terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Até onde vai os limites dos poderes de Wanda no UCM?

 A escolha do título do quinto episódio de Wandavision foi realmente uma descrição literal do que ele é. "Um episódio muito especial" é o capítulo da série que mais tivemos pistas a serem trabalhadas sobre todo o mistério envolvendo Westview e, principalmente, o que de fato vem acontecendo com Wanda Maximoff. É com ele que dá pra ter uma ideia de até onde vai a extensão dos poderes da Feiticeira Escarlate. Ao menos, até o momento.

Até então, nada estava muito claro sobre o que de fato Wanda estava fazendo em Westview. A cidade foi sitiada por uma barreira quase invisível de energia que deixou o lugar incomunicável com o outro lado. Os moradores do lugar foram "tomados" por uma estranha série de TV que era emitida por um antigo sinal e assumiam novas identidades. Alguns em determinados momentos transpareciam estar semi-conscientes de que eram feitos "reféns" e não conseguiam sair de Westview por forças além da própria vontade. E quem ou o que fosse de fora e atravessasse para o interior dos limites da cidade, era automaticamente modificado para um visual condizente e impulsionado a fazer parte da trama. Seja drone ou seja um agente da E.S.P.A.D.A.

A coisa mudou quando a partir do episódio 3 Wanda deu a luz a dois filhos gêmeos. Até então, o que se acreditava era que a Feiticeira Escarlate só podia 'alterar' objetos e pessoas que já de fato existiam no lugar. Só que Billy e Tommy parecem de fato ter surgido do nada, como que de fato entregues pela 'cegonha' numa gravidez acelerada de 3 dias. O episódio 5 que retoma a continuação da história de sitcom da vida de Wanda mostra agora os meninos crescendo, incluindo um abertura de episódio a la "Full House", série das irmãs Olsen dos anos 80.

O episódio começa com os bebês chorando e a Wanda e Visão tentando fazê-los dormir. Quando a mamãe tenta usar seus poderes para aquietar os gêmeos, ela não tem sucesso e questiona "Porque vocês não fazem o que eu quero?". Na tomada seguinte, aparecem os pequenos atores Gavin Borders e  Baylen Bielitz vivendo o papel dos jovens Thomas e William que cresceram em segundos. Isso sem qualquer ação da Wanda. Após a abertura, os gêmeos acham um cachorro perto de casa e fazem de tudo para poder criar ele. O bichinho ganha até o nome de 'Faísca' para termos o easter egg com sua versão verdinha dos quadrinhos. Quando os pais tentam impedir a adoção do filhote alegando que os garotos são muito novos, os gêmeos espicham de tamanho instantaneamente e quem assume os papéis de Tommy e Billy são agora Jett Klyne e Julian Hilliard. Vale ressaltar aqui, de novo as crianças crescem anos em segundos completamente fora do controle da Wanda.

Antes de seguir em frente, vamos falar de outra personagem que começa a se comportar mais e mais estranho agora nesse episódio - Agnes, o melhor, a 'Tia Agnes'. Na mesma cena com os bebês chorando, ela surge "adivinhando" que a Wanda precisa de ajuda. E quando o Visão parece relutar que ela pegue nos filhos, ela interrompe a cena como se fosse de fato uma atriz e questiona se é pra "começar de novo" a atuação. Sem Wanda e Visão entenderem, ela olha firmemente pra Wanda e pergunta "Você não quer que eu ajude com seus filhos?". Aqui, Agnes - seja ela quem for - parece mais uma vez estar em completa consciência de que eles estão "num programa de TV". E mais - parece que ela até direciona algumas cenas para acontecerem de certo modo. Fora que Agnes nem mais se importa com as alterações de realidade e crescimento rápido das crianças.

