sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Agentes da SHIELD: O Homem chamado Letal

Demorou um pouco pra sair, mas parece que a Panini não titubeou em continuar o lançamento em especiais encadernados dos Agentes da SHIELD. Afinal, com o sucesso e elogio cada vez mais crescente na série da TV,não dava pra deixar os fãs orfãos. E esse encadernado que saiu no começo deste ano continua ainda o primeiro volume e é uma reunião de várias histórias com diferentes artistas. Todos eles capitaneados pelo roteiro de Mark Waid. Confira:



No "Estranho Caso de Daisy Johnson e Mister Hyde" (desenhado por Greg Smallwood), a Tremor tem que confrontar depois de muito tempo a figura horrenda de seu pai, Calvin Zabo. Remontando um pouco a história da heróina que até então não tinha ficado tão claro, Mark Waid introduz aqui o apelido Skye como uma forma curiosa do Coulson se relacionar a ela e explica finalmente de forma clara a origem dos poderes dela - Inumana, de fato. Daisy precisa do pai mais uma vez pra ajudá-la a salvar de seus próprios poderes, cujo corpo está reagindo fortemente ultimamente. Zabo se habilita, encontra a cura, mas não perde a oportunidade de recriar uma nova versão da fórmula para si e virar Hyde de novo. Desta vez, ele queria tornar Daisy como ele, mas Coulson reverteu o jogo e tomou o soro virando um mostro como ele. E quem vencerá dentre eles é aquele cujos sentimentos primordiais prevalecerem.



Em "Não era Anjo" (por Paco Medina e Juan Vlasco) , os Agentes da SHIELD terão a participação especial da Harpia, personagem que já esteve como parte do elenco fixo da série por um tempo, para lidar com um caso de um estranho e macabro grupo na internet que está vendendo aprimoramentos corporais feitos com cirurgia pra jovens adolescentes. Daí, ou eles são usados como mercenários ou vendidos como escravos "pets" de bilionários. Após uma missão bem sucedida, as crianças foram recuperadas de volta e poderem ter sua forma física revetida. Contudo, em alguns casos, Coulson ainda vai usar os jovens para ir atrás e dar uma lição em quem apoia tal tráfico.


Em "O Homem chamado Letal" (por Lee Fergunson) , Coulson começa falando com o seu velho amigo Marcus Johnson, mais conhecido como Nick Fury Jr, para desvendar o caso de um misterioso sujeito que parece estar embrenhado em toda a história da própria SHIELD. Todos ex-diretores parece reconhecê-lo mas sem nenhuma memória detalhada do mesmo. Esse tal Homem chamado LETAL agora convoca Coulson, que poderia ser o próximo a sentar na cadeira de diretor, e isso o leva um dos mais simbólicos lugares das revistas antigas do Fury, a base secreta embaixo da barbearia. A história aqui, que é praticamente uma comemoração dos 50 anos da Agencia de espionagem, traz a participação de vários nomes que já participaram ativamente das histórias ao longo deste tempo como Dum Dum Dugan, Condessa Valentina e Jasper Sitweell. Ao chegar fundo no lugar, Coulson finalmente se deparou com o sujeito que pode ter controlado a SHIELD com sugestoes pós-hipnoticas por todo esse tempo. Ele relata aquilo que supostamente é a história secreta da SHIELD (mais ou menos seguindo o que conhecemos das minisséries do Hickman) e dá entender que seja o próprio Leonardo da Vinci. Letal então conta seu elaborado plano, que culminaria em mais uma vez mover as coisas na SHIELD, matar Maria Hill e colocar Coulson como novo diretor. Desta vez, diferente dos outros que entraram em contato com ele, Phil estava preparado e usou a hipnose contra o próprio Letal. No fim, apesar de ele conseguir escapar, deu tempo de salvar a vida de Maria Hill aquele dia.



