Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é um dos filmes visualmente mais distintos da Marvel Studios, em grande parte por se passar na Terra 828. A realidade paralela apresenta um mundo retrô-futurista inspirado nos anos 1960 e nas incríveis ilustrações de quadrinhos do artista Jack Kirby. Em entrevista à Variety, Ryan Meinerding, designer de personagens, diretor criativo e chefe de desenvolvimento visual da Marvel Studios, falou sobre dar uma nova cara aos trajes icônicos da equipe.
"Com o visual dos trajes, [a figurinista] Alexandra [Byrne] e eu estávamos analisando diferentes versões dos quadrinhos", explicou. "A iniciativa surgiu para nos inclinarmos mais para os trajes azuis e brancos do que para as outras versões dos quadrinhos."
"A ideia era que fosse um pouco mais amigável e sincero, e não tão contemporâneo em sua essência", continuou Meinerding. "Chegamos a algo que parecia do passado, como se tivesse sido criado para um filme de ficção científica dos anos 1960."
Outro grande desafio para o artista e sua equipe foi trazer um Galactus fiel aos quadrinhos para a telona. A nuvem Galactus, da 20th Century Fox (do Quarteto Fantástico: A Ascensão do Surfista Prateado, de 2007), tornou-se infame entre os fãs, então a pressão recaiu sobre a Marvel Studios para finalmente fazer o que era certo para o Devorador de Mundos.
"Trabalhamos muito em Galactus, tentando descobrir a escala apropriada e como ele seria visto pela primeira vez, e fizemos quadros-chave em torno disso", começou Meinerding. "Mas foi uma alegria trabalhar em Galactus. Foi um desafio tentar obter o máximo de detalhes possível."
"Ele deveria ser um daqueles personagens cósmicos cujo tamanho você quase não consegue apreciar completamente. Também nos mantivemos próximos ao design do Kirby", confirmou. "Então, eu diria que, dos designs em que trabalhei, Galactus e o Coisa são provavelmente dois dos personagens mais inspirados em Kirby com os quais já trabalhei."
Apostamos que a Primeira Família da Marvel ganhará novos trajes em Vingadores: Apocalipse, especialmente porque pelo menos quatro anos se passaram desde os eventos de seu primeiro filme do MCU. Como esses trajes evoluirão quando chegarem à Terra 616 ainda não se sabe.
Veja mais artes conceituais de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos de Meinerding, Wesley Burt e Adam Ross:
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos da Marvel Studios apresenta a Primeira Família da Marvel composta por Reed Richards/Senhor Fantástico (Pedro Pascal), Sue Storm/Mulher Invisível (Vanessa Kirby), Johnny Storm/Tocha Humana (Joseph Quinn) e Ben Grimm/O Coisa (Ebon Moss-Bachrach). O filme conta ainda com Galactus (Ralph Ineson), a Surfista Prateada (Julia Garner) e Matthew Wood (H.E.R.B.I.E.), além de Paul Walter Hauser, John Malkovich, Natasha Lyonne, Mark Gatiss e Sarah Niles. O diretor Matt Shakman trabalhou com o co-roteirista de Avatar, Josh Friedman, e Cam Squires, de WandaVision, no roteiro de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com Eric Pearson (Black Widow) mais tarde entrando a bordo para um polimento final.
Coveiro