quinta-feira, 31 de julho de 2025

Diretor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos diz que se inspirou mais nos quadrinhos do que fazer algo diferente dos outros filmes

 Para Matt Shakman, diretor de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, deixar sua marca na "Primeira Família da Marvel" foi uma questão de voltar ao básico. Depois de dirigir o sucesso estrondoso WandaVision, não é surpresa que a Marvel Studios tenha escolhido Shakman para dirigir a mais recente encarnação do Quarteto Fantástico, o terceiro reboot cinematográfico da equipe em 20 anos. Embora alguns diretores possam ter hesitado em aceitar tal tarefa — especialmente após o fracasso de Quarteto Fantástico, de 2015. Em entrevista à ComicBook, Shakman revelou que se inspirou na primeira tiragem dos quadrinhos do Quarteto Fantástico para guiá-lo na busca por fazer Primeiros Passos parecer inovador, ao mesmo tempo em que honra o DNA da equipe.

Shakman disse ao ComicBook, que ele é "pessoalmente um grande fã de quadrinhos", então ele priorizou o material de origem em vez de tentar diferenciar seu filme de versões cinematográficas anteriores da equipe.

"Eu nunca quero dizer nada negativo sobre eles", afirmou Shakman. “Gostei deles quando saíram para assistir. É que eu, pessoalmente, sou um grande fã de quadrinhos, um grande fã de Kirby e Lee. Quando eu estava pensando em como construir este filme, eu estava relembrando aquela primeira temporada.”

Shakman cita especificamente o Quarteto Fantástico Volume 1, Edição 1 (agosto de 1961), e depois as edições 48 a 50 (dezembro de 1965 a fevereiro de 1966) como base não apenas para o visual e o cenário retrô-futuristas do filme, mas também para seu conflito principal. Todas as três edições listadas por Shakman incluem os principais antagonistas do filme, como o devorador de planetas Galactus (Ralph Ineson), juntamente com o adversário menor, o Toupeira (Paul Walter Houser). 

Outra fonte fundamental de inspiração para Shakman foi se tornar pai. Além de se inspirar nos primeiros dias dos quadrinhos do Quarteto Fantástico, o diretor também incorporou sua própria experiência de paternidade em Primeiros Passos.

“[Quarteto Fantástico] foi um experimento ousado ao centralizar uma equipe de super-heróis em torno de uma família real. Eles tiveram sucesso porque são identificáveis, são como nós. Então, eu estava pensando: como posso tirar dos quadrinhos o que tanto amo, mas também trazer minha própria experiência pessoal para eles?”, compartilhou Shakman. “Sou marido, sou pai. A coisa mais fantástica que já me aconteceu foi o nascimento do meu bebê. Esta é uma jornada para o fantástico e é sobre conhecer Galactus e ir para o espaço, mas também é aquela jornada para o desconhecido de criar uma criança pequena, e ambas são igualmente fantásticas.”

Quarteto Fantástico: Primeiros Passos da Marvel Studios apresenta a Primeira Família da Marvel composta por Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.

Coveiro

comments powered by Disqus