A segunda temporada de X-Men '97 chega ao Disney+ no ano que vem e como sabemos essa nova história se passará em múltiplas linhas do tempo, abrangendo o passado, o presente e o futuro. No antigo Egito, no ano 3000 a.C., Xavier, Magneto, Vampira, Noturno e Fera encontram En Sabah Nur — o futuro Apocalipse — enquanto no ano 3960, Ciclope e Jean Grey conhecem o jovem Nathan, o futuro Cable. Via ComicBook, vimos alguns trechos de X-Men '97: The Art and Making of the Animated Series (Abrams Books, lançamento em 1º de julho), o livro de arte oficial dos bastidores que oferece uma visão aprofundada da produção da primeira temporada de 10 episódios. No livro, os diretores Emi/Emmett Yonemura e o diretor e produtor supervisor Jake Castorena ofereceram uma prévia da segunda temporada de X-Men '97:
"Tenho que agradecer imensamente à nossa equipe, ao nosso designer de produção Anthony Go Wu, ao nosso diretor de arte Roger Oda e a toda a equipe de cor e pintura, porque o que eles farão — vocês verão pequenos trechos", Castorena fala no livro sobre o final da temporada, que termina com os desertos dourados do antigo Egito e o futuro em tons de roxo do Clã Askani. “Acho que a segunda temporada será um dos trabalhos mais lindos que veremos em animação televisiva em episódios, tanto no que diz respeito ao que nossa equipe de cor e pintura está fazendo para os ambientes e designs.”
Castorena também confirmou que os cenários precisam ser distintos porque “haverá alguns saltos” entre o passado, o futuro e o presente, que terminaram com Graydon Creed, da organização antimutante Amigos da Humanidade — filho de Dentes-de-Sabre e Mística — avançando nas pesquisas políticas, e extremistas pregando “a Segunda Vinda de Magneto”. Enquanto isso, Wolverine e Tempestade estão entre os desaparecidos até o final da temporada.
“Estou muito animado com o que nossa equipe interna está fazendo para ajudar a diferenciar todas essas coisas boas”, disse Castorena. “E sinto muito que vocês tenham que esperar para ver. Mas, sabe, deixem a gente fazer o bolo.”
A primeira temporada contou com diversas participações especiais de todo o Universo Marvel. Não apenas Morph (J.P. Karliak) se transformou em personagens como Colossus, Psylocke, Fanático, Hulk e Reed Richards, do Quarteto Fantástico, mas também personagens que apareceram ao longo da temporada incluem Capitão América, Homem de Ferro, Demolidor, Doutor Estranho, Pantera Negra, Manto e Adaga, Ômega Vermelho, Doutor Destino e o Homem-Aranha de Homem-Aranha: A Série Animada de 1994.
"Se você gosta de participações especiais, não vai se decepcionar", acrescentou Castorena sobre a segunda temporada.
Falando em participações especiais, uma sequência pós-créditos ambientada na Genosha atual — onde o X-Man Gambit (A.J. LoCascio) morreu no episódio 5, "Lembranças" — terminou com Apocalipse pegando uma das cartas de baralho de Gambit e dizendo: "Tanta dor, meus filhos. Tanta... morte."
"Quer dizer, você vê aquela mão e aquela carta", disse Yonemura. "É tudo o que queremos que as pessoas saibam."
X-Men '97, da Marvel Animation, tem estreia prevista para 2026 no Disney+. X-Men '97: A Arte e a Criação da Série Animada chegou às lojas em 1º de julho pela Abrams.
Coveiro