domingo, 18 de fevereiro de 2018

MARATONA 616: TOP 10 Histórias Essenciais do Pantera Negra



Acredite quando eu falar que o que você chegou a ler aqui no Brasil não é nem um terço do melhor que você poderia ler sobre o Pantera Negra. Muitas fases como a do Christopher Priest ou Dave Liss foram completamente ignoradas pelas editoras, e até mesmo volumes mais recentes como a do Reginald Hudlin ou Jonanthan Maberry foram publicados apenas aos pedaços. Mas calma que estamos aqui pra tentar te ajudar nisso e te sugerir as 10 histórias essenciais do personagens nesses seus mais de 50 anos:


10 - Introduzindo o Pantera Negra | Do jeito que começou...
Edições: Fantastic Four #52-53
Equipe Criativa: Stan Lee e Jack Kirby

Pode parecer que é só algo que se coloca de praxe quando se faz essas listas de melhores histórias de dado herói, mas no caso do Pantera Negra sua primeira aparição nos quadrinhos é algo que realmente vale a pena ler. Ao folhear essa história, não é difícil imaginar o quanto ela estava além do seu ano de publicação em 1966. Não só por introduzir o primeiro herói negro com poderes da história, mas por levar ao público uma crítica sobre a interferência estrangeira na África. Ao apresentar Wakanda como um lugar intocado e ao mesmo tempo evoluído, Stan Lee colocava a imaginação pra funcionar como seria uma nação africana se fosse naturalmente evoluída sem ser abusada pelo colonizador europeu. Para uma época que não se usava o termo, podemos dizer que Lee e Kirby pincelavam os primeiros conceitos de Afrofuturismo aqui. Essa história também é importante por estabelecer boa parte do que hoje tanto se valoriza no personagem, um herói altamente preparado e capacitado para sozinho derrotar quatro super-heróis fantásticos. Já na segunda história, somos apresentados a um dos mais clássicos vilões do Pantera, Quarteto Fantástico e até Vingadores - O insano Garra Sônica.



09 - Quem é o Pantera Negra?
Edições: Black Panther #1-6 (Volume 4)
Equipe Criativa: Reginald Hudlin e John Romita Jr.
Apesar da fase do Hudlin não ser uma das minhas favoritas, tenho que dar o braço a torcer por ela ser um bom começo para o jovem leitor que desconhece o personagem. O passado e o presente de Wakanda se misturam nessa história. A história de Wakanda é recontada para terceiros aqui, e o autor se aproveita para mudar e rejuvenescer algumas versões anteriores desses mesmos contos. Personagens como Shuri e um irmão e sobrinho do Rei T'Chaka, que antes não existiam, são criados para dar uma ideia diferente do que foi a infância do atual Pantera Negra. Temos a participação de uma versão do Capitão América da Segunda Guerra Mundial repaginando uma história em que ele encontra e confronta um antepassado de T'Challa nos anos 40. No presente, o Garra Sônica reune um time definitivo de vilões dispostos a invadir de vez Wakanda e matar o Rei. Enquanto isso, outros países (O EUA incluso aqui) vêem que uma invasão no rico Reino de Wakanda pode ter um lado positivo.




08-Sturm Und Drang/Tempestade e Impeto
Edições: Black Panther #26-29 (Volume 3)
Equipe Criativa: Christopher Priest e Sal Velluto
A longa fase escrita por Christopher Priest não é reconhecida como a "padrão ouro" a toa. Veremos mais de uma vez ela citada aqui nesta lista, mas o arco Sturm Und Drang é um que certamente não poderia faltar por ser um dos mais densos politicamente desse período. Ele acontece após a saga "Segurança Máxima" na Marvel, onde se não bastasse todos os países já estarem tensos o suficiente com invasões alienígenas recentes, tem agora que lidar com uma indisposição entre as grandes nações governadas por super-seres. Wakanda está em pé de guerra com os Lemurianos e o climão acabou envolvendo Namor e seus Atlantes, Doutor Destino e sua Latvéria e até mesmo Magneto, que era um recente governante de Genosha. Vemos nessa história um Pantera Negra muito mais político e Rei do que herói e uma trama instigante em meio as tensas políticas internacionais que regiam o mundo no final dos anos 90. Nessa história, vemos tanto uma aproximação ainda mais forte da mutante Tempestade quanto uma tensão crescente com Namor. São duas coisas que futuramente iriam repercutir em alto grau na vida do Panetra Negra.




