sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

MARATONA 616: Interesses Amorosos do Pantera Negra



Ao contrário do que muitos poderiam imaginar, não foram muitas que conquistaram o coração do Rei de Wakanda. Durante esses 50 anos de existência, o Pantera Negra teve tão poucos relacionamentos que sequer podemos preencher os dedos de uma mão. Já por outro lado, algumas outras potenciais pretendentes obviamente tentaram de tudo para que o cupido flechasse T'Challa, mas tiveram nenhum sucesso. Nessa nova parte da maratona, não conseguimos juntar 10 mulheres na vida do Rei. Ainda assim, reunimos algumas de suas namoradas e outras que tiveram um interesse amoroso:

Interesses Amorosos

Princesa Zanda (Criada por Jack Kirby)
Zanda é a princesa de uma outra nação fictícia africana, mas muito bem armada chamada Narobia. Criada originalmente na fase do Jack Kirby, cujas histórias são consideradas fora da cronologia pela maioria das pessoas, Zanda era mais uma vilã das histórias do que um par amoroso. Christopher Priest chegou a trabalhar com ela em algumas de suas histórias junto com a versão do Pantera Negra do Kirby tratando-a mais como um alívio cômico e uma personagem de outra realidade. Todavia, Reginald Hudlin quando a trouxe de volta para os quadrinhos, colocou-a como de fato uma personagem que sempre existiu neste mundo e deu entender que a Zanda tinha algum tipo de compromisso/esperança de que casaria um dia com o Rei de Wakanda. Quando soube que T'Challa estava prestes a casar com a mutante Tempestade, ela foi logo querer bater de frente com Ororo e, por muito pouco, não tivemos um incidente internacional.




Tanzika (Criada por Don McGregor e Rick Buckler)
Inicialmente, Tanzika aparece como sendo uma das servas fieis do Rei T'Challa, mas que durante a estadia de Monica Lynne em Wakanda, nitidamente demostra desdenhar dela sempre que ela está fora das vistas de T'Challa, apesar dos esforços de Lynne em se socializar. Tanzika também apareceu numa das histórias do Capitão América quando Sam Wilson e sua namorada Leila Taylor vão visitar Wakanda, e mais uma vez as diferenças culturais dela com Leila logo fizeram uma desgostar da outra. O arisco comportamento de Tanzika só foi entendido completamente numa minissérie de Don McGregor publicado muito tempo depois, Black Panther: Panther's Prey. Aqui é revelado que Tanzika inicialmente tinha aspirações de se relacionar com T'Challa e achou um insulto ele preferir uma estrageira no seu lugar. Sem ser correspondida pelo seu Rei, Tanzika tentou incriminar Monica Lynne pela morte de um membro do alto conselho de Wakanda. T'Challa descobriu a farsa e a prendeu em represália (Como visto em Jungle Action). A personagem que volta a aparecer em Black Panther: Panther's Prey, foragida da prisão e como amante do vilão Solomon Prey. Ela tinha planos de destruir Wakanda tanto roubando seu vibranium como também através da venda de droga na periferia. No fim, mais uma vez foi derrotada pelo Pantera Negra e direcionou a raiva de seu fracasso para a "Senhora Lynne".



Nakya/Malicia (Criada por Christopher Priest e Mark Teixeira)
Uma ex-Dora Milaje retirada muito jovem de sua tribo no Vale Q'Noma e desde sempre parece dislumbrada com a possibilidade de um dia de fato ser a "Adorada" que seria escolhida como rainha. No dia que T'Challa manipulado por Mephisto acabou sem se dar conta beijando Nakya, a garota se deixou ainda mais aficcionada pelo seu Rei. Por mais que Okoye a aconselhasse a deixar aqueles pensamentos de lado, Nakya só ficou mais obscecada e muito mais enciumada das outras mulheres que se aproximavam de T'Challa. Inevitavelmente, atentou pela vida de Monica Lynne e isso fez com quem seu rei a destituísse das funções de Dora Milaje como castigo. Daí por diante, seguiu um caminho mais vilanesco como já apresentamos aqui na nossa lista dos TOP 10 Vilões. Nakya, agora atendendo pelo nome Malicia, chegou em dado momento até mesmo a dominar T'Challa graças a ação enzimática da erva de Jufeiro. No fim, quando T'Challa voltou a resistir aos efeitos da erva e atacou-a tentando fazê-la cair em si por tudo que estava fazendo, Nakya o beijou pela última vez e sumiu sem nunca mais ser vista até hoje. E sim, a Nakya dos quadrinhos é uma personagem bem diferente daquela que encontramos nos cinemas.



