quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Como os quadrinhos explicam o que aconteceu com Wilson Fisk na série do Gavião Arqueiro?

 


Aguardado muito antes graças aos rumores de que ele estaria na série do Gavião Arqueiro, o episódio 6 desse seriado "natalino" da Marvel Studios da Disney+ trouxe o Wilson Fisk de Vicent D'Onofrio para o UCM. E os fãs certamente ficaram felizes de ver que sua participação não foi pequena. O "Rei do Crime", ora referido como o "Grandalhão" ou "Gordo" por outros personagens, apareceu ativamente nesse capítulo final e inclusive resolveu sujar as próprias mãos para resolver suas pendências com Eleanor Bishop, a mãe da Kate, com quem ele tinha alguns negócios escusos.

Vestindo um terno de kevlar feito sob medida e muito mais volumosa que a versão anterior, essa variante do Wilson Fisk do UCM aguentou de tudo nesse episódio final de Gavião Arqueiro. Não sentiu nada quando Kate Bishop lhe enfiou uma flecha a queima roupa, pareceu suportar quase incolúme o impacto de veículo sendo atirado nele e até mesmo sobreviveu a uma explosão explosiva desencadeada pela flecha "muito perigosa" que termina uma luta arrastada entre ele e Kate. Ainda assim, quando os policiais foram revistar o lugar, o Rei do Crime não estava mais lá. Um Fisk espancado e machucado caminha por um beco coberto de neve quando é interceptado por Maya, que sabe que o "Tio" Fisk não parece ligar muito para seus subordinados e quando foi necessário entregou a "cabeça" da gangue do agasalho, o pai de Maya, para ser morto pela espada de Ronin.

"Somos uma família", disse Fisk, olhando para o cano da arma de Maya. "Às vezes a família não concorda." A câmera se afasta pouco antes de Maya apertar o gatilho. Esse poderia ser o fim do "Tio", a aparente morte de Fisk ocorrendo fora da tela com o som de um único tiro seguido de um baque surdo. Isso tem irritado bastante os fãs que aproveitaram quase tudo desse episódio final, mas queriam ver mais do Rei do Crime, recém chegado no UCM, em outras séries futuras. Mal sabem ele que na Marvel, rege primeiro o lema "sem corpo, sem morto". E às vezes, mesmo tendo o corpo, o jargão falha.

Mas em busca dos quadrinhos, vamos ver porque essa cena foi bem importante para os fãs e para a história da Eco, do que parece a primeira vista. Nos quadrinhos, Maya é a filha adotiva de Fisk que culpa o Demolidor pelo assassinato de seu pai, o mafioso. Sem saber que ele é secretamente seu atual amante Matt Murdock, Maya ataca o Demolidor até Matt revelar sua identidade - e as manipulações de Fisk. É nessa época que Fisk sobrevive pela primeira vez a vários ferimentos de bala quando é abatido à queima-roupa por um inimigo no Demolidor (Vol. 2) # 13. Mas é em Demolidor (Vol. 2) #15 que Maya confrontando Fisk e atira na cabeça dele por matar seu pai e incriminar Murdock.


Bem, é isso que imaginávamos. Na verdade, páginas depois vemos que Fisk sobrevive, mas perde a visão por um tempo. Várias edições seguem até chegar a era Bendis. Depois de passar por uma cirurgia reconstrutiva para sua cegueira no exterior, Fisk retorna e volta a sua atenção para retomar seu império do crime no Demolidor (Vol. 2) # 46. 



Com isso, Leitores, fica bem evidente que sendo algo ocorrido fora de cena, é díficil que Wilson Fisk tenha morrido ali. Você viu apenas um estampido de arma. Pode ser que no final o Rei tenha só se ferido. Pode ser que Maya tenha apenas errado o tiro. Pode até ser que o estampido da arma seja de uma outra pessoa, algum outro guarda-costas do rei que tenha atirado em Maya e o protegido. As respostas certamente estarão no spinoff de Gavião Arqueiro, Eco, agora em desenvolvimento na Disney +. 

Coveiro

comments powered by Disqus