É chegado o grande momento de revelar quem se deu bem na nossa grande eleição dos melhores de 2006.Senhoras e senhores, tenho a honra de lhes apresentar o troféu 616:
De cara, eu poderia já começar com a melhor revista do ano, mas essa vocês já sabem e então vou deixar pro final. Huuumm... vamos começar com uma das mais disputadas, voto após voto, que me fez perder a conta pelo menos duas vezes e confundir a cabeça do Coveiro umas cinco:
CENA MAIS CHOCANTE:
- A Revelação de que o Professor Xavier ignorou os sinais de vida da sala de Perigo" em X-Men Extra #57
Outra cena que foi extremamente disputada, foi a de mais emocionante. No final, uma surpresa:
CENA MAIS EMOCIONANTE:
- "O último grito de Thor por seu Pai antes da queda" em Marvel Millenium #51.
Desta mesma sequência, temos a melhor cena de combate do ano:
CENA DE COMBATE:
- "Thor versus Supremos" em Marvel Millenium #51.
Um momento muito esperado por muitos fãs, mas não tanto quanto por Katherine Pryde. Em Surpreendentes X-Men, o mutante blindado renasce e volta à terra dos vivos, encontrado por quem mais sentia sua falta, em uma cena surpreendente;
CENA MAIS SURPREENDENTE:
"O Retorno de Colossus" em X-Men Extra #49;
Um grupo de heróis é atacado em plena Terra Selvagem e despido de seus uniformes. Quando Jessica Drew pergunta se eles podiam ao menos ter deixado suas roupas íntimas, a revelação do cabeça de teia:
CENA MAIS DIVERTIDA:
- "Papo do Aranha sobre roupas íntimas" em Novos Vingadores #29
Em um ano de grandes lançamentos, dois grupos se destacaram. Em um grupo, após uma catástrofe, uma reunião inesperada dos maiores heróis da Terra renova a esperança de todos. Em outro, uma nova formação dos maiores heróis mutantes surpreende aqueles que já haviam perdido as esperanças devido a certos erros e absurdos praticados pelos escritores e editores.
Ambos foram eleitos melhores em algum momento. Hoje apenas um deles foi eleito o melhor grupo do ano.
Entretanto, tais grupos são formados por homens e mulheres, protagonistas e coadjuvantes, com seus respectivos nêmesis. É desta forma que lhes trago:
OS PRINCIPAIS PERSONAGENS DE 2006:
Esta mulher liderou a votação de coadjuvante do ano e não teve para ninguém. Afinal, desde o começo do selo Max ela vem chamando a atenção, e agora que seu namorado é um dos Novos Vingadores, ela não poderia deixar de aparecer aqui.
MELHOR COADJUVANTE:
- "Jessica Jones" em Jovens Vingadores
Um grupo de novatos, fugindo de seus pais e das autoridades. Crianças que até pouco tempo mal sabiam o que seriam quando crescessem, hoje, não passam de FUGITIVOS!
PERSONAGEM OU GRUPO REVELAÇÃO:
- "Fugitivos".
A Panini e o Lopes, como editor Marvel, tiveram várias decisões complexas no decorrer do ano. O lançamento da série dessa molecada aí de cima foi com certeza a decisão mais acertada do ano.
MELHOR DECISÃO EDITORIAL DO ANO (Panini)
Lançar pela primeira vez no Brasil a mini "Fugitivos" com seu próprio título.
Das páginas de Surpreendentes X-Men, a heroína do ano. Por anos, foi chamada de "A Dama de Gelo" do Universo Marvel. Suas atitudes e comportamentos sempre tratavam apenas de seu egoísmo e necessidade de poder. Uma vilã do passado, uma heroína nos dias de hoje:
MELHOR HEROÍNA:
-"Emma Frost".
A Justiça é cega, mas hoje, justamente ela teve seus olhos abertos para quem, realmente, foi o grande herói de 2006. Nunca um herói foi retratado e teve suas histórias em um mundo quase real da forma feita com o:
MELHOR HERÓI:
- "Demolidor".
Para todo bom herói, há sempre um bom vilão. O Nêmesis, o oposto, que sempre estará presente para mostrar o quanto aquele herói ou grupo de heróis não é nada sem ele. Desde uma figura carismática, até o mais sombrio dos pesadelos que qualquer um pode imaginar.
MELHOR VILÃO:
- "Loki" em os Supremos.
MELHOR VILÃ:
- "Perigo" em Surpreendentes X-Men.
Agora, não sei o quanto de ironia se instalou nas pessoas ao votar no casal do ano. Pode ser que nada, e que realmente o mundo esteja mudando e eleger um casal homossexual como o casal do ano seja algo moderno. Pode ser que eu esteja ficando velho demais para isso, mas realmente, foi uma escolha bem legal de nossos eleitores:
CASAL DO ANO:
- "Teddy e Billy" em Os Jovens Vingadores.
Esta foi realmente a mais disputada até os últimos votos. Para se ter uma idéia, 14 capas diferentes receberam votos, mas apenas uma foi eleita:
MELHOR CAPA:
- X-Men Extra #51 (Kitty e Colossus)
Sobre as edições do ano, em suas respectivas categorias, devo dizer que não houve surpresas para mim e para os eleitores que as elegeram com uma certa margem de segurança. São elas:
EDIÇÃO MENSAL LANÇADA NO ANO:
- "Novos Vingadores #27"
EDIÇÃO EXTRA ESPECIAL DO ANO (único volume):
- "Demolidor - Redenção".
MINISSÉRIE EM PARTES DO ANO:
- "Dinastia M"
COLETÂNEA POCKET DO ANO:
- "Fugitivos - vol 1".
COLETÂNEA DA HISTÓRIAS REEDITADAS:
- "Maiores Clássicos dos X-Men #4
Chegamos a reta final. Se conseguiram chegar até aqui, falta pouco. Para começar, as equipes criativas. Homens e mulheres que fazem os quadrinhos que lemos mensalmente. Aqueles que viram deuses ou são crucificados por toda a eternidade.
MELHOR ESCRITOR:
- "Mark Millar" em Supremos e Wolverine
MELHOR DESENHISTA:
- "John Cassaday" em Surpreendentes X-Men
MELHOR ARTE-FINALISTA:
- "Mark Teixeira" em Wolverine
O melhor grupo de heróis foi também quem teve o melhor arco de histórias do ano. Não é nada surpreendente dizer isso, pois no decorrer da apuração, percebeu-se claramente o quanto esse novo grupo de mutantes ganhou tamanha popularidade.
MELHOR GRUPO DE HERÓIS:
- "Surpreendentes X-Men" por Whedon e Cassaday
MELHOR ARCO DE HISTÓRIAS:
- "Perigo" em Surpreendentes X-Men
MELHOR REVISTA MENSAL:
- "Novos Vingadores"
Pois bem, senhoras e senhores. Houve surpresas. Algumas decepções no meio do caminho. Mas o que se pode notar é que aqueles que mais interagem na comunidade votaram e elegeram seus preferidos. A moderação também votou, mas sempre deixamos de lado nossas preferências em favor da democracia e da diversão de elegermos nossos mais mais.
Foi uma honra estar aqui como contador oficial da Marvel 616. Até a próxima.
J.R. Dib