sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Motoqueiro Fantasma: Dos Quadrinhos à Telona


Poster Comercial do Motoqueiro Fantasma

Por muitos anos, o Motoqueiro Fantasma foi um dos anti-heróis mais queridos do Universo Marvel. De Dublê de Circo de Horrores a caçador de demônios, o Motoqueiro tem em si uma história fascinante, que poucos no Brasil tiveram a chance de acompanhar inteiramente. Com a saída da Marvel da Abril, indo para a Panini, coincidindo com uma má fase dos quadrinhos dele no exterior, há muitos anos não se vê a Caveira do Motoqueiro passando pelos nossos gibis. Em 2005, com as filmagens do longa metragem do herói, a Marvel retomou o curso das histórias, com uma nova minissérie que vai tentar amarrar todas as pontas soltas deixadas no passado.


A História

A real história de todos os Ghost Riders vem do século 18, quando o primeiro nasceu, seu nome era Noble Kale e desde então a Marvel tem se enrolado para fazer a história do Espírito da Vingança se encontrar em todas suas encarnações.

Noble Kale era o filho de um pastor no Velho Oeste. Seu pai havia feito um acordo com Mefisto, se fazendo passar por um anjo, em que sua cidade sempre iria prosperar, em troca, secretamente, Mefisto queria a alma de Noble, um homem genuinamente puro e de bom coração. Magdalene, esposa de Noble, descobriu tudo e foi condenada a fogueira como bruxa. Ali, clamando por vingança, invocou as Fúrias que atacaram não o Pastor Kale, mas seu filho mais novo, Dante, e o mataram. Fazendo um novo acordo com Mefisto, Noble seria um de seus servos. Este entretanto se matou ao ser oferecido seu próprio filho como primeira refeição. Antes de Mefisto levar sua alma, o anjo Uriel apareceu e fez um acordo, em que Noble iria se tornar o novo espírito da vingança, vindo a encarnar no primogênito de cada geração de seus descendentes.


Na série da década de 90, foi explicado que Johnny Blaze era o irmão mais velho de Danny Ketch, filho de Naomi Kale e Barton Blaze, vindo a ser criado por Craig ?Crash? Simpson em seu circo depois da morte dos pais. Naomi, entretanto, não estava morta, mas, temendo que seu filho tivesse o mesmo destino de seus parentes, o entrega e foge com seus outros dois rebentos: Danny e Barbara, que são entregues a família Ketch que os cria. Muitos anos depois, Naomi reaparece, seguindo os passos de Blaze, temerosa em relação à maldição da família. Em seu leito de morte, ela faz um novo acordo com Mefisto que, traiçoieramente, promete que ele não seria mais o Motoqueiro Fantasma, mas que sim, ele iria ter em si, um Motoqueiro Fantasma (aqui há um jogo de palavras ? Ghost Rider pode também ser classificado como alguém que pega carona, ou seja, haveria um carona no corpo de Blaze).

Os fatos que se seguem são conhecidos, Mefisto depois de ser expulso pelo amor de Roxanne, coloca o demônio Zarathos no corpo de Blaze. Muitos anos se passam, e surge o novo Motoqueiro, desta vez, Noble Kale encarna em Danny Ketch, seu segundo em linha hereditária. Blaze, sem saber da história do espírito da vingança, começa a caçar este Motoqueiro, até se unir a ele e juntos, lutarem na Saga ascenção dos filhos da meia noite, onde os Lilins de Lilith, tentavam trazer as trevas e o mal para a Terra.

Foi até este ponto em que as aventuras do Motoqueiro Fantasma foram publicadas aqui no Brasil. Logo após isso, sucederam-se equipes criativas de baixa qualidade, que deixaram o Motoqueiro da seguinte forma:
- Ketch não é mais a Encarnação do Espírito da Vingança.
- Blaze volta a tomar o manto do Motoqueiro, mas agindo violentamente e, ao que parece, sem sinais de Zarathos ou Noble Kale dividindo o corpo do Motoqueiro com ele.


O filme


Seguindo a história de Johnny Blaze, o filme nos trará um Motoqueiro nascendo de um pacto com o demônio pela vida de um ente querido. Todas as noites ele se tornaria o Motoqueiro Fantasma, vagando pela Terra, lutando contra o mal na Terra. O visual e os poderes do Motoqueiro em si parecem ser baseados no da década de 90, mas a moto com certeza é baseada na de Blaze.
Ainda não se tornou específico qual a razão da vinda desta encarnação do Motoqueiro, se é apenas a Vingança ou se são as motivações ocultas do demônio Zarathos.
A data de lançamento do filme é no dia 16 de Fevereiro de 2007 nos EUA, no Brasil, o lançamento esta previsto para o dia 2 de Março. Agora é aguardar para saber a fidedignidade do roteiro em relação aos quadrinhos

Para quem quiser, aqui estão os trailers do filme do Motoqueiro. Para assistir os trailers é preciso do programa Quicktime.

J.R. Dib

comments powered by Disqus