quinta-feira, 8 de outubro de 2020

OS 80 MAIORES MOMENTOS DA MARVEL COMICS NO BRASIL - Parte 5

  

Já passamos da mais da metade de nossa matéria sobre os 80 Maiores Momentos da Marvel Comics no Brasil e chegamos agora a expansão das revistas pela editora Abril. A lista que segue certamente vai fazer você ter muita nostalgia. 

40-Superaventuras Marvel, o melhor mix já feito no Brasil. Julho de 1982.

 Simplesmente a melhor revista Marvel editada no Brasil. Demolidor de Frank Miller, X-Men de Chris Claremont e John Byrne, além de Conan, Dr. Estranho, Sonja, Kull, Luke Cage, Pantera Negra, Tropa Alfa, Os Eternos e muitos outros personagens que passaram pela revista que marcou época e criou uma legião de fãs pelo país. Que saudade...


41 Surge o termo “Marvete” em Heróis da TV nº 46. De abril de 1983.

O editorial da Abril recebia cerca de 3.000 cartas por mês. Todas as revistas continham a sua seção de correspondência. Algumas das cartas que não eram publicadas eram enviadas pelo correio e respondidas pelos próprios editores. Ou então a editora juntava um punhado de nomes e publicava coletivamente, agradecendo por terem escrito para a seção dos super-heróis. Nesse apanhado de nomes, em que a editora agradecia, surgiria o termo “Marvete”. Esse termo, publicado pela primeira vez em Heróis da TV nº 46, seria o nome dado ao fã fiel do fabuloso filão das aventuras produzidas pela Marvel. O termo Marvete é usado até hoje. Vez por outra, são usados outros termos, como Marvenauta ou Marvelmaníaco. Mas Marvete é o que ficou consolidado entre os leitores.


42- A Abril adquiri todos os personagens da RGE, Julho de 1983.

 A Abril se consolida de vez com a nata do Universo Marvel, publicando cinco revistas mensais de 84 páginas cada. Com o sucesso, a linha se expandiria ainda mais. 

43-A revista trimestral, “Grandes Heróis Marvel” de setembro 1983.

A Abril já possuía cinco revistas mensais, Heróis da TV, Capitão América, Superaventuras Marvel, Homem-Aranha e Hulk. A cereja do bolo foi com Grandes Heróis Marvel, revista trimestral que concluía algumas das principais sagas do universo Marvel. A Abril ficou receosa de fazer uma revista trimestral, achando que os leitores pudessem não acompanhar. O resultado foi o inverso e GHM, tornou-se uma das preferidas dos leitores.   


44-A Espada Selvagem de Conan de junho de 1984.

 Com a qualidade das histórias em ótima fase, Hélcio de Carvalho, responsável pela Marvel já pensava em aumentar a linha de produção. Uma publicação de muito sucesso nos Estados Unidos, e que o editor Hélcio de Carvalho estava de olho há muito tempo, era a revista “Savage Sword of Conan”.

“A Abril não queria fazer a Espada Selvagem de jeito nenhum porque não era uma revista colorida”, lembra Hélcio. “Tive de insistir durante um ano, continuamente, até que resolveram fazer um teste”.

Depois de muita insistência, a Espada Selvagem de Conan estrearia em junho de 1984, em formato magazine (21x 27,5), em P&B, com grande parte das histórias publicadas do original Savage Sword of Conan e algumas de Conan, The Barbarian. A Revista logo chegaria aos 120 mil exemplares ao mês.                                                                                                                                        


45-Grandes Heróis Marvel nº 07, uma das preferidas dos fãs Fevereiro de 1985.

 Toda a saga da Fênix Negra que vinha sido publicada em Superaventuras Marvel teria seu desfecho nessa edição de GHM. A edição n° 07 é uma das revistas mais vendidas de toda a série.  

46 A linha Epic. Publicado em agosto de 1985.

 Outra linha criada pela Marvel e trazida ao Brasil pela Editora Abril seria a chamada Epic Marvel. A linha Epic foi criada em 1980 pelo então editor da época, Jim Shooter. A linha era destinada para um gênero mais adulto, com algumas histórias fora do universo Marvel tradicional.  A grande diferença desse selo em relação ao universo dos super-heróis era que os artistas eram donos de suas histórias e personagens. E tinham liberdade total para criar seus próprios conceitos. A primeira revista publicada dessa linha pela Abril foi a revista Epic Marvel. Lançada em 1985, a revista vinha com o mais novo personagem, chamado Dreadstar, criação de Jim Starlin.

47-A edição que só vinha pelos Correios de 1986.

 Conan ganharia outras diversas publicações. A primeira delas, no mesmo formato de Espada Selvagem, seria uma edição especial, com a adaptação do filme “Conan, O Destruidor” de 1984, estrelado por Arnold Schwarzenegger. Outra edição publicada foi “As Melhores Histórias da Espada Selvagem de Conan”. Essa edição especial, com 132 páginas, não foi vendida nas bancas de jornal. Para conseguir a revista, era preciso enviar um cupom, que vinha nas revistas da Abril, juntamente com um cheque nominal. Essa edição é uma republicação das histórias que foram publicadas em A Espada Selvagem de Conan números 05, 06, 07 e 08. Mesmo sendo um compilado de histórias já publicadas, essa edição especial é uma das mais raras edições da Marvel já editadas pela Abril.

48-A estreia do uniforme negro do Homem-Aranha. Transformes nº 3 da RGE, de Janeiro de 1986.

Todo mundo sabe, ou deveria saber que o uniforme negro do Homem-Aranha surgiu na saga “Guerras Secretas”. Mas no Brasil o novo uniforme apareceu antes pela RGE em uma história em conjunto dos Transformes. Muitos leitores não entenderam o motivo do personagem. Será erro de impressão? Será uma cópia do verdadeiro Aranha? Não, era apenas o confuso mercado de quadrinhos com a Marvel no Brasil.

49-Guerras Secretas e a Abril de Agosto de 1986.

Guerras Secretas publicada pela primeira vez no Brasil é uma das histórias mais famosas nos bastidores dos quadrinhos mundiais. Tudo porque, a Abril, foi forçada a publicar a história antes do tempo por causa da linha de brinquedos da empresa Gulliver, e assim foi “obrigada” a omitir e alterar parte da história. O final da saga foi publicado de forma diferente em relação ao resto do mundo. Somente nessa primeira versão o final é outro do que foi publicado nos Estados Unidos.

50-A primeira minissérie de um personagem Marvel publicada. Julho de 1987.

Graças a John Byrne, Wolverine se tornaria popular e logo cairia nas graças dos leitores. No Brasil, o personagem quase foi batizado de “Carcaju” pela Abril (Um abraço Jotapê). Aqui a primeira minissérie de um personagem Marvel em formatinho.

Vamos parar por aqui essa quinta parte de nosso especial dos 80 Maiores Momentos dos 80 anos da Marvel do Brasil e só começamos a rabiscar a fase dos heróis nas revistas da editora Abril. Ainda tem muito mais. Até a próxima!

Alexandre Morgado

----

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias do Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

----

Nota de agradecimento ao site Guia dos Quadrinhos por ajudar na pesquisa e dispor de imagens de capas para ilustrar esse artigo.


---


Pra quem perdeu, não deixe de ver a Parte 1Parte 2Parte 3 e Parte 4 dessas matérias!

comments powered by Disqus