A história de "Um Pato chamado H.O.W.A.R.D."  (por Evan Doc Shaner)  consegue ser mais insana do que naturalmente são as histórias desse irreverente personagem da Marvel. O Agente Fitz e o Agente Warrick (aquele que manja de conhecimentos arcanos e tem cara de Coruja) tem que convencer o nosso querido Pato Howard a entrar numa missão insana para salvar a realidade de um efeito colateral da saga Aranhaverso. Era preciso de alguém de outra dimensão (só com pessoas patos e literalmente fechar o tecido aberto da realidade com um puxador de ziper gigante). Acidentalmente, Howard e Fitz são jogados na realidade onde todos são patos. Encontram versões patos dos Mais Poderosos Heróis da Terra, tem que lidar com um vilão, que personificou o pior pesadelo de Howard, um dono de restaurante francês que serve foie gras, e por fim acabar com a ameaça de uma versão do Galactus chamada Figadeiro. Este ser cósmico tinha uma fenda na realidade no lugar de sua barriga inchada e era preciso fechar sua camisa (com o puxador de ziper) para por fim ao problema. E assim foi feito, mas não antes de Howard e Fitz ficarem perturbados com coisas que viram em outras realidades quando quase entravam na barriga do Figadeiro.



Em "A Favor de Fortune" (de Howard Chaykin) é praticamente um revival saudosista com o antigo personagem Dominic Fortune, um misto de aventureiro e mercenário dos anos 50 em que contava muitas vezes com a sorte (Fortuna) pra sair de seus apuros. Hoje, muito mais velho, Dominic vai precisar de uma ajudinha de Coulson e sua turma para expulsar a HIDRA do seu barco, o 'Rainha do Mississipi ' (que na verdade era um grande barco-cassino de um dos seus maiores amores, Sabbath Raven). A história tem uma linha muito mais "007" das antigas e é divertido ver o Coulson falando que é bom não conhecer seus ídolos para não se decepcionar.
É curioso lembrar aqui também que o personagem já foi cogitado aparecer numa série spin-off de Agentes da S.H.I.E.L.D. chamado Most Wasted, que acabou sendo cancelado pela ABC após avaliarem o piloto.

Regicida (desenhada por Joe Bennet)
A Terra foi destruída e os culpados foram os Asgardianos. Tudo causado pela morte de Odin, que foi esfaqueado pelas costas em seu trono e a culpa recaiu sob Midgard. Com isso, uma grande batalha ocorreu e muitos pereceram, até mesmo os dois Thor tombaram tentando defender a Terra. E quando os Mais Poderosos Heróis do Planeta não podem mais ajudar, eis que temos os Agentes da SHIELD. Numa missão com todo o principal time do seriado - Coulson, May, Fitz, Jemma e Daisy - , os Agentes da SHIELD são cobram um dívida de Heimdall (ver edição anterior) e são levados para Asgard e pro passado num momento em que Odin estava vivo. Disfarçados de asgardianos e escondendo nas mãos as armas que outrora os heróis caídos portavam, eles se infiltram no palácio do Rei e chegam no momento exato em que o assassino de Odin iria agir.



Juntos, eles de fato detém o assassino, que parece ter poderes para controlar o tempo e congela todos ao redor menos ele e os midgardianos. Aos poucos, as armas do passado vão desaparecendo uma a uma e Coulson percebe que com isso impediu o fim de midgard no futuro. Odin, que nessa hora despertou, usou sua magia e transformou seu potencial assassino numa ampola. Depois, o Pai de Todos custou a acreditar na conversa dos Agentes da SHIELD, mas aceitou e transportou-os para a Terra. No fim, o mundo estava a salvo e Fitz conseguiu pontuação suficiente no seu treinamento pra ganhar um macaco de estimação.


Assim como no outro encadernado, são histórias soltas e quase nunca pretensiosas. Talvez, a mais interessante, a do Homem Chamado Letal, merecesse mais atenção por ditar um escopo grandioso que pouco gente que lê Marvel conhece sobre o passado da SHIELD. No mais, diversão bem passável, mas que deve estar rendendo já que a Panini não demorou quase nada pra soltar um terceiro encadernado com a nova e última fase dos personagens - Agentes da SHIELD: Protocolos Coulson.

Coveiro

comments powered by Disqus