segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Essência do Medo: Os quatro caçadores do Monstro Perdido

 Com a balsa destruída pelo Fanático possuído pelo poder de Kuurth, os Thunderbolts estavam ocupados demais para lembrar que um mundo dominado pelo medo pode gerar um perigo ainda maior quando um de seus membros mais misteriosos fica a solta. O Homem-Coisa está descontrolado, sai perdido por Manhattan e pode virar uma gigantesca bomba nuclear mediante tanta energia que está acumulando. Cabe ao um imprevisível Quarteto Fatal tentar deter esta ameaça enquanto os demais heróis estão ocupados nas páginas da segunda história de A Essencia do Medo Especial 2.

FF



A ideia de parar o descontrolado Homem-Coisa parte de um dos seus poucos velhos amigos neste planeta, Howard, o Pato, que inclusive foi trazido até a Terra pelo monstrengo com seus dons de abrir vórtices entre as diversas realidades. Desde então, o vínculo entre ele e a criatura foram grandes, sendo a última vez bem trabalhados na inédita série Dayweavers, ao lado de Franklin Richards e os mutantes Artie e Sanguessuga. Howard sabe exatamente o perigo que o amigão pode causar e tem nas mãos um objeto (que mais lembra um nulificador*). Antes, no entanto, vai tentar impedir o pior de acontecer do seu jeito.

FF

Assim, ele forma seu grupo. Primeiro, pede ajuda a Mulher-Hulk, amigos de longa data, que aceita sem questionar. Depois, juntam-se aos dois o Falcão Noturno, que combatia do seu jeito a loucura que a ilha se tornou. Por fim, pra fechar o grupo, um confuso Monstro de Frankenstein atravessa o caminho deles. No meio do processo, eles ainda tem que lidar com multidões elonquecidas de civis, o vilão Homem-Psíquico e ainda os distúrbios de realidades promovidos pelo monstrengo. Tudo isso com muita porrada e golpes de Quack Fu.

FF

Dado momento da história, os distúrbios de realidade do Homem-Coisa trazem um outro grupo pra confrontar nossos heróis, o “Novo Quarteto Fantástico” formado por Wolverine, Aranha, Motoqueiro Fantasma e o Hulk Cinza de outra realidade. O choque entre os dos grupos não dura muito, serve apenas para atender o velho propósito de arrecandar curiosos leitores que se depararem com a chamativa capa de uma das edições. Pra resolver aquela lambança, Howard resolve usar a arma definitiva em suas mãos, eliminando assim a ameaça do Homem-Psíquico e dos heróis de outra realidade.

FF

Resta agora ao pato usar a mesma geringonça pra dar fim ao amigo antes que mais mal seja causado. Contudo, a arma falha. Alimentado ainda mais pelo medo de Howard e demais, o Homem-Coisa se aproxima em chamas. A realidade de nexos rompida coloca Mulher-Hulk, Falcão Noturno e Frankenstein para confrontar seus maiores medos. E é aí que Howard percebe porque a geringonça para deter o amigo nunca funcionou. Ela precisa de determinação, para ser alimentada, assim como o Homem-Coisa requer o medo. Então, o Pato decide confrontar o amigo, acalmá-lo. E assim o perigo se afasta e as coisas voltam ao normal. Mais ou menos.

FF

O roteiro fraco da história se explica com a equipe criativa. O nome de Brandon Montclare é bem desconhecido no meio, tendo seus trabalhos mais focados na Linha Vertigo, com Madame Xanadu e algumas edições de Hellblazer. Já a arte, foi uma grande mistura de jovens desenhistas que mais pareciam estarem sendo testados ali. Enfim, história fraca, que não atende na verdade nem as fãs de Howard, nem da Mulher-Hulk, muito menos do Falcão Noturno (se existe algum).


Não há muito o que dizer. As duas histórias nesta edição especial foram pra lá de desnecessárias. Resta agora aguarda o terceiro especial, que parece trazer uma trama mais envolvente.


Coveiro


*Nulificador é a esquisita arma capaz de causar tamanha destruição que até mesmo Galactus teme. Foi mostrada a primeira vez no confronto entre o gigante cósmico e o Quarteto Fantástico.

Veja também:

Minissérie principal
Essência do Medo: O Prólogo
A Essência do Medo: Renasce a Serpente
A Essência do Medo: Os Martelos que caíram dos céus...
A Essência do Medo: Heróis também caem...
A Essencia do Medo: Erguendo-se das cinzas!
A Essencia do Medo: Confronto de Titãs

Histórias relacionadas
Vingadores: Impressões antes do BlitzKrieg...
Teia do Homem-Aranha na Essência do Medo
Homem de Ferro: Petrificado
Wolverine: Strike
Vingadores: A queda da Torre
A Essência do Medo: Deadpool também quer brincar...
Os Vingadores Secretos: Os Resignados não vão para Valhalla
Fabulosa X-Force: Ruim com eles... Pior sem eles?
Essência do Medo Especial: Terror das Profundezas
A Essência dos Thunderbolts
A Essência do Medo: Valor de um Vingador 
Academia dos Vingadores: Confrontando os seus medos e crescendo...
A Essencia do Medo: Aquele que apavora até mesmo os Vampiros...
A Essencia do Medo: Os quatro caçadores do Monstro Perdido...

comments powered by Disqus