segunda-feira, 5 de outubro de 2020

O que rolou em X-FORCE? A volta de Rasputin.


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição dos EUA! 

Vamos fazer um rápido panorama do que aconteceu em X-Force entre as edições 09 e 12, para podermos acompanhar o que vai acontecer no novo evento mutante X de Espadas, que já vimos quão brutal já começou na primeira parte, na edição especial, e na parte dois, na edição de X-Factor. 

Na edição 09 vemos a família Wolverine se divertido da maneira deles, além de propor diversão para os seus amigos. Pelo menos para boa parte deles. Enquanto acontece as festividades na Lagoa Verde, nome do espaço onde se encontram, Fera convoca Wolverine para uma missão que precisa de uma atenção. Juntamente com Dominó (que passou pelo processo de ressurreição após ter morrido na edição 8 e levando a sua bio arma krakoana) e Kid Ômega (Quentin Quire) ele vão até um portal em Krakoa que dá acesso a residência presidencial em Terra Verde, na Espanha, que se encontrava bloqueado por uma parede de árvores com corpos fundidos. Ao chegarem ao local, se deparam com a residência toda tomada por plantas, com corpos destruídos também por plantas que, aparentemente, nasceram de dentro desses corpos também. 


Após olharem o lugar, encontrando o corpo do Presidente totalmente tomado pela vegetação, Wolverine suspeita que a origem de tudo aquilo esteja em um templo que ele enxergou pela janela da residência do presidente do Terra Verde. Eles resolvem ir até o templo e fazer uma investigação, depois que eles são surpreendido por uma espécie de felino feito da vegetação local, que adentra o templo. Contudo, enquanto o Fera vai até o bêbado do Tom Cassidy pedir que ele dê uma assistência para o grupo do Wolverine, vemos o Quentin Quire saindo desesperado do templo tentando fazer contato com o Fera, para pedir reforços e avisar que Terra Verde não é um país hostil, mas um deus furioso. 


Na edição 10 vemos o grupo o trio Wolverine, Dominó e Quentin entrando no templo e passando por uma das armadilhas, graças a interferência do Kid Ômega. Dentro do templo, eles encontram uma parede com gravuras que parecem remeter a uma espécie de ritual. No momento que estavam vendo os entalhes, Logan e Quentin são pegos por cipós vivos, restando apenas Dominó ilesa e sozinha naquele local. 

De volta a Krakoa, Black Tom vai atrás do grupo de Logan para dar assistência em Terra Verde. Logo depois, Fera tenta entrar em contato com todos mas sem sucesso, até que Jean Grey aparece e fica furiosa com o Fera, por ter mandado um grupo da X-Force sem consulta-la, fazendo uma operação as escondidas. Depois de discutirem sobre verdades e mentiras no grupo, Jean decide ir atrás de todo mundo e salva-los. 


Voltando ao Templo, Dominó consegue adentrar mais no templo escuro e escapar das armadilhas, graças ao seu poder da sorte, e utilizando sua bio arma krakoana feita pelo Forge, ela consegue ver o rastro de sangue, que leva a uma área cheio de criaturas de plantas e Wolverine preso em um altar, pronto pra ser sacrificado. 

Do lado de fora do templo, Black Tom está sob ataca das plantas de Terra Verde ao tentar entrar no Templo, quando Jean Grey salva seu parceiro. Acompanhada de Sábia, os três chegam próximo da entrada do Templo e Jean usa seus poderes para combinar o conhecimento de Sábia com os poderes de Black Tom para as plantas como se fosse um tipo de "vírus de computador". Enquanto isso lá dentro, Dominó se vê praticamente rendida pelas plantas humanoides, com o Wolverine também perdendo a luta e Quentin já morto (de novo), comido pelas plantas e ao comando do líder local, libera um monte de pólens de plantas. 


Súbito, as plantas começam a morrer, resultado da ação da Garota Marvel fora do templo. Com todos a salvos, Jean e Logan tem um momento bem íntimo, compartilhando sobre moralidade dentro do grupo da X-Force. 


Na edição 11, vemos Sábia, Dra. Cecília Reyes e Fera fazendo autópsia em vários dos corpos dos soldados que fizeram um ataque massivo a Krakoa. Ao começar a abrir um dos corpos, sai um tipo de tipo de miniatura humanoide e ataca mortalmente a doutora Cecília com um tipo de faca pequena. Quando Fera consegue matar o pequeno assassino, outro já aparece saindo de outro corpo e sai correndo da sala de ressuscitação. Logo depois, mais outros pequenos assassinos saem de outros corpos. 