As coincidências das aparições de Agnes sempre que Wanda precisa de algo (que convenhamos, existiam desde o episódio 1), continuam mais a frente nesse episódio quando ela surge com a casinha de cachorro depois que os gêmeos apresentam o Faísca para os pais. Nesse ponto da história, se você começar a questionar que foi a própria Agnes que colocou o cachorro perdido perto de casa, não acharia seu pensamento equivocado. Daí, a próxima cena com a Agnes acontece justamente com a suposta morte de Faísca ao comer azaleias do seu quintal. Ela aparece com o cachorro morto embrulhado e toda a cena é construída para levantar a questão - 'Wanda é capaz de trazer alguém de volta a vida?'. Sob a pressão dos meninos e da própria Agnes que pergunta se ela é mesmo capaz disso, Maximoff resiste e coloca que a morte é algo sagrado e não deve ser revertido. Mas isso significa que Wanda não pode mesmo ressuscitar alguém ou não quer?

Parte importante do episódio também é montada em cima da descoberta do Visão no seu escritório sobre o que de fato vem acontecendo em Westview. Primeiro ele recebe a mensagem "truncada" nos computadores do trabalho falando da "Anomalia Maximoff". Depois, ele desperta o colega de trabalho 'Norm' por alguns segundos e entende de vez que ele está sendo dominado pelos poderes da esposa. Logo associa que deve ser assim com toda a cidade, como ele vem percebendo. Em casa, Visão confronta Wanda sobre isso e diz que ela não pode controlar ele tão facilmente como os outros. Mas Wanda tenta evitar o assunto de outras maneiras. De cara, decide 'acabar com o episódio'. Depois, praticamente se arma pra uma briga com o esposo e a coisa fica feia. E a fala mais importante que você deve guardar dessa discussão é que Wanda diz que "não sabe como tudo isso começou".

E só pra deixar a cabeça do telespectador mais confusa, a briga do casal termina mais uma vez de forma conveniente com a campainha da casa tocando. Só que desta vez, surge surge o Pietro. Não o Pietro de Aaron Taylor-Johnson, mas um outro, reescalado para o papel. No caso, curiosamente, Evan Peters, que também viveu o Pietro anos atrás nos filmes dos X-men. E parece que Wanda mal se dá conta ali que seu irmão de verdade está morto. Há obviamente, muitas teorias de quem seja ele de fato e já falamos delas aqui no site.

A principal questão que temos que levantar com esse episódio todo é sobre os limites dos poderes de Wanda no UCM. Que ela agora vem conseguindo alterar a realidade, já sabemos. Mas até então, tudo era feito em cima de matéria já pré-existente. Mesmo para trazer de volta o Visão, vimos aqui que ela teve que roubar seu corpo desmontado num laboratório. Só que o caso dos gêmeos é diferente. A não ser que venha alguma outra explicação mais a frente, eles de fato vieram dela. E diferente dos demais 'personagens' de Westview, ela sequer consegue usar seus poderes para comandar eles assim como não conseguia dominar aquela simbólica cegonha no episódio 3. A impressão inicial portanto é que ela de fato pela primeira vez ali 'alterou' a realidade para criar nova vida, de verdade e independente. Mas como?

Essa é uma questão importante na série pra mim e fica bem claro que a personagem da Agnes também está querendo saber. E para ter sua resposta, parece que a Agnes fez uma artimanha. Minha sugestão é que ela fez os meninos encontrarem o 'Faísca' somente pra na primeira chance matá-lo e assim querer observar em primeira mão se a Wanda é mesmo ou não capaz de 'dar a vida' a alguém. E a questão sobre vida e morte continuam até mesmo no final do episódio. Aparentemente, o irmão Pietro volta a 'vida' de Wanda, mas não sendo o mesmo que morreu. Ela precisou trazer uma 'outra versão'. Mas foi porque não queria? Ou não podia?

As questões estão aí. Elas vão determinar o futuro dos filhos da Wanda no UCM, mas também podem apontar uma agenda por trás das interferências de Agnes nessa história. E se tiver mais alguém por trás de tudo, talvez tenhamos aí o real interesse do porquê ele está manipulando a Feiticeira Escarlate. Wanda de fato é, como dizem, a personagem mais poderosa do UCM e mal sabemos ainda o quanto ela pode ser.

Coveiro

comments powered by Disqus