaram 'adiados' por tempo indefinido. A quarta edição da mensal de Campeões saiu na última quarta-feira e ainda se arrasta pelas consequências da criação da 'Lei Kamala', sem termos ainda uma conclusão definitiva para o futuro dos jovens heróis.



Depois que a C.R.A.D.L.E. invadiu a primeira reunião dos jovens heróis na edição #1, a resistência dos Campeões ficou desmantelada. Os novos capturados Guarda da Neve, Granada e Gafanhoto Vermelha foram enviadas a um complexo de "reaprendizado" que mais lembra antigos campos de reabilitação de tempos mais obscuros de nossa história. Os mais resistentes dali eram enviados a tratamentos mais pesados para repensar suas ideias. Depois de um tempo, como é mostrado na edição #3, algumas delas acabavam 'quebradas' e cedendo a lavagem cerebral das 'escolas reformatórias' do C.R.A.D.L.E., como foi com a Granada que acabou fazendo um video pra desestimular os jovens heróis a resistir e preferir se entregar.

Já do lado de fora, você encontraria uma população dividida sobre como os Jovens Vigilantes estavam sendo tratados. Haviam passeatas de jovens que acusavam essas "leis de proteção" sendo usadas como desculpa para a forças do estado controlarem e reprimirem os que pensam diferente. Haviam outros jovens que questionavam o poder dado a esse grupo e a essa 'romantização' da violencia vigilante. O exemplo desastroso no Colegio Coles estava muito recente e haviam aqueles que não esqueceriam fácil o sentimento de medo que tiveram. Os dois lados eram tão fervorosos em seus pontos que já ameaçavam um embate entre civis nas ruas.

Do alto, Miles Morales, Kamala Khan e Sam Alexander, praticamente o trio fundador dos Campeões, observava tudo ainda sem saber qual próximo passo tomar. Sempre intempestivo, o Nova decidiu se intrometer e impedir a briga dos protestantes nas ruas, mas acabou escalonando a situação. Acabaram tendo que fugir dali e o primeiro lugar que pensaram foi na casa de Riri Williams, a Coração de Ferro. A amiga havia sumido desde a 'morte' da sua amada Viv e vinha ignorando as chamadas e mensagens dos amigos Campeões.

Na conversa com Riri, acabaram discutindo sobre se valia a pena ou não continuar a vida de jovem super-herói. Abalada, a amiga parecia que estava decidida a abandonar o manto de Coração de Ferro e continuar seguindo a vida apenas investindo no potencial de gênia tecnológica que lhe era nata. Ela também se preocupava com o destino dos colegas presos e dizia que os três amigos ali estavam sendo inocentes quanto a real repercussão de todas as ações. A discussão foi interrompida pela chegada do C.R.A.D.L.E. que mais uma vez recebeu a denúncia da atual localização dos Campeões.

Enquanto isso, vemos que Viv Visão passou a realizar uma jornada de 'auto-avaliação'. Usando uma forma humana com um indutor de imagens, seguiu por uma longa viagem de ônibus até o Kansas até que encontrou uma senhora chamada Cora que precisava de ajuda com sua rede elétrica. Viv ajudou a velhinha e em troca recebeu dela casa e comida, já que achava que a garota tinha 'fugido' de casa. Em palavras sutis na conversa, a senhora parecia estar dando os conselhos certos para a sintozóide. Falaram sobre trair a confiança dos amigos em troca de protegê-los ou de lutar pelas coisas que acreditam, por mais perigosas que fossem, pra provar ao mundo que seu ponto está certo. Cora exemplificou que é do carater humano ter falhas e inconsistências.

Depois do ataque na casa da Riri, os quatro Campeões viram que não tinha naquele país um lugar seguro para eles. Qualquer ponto que fossem, eram imediatamente abordados por novas equipes da C.R.A.D.L.E. seja compostas por ex-agentes da S.H.I.E.L.D. ou ex-Novos Guerreiros. Mesmo quando tentaram ir para o oriente pedir ajuda a Amadeus Cho (agora parte dos Agentes da ATLAS), foram impedidos de deixar o país. O último lugar que pararam foi na casa de árvore de um garoto chamado Jesse, que era favorável e apoiador da causa dos Campeões. Não demorou muito para o C.R.A.D.L.E. chegar até eles ali, só que desta vez eles foram surpreendidos pela chegada de ninguém menos que Ciclope, Pó e Fada.

O líder mutante e ex-Campeão estava disposto a comprar um incidente internacional em troca de proteger as crianças. Disse que os quatro jovens estavam sobre proteção de Krakoa e com isso fez com que os agentes recuassem. Com essa hesitação, a Fada teleportou todos pra longe dali e de volta ao laboratório da Riri. Lá em segurança, Ciclope alertou que eles demorariam pra ser rastreados porque quem estava denunciando eles estava usando imagens de satélites pra acompanhar a fuga. E esse alguém era ninguém menos que a Viv Visão.

Ainda abalados com a revelação da traição da amiga e tentando entender os motivos, Ciclope seguiu contando as más notícias. Ele blefou com a C.R.A.D.L.E. e ele não conseguiu um aceite do Conselho Silencioso de Krakoa pra dar asilo aos jovens heróis não-mutantes. Ciclope então pensou numa alternativa segura. Convidou os quatro heróis a se juntarem aos Carrascos e viverem aventuras 'piratas' em águas internacionais sob a proteção mutante.



O Senador Geoffrey Patrick não estava feliz com os números de pessoas divididas sobre a questão e piorou a situação quando viu que mais jovens estavam em conflitos nas ruas pelas opiniões diversas na Lei Kamala. Agora, surgiu uma situação delicada internacional com os mutantes. Nervoso, ele questionava que precisava capturar os Campeões e ter ao lado dele uma vitória que conquistasse "mentes e corações".

Em alto mar, os Campeões presenciaram pela primeira vez os Carrascos de Kate Pryde em ação. Era uma ataque de Attuma a um navio de uma expedição científica. Após deter o atlanteano com um bloco de gelo, os heróis mutantes descobriram que Attuma tinha uma justificativa para o ataque. Os pesquisadores estavam usando energia sísmica para o estudo e isso estava abalando o equilíbrio do oceano na região. Os Carrascos então conseguiram resolver a situação mediando e aconselhando os dois lados da situação. Tudo aquilo serviu de exemplo pra Kamala, que andava bem em dúvida sobre o que fazer com o futuro do seu jovem grupo.

Assim como os Carrascos avaliavam cada situação em particular, tentando no final apenas saber quem precisa de ajuda e quem está causando dano, cientes de que poderiam ter feito no meio do caminho um erro no julgamento, Kamala decidiu que era hora de voltar e encarar a situação de frente e questionar a lei diretamente e não fugindo. Já no Kansas, Viv ouviu outro conselho de Cora, que desafiou as leis que proibiam negros em estabelecimentos de brancos em sua época, simplesmente porque estava ciente de que era uma lei injusta. Cora achava que era hora de Viv voltar, encarar seus amigos Campeões e tomar juntos uma decisão. Sim, a velhinha sabia muito bem que ela era a sintozóide desde o começo.

A passagem de Eve Louise Ewing nos Campeões parece que vai ser curta, mas ainda assim marcante. Ela colocou muita reflexão e uma brilhante discussão política em apenas quatro edições até agora com o grupo. Soube trabalhar a nova geração, não só de heróis, mas de jovens, muito bem. Foi acompanhada dos talentosos Simone Di Meo e Bob Quinn nesses três números e entregou uma história brilhante e gostosa de se ler. É realmente uma pena que teremos que nos despedir dela no próximo número.

Coveiro

comments powered by Disqus