07- O Tempo se Esgota
Edições: Avengers #35-44, New Avengers #24-33
Equipe Criativa: Jonathan Hickman, Mike Deodato,Kev Walker, Mike Mayhew, Valerio Schiti e muito mais.
De todas as passagens do personagem nos Vingadores, que não foram poucas, certamente aquela sob a batuta do Jonanthan Hickman foi a que mais contribuiu para o personagem. E de todo o período em que o autor esteve sob o comando, "O Tempo Se Esgota" é a mais instigante e vibrante de todas. Com a volta dos Illuminati, T'Challa foi obrigado a por de lado toda a desavença que acumulou por anos a fio com o Namor e ficar ao seu lado para salvar não só o mundo, mas dimensões. Então, imagine o que deve ter passado pela cabeça do Rei quando viu o destemperado Atlante mais uma vez trair sua confiança. Nessas histórias, enquanto tentam sobreviver ao fim dos Mundos, T'Challa prepara sua vingança contra o Rei Submarino e entrega aos leitores uns confrontos e momentos de arrepiar. Nessa fase também, vemos algumas consequências graves para o Pantera Negra, que ve sua irmã se sacrificar para salvá-lo e é obrigado a ver seu reino ser mais uma vez tomado por invasores enquanto ele, Reed e os demais tentam salvar a própria existência.


 06-A Noiva da Pantera
Edições: Black Panther #18-25 (Volume 4)
Equipe Criativa: Reginald Hudlin, Scot Eaton, Manuel Garcia, e Koi Turnbull
Dentre tudo que fez, certamente o maior acerto de Reginald Hudlin no Pantera Negra foi resgatar o relacionamento antigo da Tempestade com o Pantera Negra e convencer a Marvel a tomar decisões editoriais ousadas casando Ororo e T'Challa. Foi batizado como o Casamento do Século e de fato o nome não foi um exagero. Hudlin teve um timing ótimo ao desenvolver essa história revistas antes e soube preparar o terreno para tudo funcionar naturalmente. Mesmo após esse arco, as histórias que se seguiram (incluindo crossovers com Guerra Civil e Invasão Secreta) funcionaram muito bem para o casal. A união durou cerca de seis anos e notoriamente o maior erro nisso tudo foi quando o editorial resolveu voltar atrás e separá-los para atender uma parcela dos fãs que sentiam falta da Tempestade nas revistas dos X-Men.


05- Uma Nação sob Nossos Pés
Edições: Black Panther #1-12 (Volume: 6)
Equipe Criativa: Ta-Nehisi Coates,Brian Stelfreeze, Chris Sprouse
Apesar de ser uma história muito recente, o primeiro grande arco da nova fase do Pantera Negra assinada por Ta-Nehisi Coates tem uma densidade ímpar e se fez merecedora de tamanho destaque ao tratar de novos temas sociais e políticos dentro da cultura altamente tradicionalista de Wakanda. Apresentou novos vilões interessantes pra galeria de antagonistas de T'Challa, trouxe de volta a Shuri e a direcionou para um novo destino e apresentou novidades tecnológicas e visuais ao mundo tão rico de Wakanda (algumas delas inspirando detalhes do filme).


04 - Pantera Negra (Minissérie de 1988)
Edições: Black Panter #1-4 (Volume 2)
Equipe Criativa: Peter B. Gillis e Denys Cowan

Apesar de curta e muitas vezes esquecida, essa minissérie é tão importante que muitas vezes é referido como o "volume 2" na lista de revistas mensais do personagem. Depois de ter muita coisa ter sido estabelecida por Don McGregor anos antes, até então ninguém nunca tinha explorado o interior do herói africano. Aqui tanto as dúvidas e medos de T'Challa são trabalhados como também questões mais espirituais, inclusive com a manifestação do Deus Pantera (mais tarde seria a Deusa Bast) no plano físico. Como não podia faltar numa história do Pantera Negra, a minissérie volta seu lado político para discutir intervenções militares, guerrilhas locais e o sistema Apartheid ainda vigente em alguns países na época e aqui representado pela nação fictícia da Azania. T'Challa também encontra versões racistas de uma liga de 'heróis' locais chamada de Os Supremacistas e tem que derrotar um a um usando sua sagacidade mais do que seus poderes amplificados.