Namoradas:

Nicole "Nikki" Adams  (Criada por Christopher Priest e Mark Teixeira)
Quando Everett K. Ross foi escalado para acessorar o Rei de Wakanda em sua visita aos EUA, nunca imaginava que sua chefe do Departamento de Estado dos EUA, que por sinal era também sua amante, já conhecia e tinha um relacionamento breve com o Pantera Negra. Os dois se conheceram quando T'Challa fazia faculdade na América, que foi onde ambos se conheceram e começaram a namorar. Dado momento, um estudante negro (que viria a se tornar Senador dos EUA) atacou o casal reclamando que alguém como T'Challa não deveria se relacionar com gente de outra cor. A situação acabou com o Príncipe de Wakanda dando uma lição no estudante e em sua gangue, mas acabou gerando um desgaste da situação ao ponto de que T'Challa acabou tudo. Aparentemente, Nikki não superou até hoje o jeito como as coisas aconteceram e tinha medo de encontrar T'Challa de novo. Ao esconder tudo isso de Everett Ross, Nicole acabou criando uma indisposição mais a frente com seu funcionário e namorado. Os dois brigaram, mas o pior ainda estava reservado para Nikki. Num momento em que estava no palácio real de Wakanda, a moça foi ataca por Nakya/Malícia e acabou morta/virtualmente morta mas em estase. Em sofrimento, Ross tentou de tudo para trazê-la de volta, mesmo que recorresse a práticas de ressureição repudiadas em Wakanda, que T'Challa efusivamente o proibiu de tentar.



Malaika (Criada por Peter B. Gilli e Denys Cowan)
Uma antiga relação de T'Challa do passado que voltaram a se reencontrar na minissérie do Pantera Negra de 1988. Era uma Wakadana que trabalhava como uma embaixatriz de comércio na França e que denunciou ao Pantera Negra os horrores que aconteciam na Azania. Nessa época, T'Challa estava com o relacionamento com Monica Lynne acabado e acabou tendo um revival com a ex-namorada nessa história. Foi algo de apenas mais uma noite, ao fim da minissérie cada um seguiu seu caminho adiante.



Monica Lynne (Criada por Roy Thomas e Frank Giacoia)
Por muito tempo, Monica Lynne foi o grande interesse amoroso do Pantera Negra, que a conheceu quando era apenas uma aspirante a cantora nas páginas de The Avengers #73, quando o Pantera Negra a salvou de um bando racista chamados de Os Filhos da Serpente. Desde então, começaram a namorar e o relacionamento ganhou mais peso nas páginas de Jungle Action quando T'Challa a levou pra Wakanda pela primeira vez e deu sinais de que a tomaria como sua esposa. A partir daí, Lynne passou a sofrer alguns atentados contra sua vida, ora por vilões do herói, ora até mesmo por Wakadanos que não viam com bons olhos terem uma estrangeira como Rainha. Numa das últimas histórias dessa fase, a moça levou T'Challa para conhecer sua família no interior e o herói acabou envolvido numa trama polêmica com membros do Klu Kux Klan local.



Com o cancelamento de Jungle Action e a fase "fora da cronologia" do Jack Kirby, a história dos dois foi jogada num limbo até ser novamente retratada no volume do Pantera Negra escrito por Christopher Priest. Monica foi usada como vítima para atingir T'Challa no tempo em que estava nos EUA, mesmo com a moça não querendo mais saber do Rei Wakadano que simplesmente acabou a relação sem muitas explicações. Muito depois nessa fase, T'Challa confessou a Lynne que terminou o relacionamento com ela por descobrir que potencialmente desenvolveria uma doença cerebral que culminaria em sua morte precocemente. Esse plot envolvendo a doença praticamente foi esquecido nas fases anteriores do personagem, mas também o relacionamento com Monica, mesmo considerado seu grande amor, nunca mais voltou a acontecer.

