quarta-feira, 23 de julho de 2025

Matt Shakman fala de sua saída da franquia Star Trek para dirigir Quarteto Fantástico: Primeiros Passos

 A revista Variety publicou um artigo sobre o diretor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, Matt Shakman. No texto, é dito que ele estava inicialmente trabalhando no próximo filme de Star Trek quando a Marvel Studios se viu sem um diretor para o reboot (que ocorreu após a saída do diretor de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Jon Watts, do projeto). 

Explicando que Star Trek 4 "tinha cenários" e "nós tínhamos uma equipe... estávamos seguindo em frente", o cineasta acrescentou que o filme "mudou drasticamente" e perdeu sua data de lançamento. Ele acredita, no entanto, que a "ideia central de Star Trek 4, eu acho, permanece a mesma. Eu realmente espero que eles tenham a chance de fazer esse filme".

Seguiu-se uma reunião com o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, o co-presidente Louis D'Esposito e o produtor Grant Curtis, onde ele expressou interesse na Primeira Família da Marvel após trabalhar em WandaVision.

Curtis lembrou: "Ele mostrou uma foto sua segurando a filha logo após o nascimento dela. Para ver a importância que ele dava à família — quando vimos isso, pensei: 'Ah, isso é óbvio.'"

Para Shakman, há um elemento pessoal em retratar Reed Richards e Sue Storm como pais:

"Eu tinha 40 anos quando tive minha filha, e ela definitivamente recebeu um pouco de ajuda da ciência", explicou. "Acho que qualquer pessoa que esteja lidando com algo de grande escala precisa encontrar algo profundamente pessoal nisso para se conectar."

A proposta central de Shakman para "O Quarteto Fantástico" era começar com Reed e Sue se tornando pais quando já são super-heróis consagrados e já estão bem casados, e como essa decisão repercute na vida de Johnny e Ben. A ideia se baseava, em parte, na aversão a recontar a história de origem do quarteto, que já havia sido retratada em filmes anteriores.

Mais crucial para o cineasta de 49 anos, ele entende profundamente como é começar uma família mais tarde na vida. "Eu tinha 40 anos quando tive minha filha, e ela definitivamente recebeu um pouco de ajuda da ciência", diz ele. "Acho que qualquer pessoa que esteja lidando com algo de grande escala precisa encontrar algo profundamente pessoal nisso para se conectar."

Com um orçamento acima de US$ 200 milhões, este filme é, por várias ordens de magnitude, o maior empreendimento da carreira de Shakman. Sua única experiência anterior na direção de longas-metragens foi com o thriller independente de 2014 "Cut Bank", estrelado por Liam Hemsworth e John Malkovich, e "tudo nele era muito fragmentado", disse ele. Em contraste, a Marvel usou todo o estúdio Pinewood Studios, em Londres, para recriar a Times Square, e o apartamento do Quarteto Fantástico foi construído como um cenário contíguo de dois andares.

Embora Shakman nunca tivesse lidado com uma produção tão complexa, seus colegas o descrevem como afável e totalmente aberto a colaborações. 

"Olhando para ele, você nunca imaginaria a pressão que ele estava sofrendo", disse Curtis. Pessoalmente, ele é um ouvinte atento que não fica sem saber o que quer dizer, como quando ignora uma pergunta sobre se ficou intimidado por lidar com uma produção gigantesca de estúdio pela primeira vez.

"Trabalho nesse ramo, batendo metas e andando pelos estúdios da Disney, desde os 4 anos de idade", disse ele. “Cresci tanto na frente quanto atrás das câmeras, e sinto que fui apenas acrescentando ferramentas ao meu kit de ferramentas à medida que fui ficando mais velho.”

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos da Marvel Studios apresenta a Primeira Família da Marvel composta por Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos será lançado nos cinemas em 25 de julho de 2025.

Coveiro

comments powered by Disqus