03 - Marvel Knight: Pantera Negra (O Cliente e Inimigdo do Estado)
Edições: Black Panther #1-12 (Volume 3)
Equipe Criativa: Christopher Priest, Mark Texeira, Joe Jusko, Vince Evans

Tudo mudou aqui para o Pantera Negra. Apesar de outros autores terem estabelecido bastante material para trabalhar a mitologia do Panetra Negra, foi a fase de Christopher Priest quem entregou tudo que há de mais definitivo para o herói. Se consideramos suas 12 primeiras edições com o selo Marvel Knight um só arco (e, de fato, é), veremos que o autor aqui entregou a maior carga de informações que podíamos ter sobre o herói e sua mitologia. Foi aqui que Wakanda deixou de ser vista como um mero país tribal e visualmente pela primeira vez parecia algo além do nosso mundo. Foi aqui que muitos dos costumes e conceitos como o da Dora Milaje e Cães de Guerra do universo do Pantera Negra passaram a existir. Foi aqui que vilões novos e interessantes como Achebe e Lobo Branco apareceram pela primeira vez. Foi aqui que o Pantera Negra mostrou que era um herói moderno, arrojado, abusando de tecnologia que só a ultrafuturista Wakanda poderia prover. Foi aqui que um dos melhores coadjuvantes de todos os tempos teve seu destaque, Everett K. Ross. Os arcos "O Cliente" e "Inimigo do Estado" basicamente nos apresentam uma convoluta e instigante trama em que o Rei de Wakanda é levado a sair do país para investigar uma trama sinistra em uma de suas fundações filantrópicas nos EUA e Wakanda acaba sofrendo um golpe de estado na sua ausência. A cada edição, T'Challa, que remonta mais uma vez a ousadia dos tempos do personagem nas mãos de Stan Lee, descobre que há um complô grande demais nesse rolo e até mesmo o governo americano pode ter seu dedo nisso.



02 - A Fúria da Pantera
Edições: Jungle Action #6-18
Equipe Criativa: Don McGregor, Rich Buckler, Gil Kane, & Billy Graham
Para muitos, esse arco multi-serializado de poucas páginas em Marvel Action é considerado algo pioneiro nos quadrinhos. Para a época que foi feito, poucas histórias tinham uma trama tão alongada sem perder o interesse do público. Já o material quando reunido numa só republicação, é considerado algo com uma qualidade e impacto de uma Graphic Novel. "A Fúria da Pantera" é a primeira história do Pantera como protagonista, sem dividir espaço com o Quarteto Fantástico, Capitão América ou os Vingadores. Trabalha aqui pela primeira vez a Wakanda (de uma forma um tanto modesta, vale ressaltar) por dentro, entregando um pouco do que são seus costumes, alguns personagens coadjuvantes e uma noção bem parca do Ritual do Pantera Negra. Don McGregor apresentou uma galeria vasta de vilões do personagem que incluiam  Rei Cadaver, Lorde Karnaj, a Malícia ,  Madame Escarlate, Barão Macabro ,  Salamander K'ruel, o albino Veneno (Venomm) e o mais conhecido deles, Erik Killmonger, ou Erik, o Terror Negro.


01-A Fúria de Killmonger
Edições: Black Panther #15-20 (Volume 3)
Equipe Criativa: Christopher Priest e Sal Velluto
Para quem já leu a "Fúria da Pantera", esse arco criado durante a fase do Christopher Priest pode muito bem ser comparado com uma "Queda de Murdock" pro Pantera Negra. Com o seu considerado maior vilão até então de volta a vida, mais uma vez a posição como Rei e Pantera Negra de T'Challa é posta em cheque. Desta vez, Erik Killmonger não pretende vencer só com a força bruta, mas sim usando um plano sagaz para desestabilizar Wakanda economicamente. A história apresenta uma nova e importante personagem coadjuvante feminina, a Rainha Divina Justiça, e coloca como nenhuma outra vez antes o T'Challa nas cordas. E o final aqui, é uma das reviravoltas mais inesperadas já feitas nos quadrinhos até então.



E nossa maratona ainda segue firme e forte. Não deixe de acompanhar tudo por aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus