domingo, 12 de agosto de 2012

O Aranha antes do Homem Aranha

*Artigo escrito por nosso novo colaborador, Vitor Emanuel Cardoso

Aranha

O Homem Aranha é sem duvida um dos mais adorados super-heróis de todos os tempos. Mas poucos sabem que ele não foi o primeiro aracnídeo das Graphic Novels. Mais de 30 anos antes, surgia nas páginas da Popular Publications, uma das mais antológicas editoras americanas, um dos mais violentos vigilantes da época criado por Harry Steeger : O Aranha.

Aranha

Diferente de Peter Parker, que teve árduos desafios para evoluir suas habilidades, Richard Wentworth é um rico empresário dos anos 30 vivendo em Nova York. Ex-prefeito da cidade, Wentworth observa a onda de violência causada pela grande depressão e decide combater o crime com as próprias mãos adotando a identidade do aranha.

Assim como Batman, o Aranha se utiliza do medo para subjulgar adversários muitas vezes se disfarçando com maquiagem de vampiro ou uma roupa de corcunda para tal fim. Sem escrúpulos, o personagem não hesitava em vitimar seus oponentes quando necessário e sempre deixava uma marca vermelha de aranha nos corpos.

Aranha

Muitos também o chamavam de “Mestre dos Homens” devido a utilizar o tom de voz de maneira tão autoritária que seus ouvintes imediatamente obedeciam. Tinha como aliados sua noiva, Nita Van Sloan, que brevemente chegou a adotar a mesma identidade, e o Professor Ezra Brownlee, que fabricava as diversas armas usadas pelo “herói”.

Como falamos anteriormente aqui, o Aranha serviu de inspiração para o famoso aracnídeo da casa das ideias criado em 1962, visto que Stan Lee era grande fã da revista, mas sua influencia não deteve neste ponto. Um ano depois um dos inimigos deste personagem do conto Satan’s Murder Machines que apareceu na revista do Aranha serviu de inspiração para os roteiristas Stan Lee e Larry Lieber e artistas Don Heck e Jack Kirby projetarem outro famoso personagem.

Aranha

Isso mesmo, o vingador metálico foi inspirado na mesma Graphic Novel Pulp Fiction que originou o maior herói da vizinhança. E não foi o único, outros vilões como o Mandarim também surgiram do mesmo titulo.

Apesar de pouco conhecido hoje, o Aranha de Steeger tinha relativo sucesso em sua época, chegando a estrelar seriados filmados para a TV. O primeiro filme foi lançado em 1938, chamava-se a Teia do Aranha (The Spider’s Web) e um segundo em 1941, chamado o Retorno do Aranha (The Spider Returns). Os dois tinha 15 capítulos, foram produzidos pela Columbia Pictures e traziam o ator Warren Hull como Richard Wentworth.

Aranha

Com o tempo, houve várias tentativas de trazê-lo de volta pros quadrinhos e algumas reimpressões das aventuras clássicas. A mais recentemente foi pelas mãos de David Liss, com arte de Colton Worley, capas de John Cassaday e publicado pela Dynamite Comics.

Aranha

Bom, para quem quiser ver mais revistas do Aranha lançadas naquela época, dá uma clicada aqui!

Vitor Emanuel Cardoso

comments powered by Disqus