quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Surpreendentes X-Men: Monstros em Tóquio

*Artigo escrito por nosso novo colaborador, Paulo Artur

Com o fim da passagem de Warren Ellis, muitas mudanças começam a se desenhar em Surpreendentes X-Men. Assim, a nova equipe criativa formada por Daniel Way nos roteiros e Jack Pearson, Karl Story, Sara Pichelli (nas duas primeiras partes) e Nick Bradshaw (nas duas últimas) na arte apresentam uma aventura que leva os X-Men do Japão até a Ilha Monstro.

Photobucket

Tudo começa com uma expedição da Roxxon à Ilha Monstro objetivando o início do processo de extração do petróleo existente nos subterrâneos da ilha. Para proteger a equipe de técnicos dos perigos inerentes ao local, foi junto com eles o mutante manipulador de mentes, Mentallo, que garantia ter planos para lidar com as ameaças da ilha.

Enquanto isso, em Utopia, Hisako Ichiki, a Armadura, participava de uma sessão de treinamento junto com Wolverine. O objetivo não-declarado de Ciclope com este teste era aprimorar mais o trabalho em equipe e coordenar melhor os poderes de Hisako, mais defensivos, com a atuação de membros com habilidades mais ofensivas. Contudo, Hisako repentinamente demonstra um aumento no seu nível de poder, criando uma armadura psiônica gigantesca e derrotando facilmente Logan. Como os poderes de Hisako estão ligados aos familiares falecidos, tal acréscimo logo é explicado: sua mãe e irmão haviam acabado de morrer.

Photobucket

Enquanto Hisako, Logan, Scott e Emma Frost se dirigirem para o Japão para participar do funeral dos familiares de Armadura, os técnicos que foram para Ilha Monstro são chacinados pelas criaturas até que estes são detidos por Mentallo, que fica para trás enquanto os demais voltam para o cargueiro. No entanto, isto fazia parte do plano do mercenário desde o começo e, comandando um monstro marinho, ele destrói o barco, matando todos os homens restantes. Agora, tendo controle de todos os monstros da Ilha, Mentallo expõe o seu verdadeiro objetivo: chantagear a Roxxon em 800 milhões de dólares, do contrário ele usaria os explosivos das escavações para destruir a ilha por completo, impossibilitando para sempre a extração do óleo.

Photobucket

Para mostrar o quão sério estava falando, ele manda um monstro-dragão para destruir a refinaria da Roxxon em Tóquio. Só que ele não contava com a presença dos X-Men na capital japonesa naquele momento. Assim, Ciclope, Wolverine e Rainha Branca partiram para atacar o monstro e evitar maiores destruições. Porém, os ataques não surgiam efeitos e a mente do monstro era primitiva demais para conseguir ser comandada por Emma.

Em paralelo a isso, no funeral da mãe e do irmão de Hisako, enquanto ela e o pai recebem as condolências dos amigos da família, Hisako tem uma discussão com seu pai: Enquanto ele deseja que ela permaneça com ele durante todo o cerimonial, ela sente um misto de dor pela morte dos familiares com o sofrimento por acreditar que o seu pai preferia que ela tivesse morrido no lugar do único filho homem que ele tinha. Ela se afasta e descobre pela televisão sobre a batalha que ocorre no centro de Tóquio.

Photobucket

Com as sucessivas falhas em suas tentativas de deter o monstro, os X-Men recebem a inesperada ajuda da Roxxon. Enquanto por um lado a empresa cede à chantagem do vilão e entrega o dinheiro exigido, por outro, ela fornece as informações aos mutantes sobre contra quem eles estão realmente lidando e onde ele está. Com isso, Ciclope traça um plano para matar o monstro e acabar de vez com a destruição, mas Wolverine é totalmente contra isso, pois não é certo matar alguém que não seja responsável pelos seus atos, mesmo que seja um monstro gigante arrasando metade da cidade.

Enquanto a discussão permanece, o monstro ataca o local em que eles estão e o trio só escapa com vida graças à intervenção de Hisako, que projetou uma armadura psiônica do tamanho de um prédio (bastante similar aos conhecidos robôs gigantes de séries de tokusatsu). Após deixar Scott, Logan e Emma em um local seguro, Armadura enfrenta o monstro de igual para igual e o prende com vida na Torre de Tóquio.

Photobucket

A próxima parada agora é a Ilha Monstro, para deter de vez os planos de Mentallo. Durante a aproximação, Emma percebe os poderes do vilão foram amplificados por algum aparelho, de maneira a permitir o controle de todos os monstros e impedir que ele pudesse ser localizado telepaticamente. Mentallo, por sua vez, ao avistar o Pássaro Negro, ordena que vários monstros ataquem a aeronave.

Mais uma vez, Hisako se viu na situação de ter que gerar uma armadura psiônica gigantesca, agora para proteger o Pássaro Negro de um impacto fatal. Contudo, o esforço exigido a fez desmaiar, pois ela não estava preparada física e psicologicamente para controlar tal nível de poder. Scott também se feriu, quebrando algumas costelas. Assim, ele permanece no Pássaro Negro, enquanto Emma e Logan partem para caçar Mentallo.

No entanto, o vilão, antecipando-se à dupla, preparou uma armadilha, fazendo-os entrar em uma caverna onde eles se veem cercados por monstros. Com os heróis rendidos, Mentallo vangloria-se um pouco, explicando que o acréscimo de poder que recebera se devia ao seu novo capacete e revelando o seu plano de explodir a Ilha Monstro assim que receber o dinheiro, para a revolta de um inconformado Logan.

Temeroso em cair em artimanha da dupla, Mentallo decide fugir enquanto pode, deixando os dois presos pelos monstros. Graças a uma artimanha de Logan, os dois X-Men conseguem se libertar e, enquanto Emma distrai os monstros, Wolverine desativa todas as bombas, impedindo a destruição da ilha. Eles cercam o vilão e, antes que este possa comandar os monstros contra eles novamente, Ciclope aparece como um elemento surpresa e destrói o capacete de Mentallo com uma rajada.

Photobucket

Como último recurso para fugir da vingança do Wolverine, Mentallo controla rapidamente a mente de Ciclope para força-lo a disparar uma rajada ótica em Emma Frost. A Rainha Branca consegue transformar o seu corpo em diamante a tempo, mas a rajada é refletida por toda a parte, distraindo os X-Men por tempo suficiente para que ele pudesse fugir. Porém, sem o capacete, Mentallo não consegue mais controlar mais do que um monstro por vez e isso faz com que ele seja atacado pela besta voadora que carregava o dinheiro extorquido da Roxxon e o container com 800 milhões de dólares acaba caindo em cima dele, supostamente matando-o.

Como epílogo desta história, é mostrado o reencontro entre Hisako e seu pai, onde ele admite o orgulho que tem da filha por ela ser capaz de superar o próprio luto para poder ajudar as pessoas que precisam e eles selam as pazes com um abraço.

Photobucket

E assim terminou o primeiro arco de Daniel Way a frente dos Surpreendentes X-Men. Com uma aventura leve e descompromissada que, de relevante trouxe apenas um upgrade nos poderes da Armadura. Em comparação com a fase de Joss Whedon, a única semelhança que restou foi uma parte do elenco principal e só. Infelizmente, é a prova de que esse título deixou mesmo até de pretender ser o carro-chefe dos mutantes para ser apenas mais um título X.

Esse arco foi publicado originalmente nas edições 36, 37, 39 e 41 da revista Astonishing X-Men e, aqui no Brasil, saíram em Grandes Heróis Marvel 11 e 12.

Paulo Artur

comments powered by Disqus