Ororo Munroe (Criada por Len Wein e David Cockrum)
Quando se falou do Casamento entre Tempestade e Pantera Negra tempos atrás, muita gente achou que era um plot surgido do nada e que foi uma grande forçada de barra do roteirista da época, Reginald Hudlin. Mas a verdade é que a história de que os jovens órfãos T'Challa e Ororo se conheceram no começo da adolescência vem desde a fase Chris Claremont e John Byrne, quando a dupla criou esse 'flashback' nas paginas de Marvel Team-Up #100 em 1980.



Desde então, sempre que se encontravam ora nas páginas dos X-Men, ora nas páginas do Pantera Negra, uma tensão era explicitada entre os dois e sempre se referiam com carinho a essa memória do passado. Em dado momento na fase do Christopher Priest, T'Challa e Ororo chegam a se beijar, mas não atam nenhum relacionamento por acreditarem não ser o momento certo. Foi necessário se passar quase uma década depois para que Reginald Hudlin retomasse a ideia dos dois como um casal que poderia dar certo e apostasse no casamento.  Já haviam indícios disso até mesmo em outras mídias, como no desenhos Next Avengers, e já parecia mais que na hora de fazer a coisa acontecer. Uma minissérie escrita por Eric Jerome Dickey relatou em detalhes todo o primeiro encontro dos dois na África enquanto que Hudlin preparava o terreno na sua revista mensal com o romance rapidamente ganhando seriedade.



 O Casamento foi batizado na época como o "Casamento do Século", aconteceu na edição #18 do Pantera Negra em 2006 e de fato chamou a atenção pela repercussão que acabou tendo no universo Marvel como um todo. Ororo se mostrou uma rainha altamente influente e nobre, participando ativamente das atividades diplomáticas do marido no arco  "World Tour", nas questões políticas da "Guerra Civil" e na defesa de Wakanda contra os Skrulls no arco da "See Wakanda or Die". Para ambos os personagens foi uma guinada importante que repercutiu em uma nova série de histórias dos dois bastante diferente de tudo que já haviam vivido. Chegaram a participar como membros substitutos do Quarteto Fantástico por um tempo, com um roteiro mais leve e Tempestade chegou a ter por um curto período de tempo uma revista solo.



Contudo, a pressão de fãs dos títulos mutantes que se viam viúvos da heróina com a ausência da mesma nos X-Men logo pôs em risco o casamento. Foi em 2012, após os drásticos eventos de Vingadores vs X-Men, com o ataque cruel de Namor em Wakanda, e acreditando que Ororo tinha uma posição dúbia no evento que uma Rainha não deveria ter, que T'Challa pediu uma anulação do Casamento. A separação foi algo bastante indigesto para ambos, que sempre que voltavam a se ver, revelavam pesar por tudo. Notoriamente, isso repercutiu até mesmo na direção de ambos nos quadrinhos, cujas histórias em separado de cada um pareciam ter perdido o brilho.

Contudo, a chegada de Ta-Nehisi Coates na revista do Pantera Negra parece ter acendido uma pequena esperança nos fãs que torcem pelo casal. Tempestade tem voltado a aparecer com muito mais frequência nas páginas do Rei de Wakanda e inclusive co-estrelou a série em seis partes "Black Panther & The Crew". Tudo leva a crer que Coates é simpático a ideia de fazer um revival do casal e, talvez, dessa vez os fãs estejam mais que preparados para aceitar isso.



Chega a ser até peculiar ao tentar realizar essa pesquisa de namoradas de herói não encontrar um número suficiente para realizar um TOP 10. Do mesmo modo, ao estudar sobre o tema, é quase notório que o destino sempre direcionou para que T'Challa e Ororo acabassem juntos. É a escolha natural em diversas realidades alternativas, que inclusive já geraram inúmeras versões de filhos dos dois. Talvez, o cinema nos leva a uma direção diferente, mas será que numa primeira oportunidade assim que a compra da FOX se efetivar, não veremos uma garota de cabelos prateados visitar Wakanda?

Coveiro

comments powered by Disqus