Passando para a Terra Selvagem, vemos Dominó indo conversar com o Colossus, para tentar convence-lo a voltar para a X-Force. Sem sucesso, Colossus permanece na Terra Selvagem sendo um fazendeiro que sempre foi, junto com uma outra mutante de pele roxa, e percebe que um grupo de Madrox estão correndo rumo a um dos portais que levam a Krakoa. Quando um deles é repelido por um tiro pelo Portal, Colossus decide agir e ao cruzar o portal, ele encontra um grande caos no novo lar dos mutantes. 

Durante o fogo cruzado, ele percebe que o Fera está para ser eliminado por um tipo de robô bio armas krakoanas de Forge, que está sob o controle das duplicatas diminutas, e parte para salvar a vida de seu amigo. Mas assim que termina salvamento, ele retorna para o portal, voltando para a Terra Selvagem. 

Outra coisa que aconteceu durante a luta, que aqui entendemos que foi algo usado como distração, vemos um grupinho dos pequenos assassinos roxos entrando na sala do Cérebro e roubando a Espada Cérebro. Já em outro lugar, vemos Quentin e Phoebe, uma das Cucos, ambos saindo de trás da moita. E em um primeiro momento de vacilo, Quentin morre, de novo, por um dos mini humanoides que estava carregando a espada Cérebro, cravando a espada no Quentin, e o joga através do portal que o leva para Moscou. Do outro lado, o irmão do Colossus, Mikhail Rasputin se mostra o arquiteto do roubo da espada e leva o corpo do Quentin, junto com a espada, para um palácio próximo, mas não antes do Kid Ômega dar seu último suspiro e usar seus poderes para deixar uma mensagem.


De volta a Krakoa, Fera e Sábia procuram se recompor e tentam rastrear o tráfego de todos os portais para saber para onde foram os mini invasores a Krakoa. Em um dos portais, Sábia descobre que o destino final foi para Moscou e veem a mensagem do Kid Ômega, revelando o nome do seu raptor. Dentro desse palácio, vemos que se encontra o laboratório da XENO, a organização que se mostrou uma nova ameaça aos mutantes e que tentaram invadir e aniquilar todos em Krakoa. Lá dentro, o líder deles discursa um pouco sobre criarem a sua própria próxima raça humana evolutiva, a ponto de colocarem os mutantes como irrelevantes, ele está executando uma cirurgia em um de seus guarda-costas, que teve o braço quebrado numa edição anterior, enxertando um membro mutante conferindo um dom aprimorado. Logo após, Mikhail chega e mostra seu ponto de vista de que na verdade XENO deveria estar trabalhando juntamente com ele para destruir Krakoa, que é sinônimo de um lugar onde mutantes não tem significado, são dependentes de uma nação. 

De volta a Krakoa, Fera prende Ômega Vermelho, que está anistiado em Krakoa, e Colossus por serem russos e terem tido ligações anteriores com o Mikhail Rasputin. Na hora da prisão do Colossus, o Fera tentou realizar um tipo de "caminhada da vergonha" com o Colossus algemado, já que ele está sendo suspeito de ajudar seu irmão a invadir Krakoa, uma vez que Colossus tem se negado a permanecer em Krakoa e ajudar na segurança dela. Isso deixou Wolverine puto e, depois de socar o Fera, espanta todos os espectadores dali, mesmo o Fera tendo dito que faria um evento de enaltecimento a Colossus, caso ele se prove inocente das acusações.


De volta ao laboratório da XENO, Mikhail mostra ao líder do grupo como ele vão se preparar melhor para criarem armas melhores, apresentando o corpo do Quentin como nova matéria prima. Ao mesmo tempo, passa a espada Cérebro para o líder, para que possa descobrir como acessar todos os segredos de Xavier e Krakoa contido neles. 

E por fim, de volta a Krakoa, vemos Wolverine pedindo ajuda a Jean Grey para usar sua telepatia em Colossus e Ômega Vermelho e saber se realmente ambos estão envolvidos ou não com o Mikhail Rasputin.


Parece que Xavier tem mais dor de cabeça do que suspeitamos. Com a espada Cérebro roubada pelo irmão do Colossus, a X-Force tem de recupera-la e impedir que a usem em benefício próprio, enquanto lidam com a situação do evento X de Espadas. E eles ainda nem sabem que Mikhail está se alinhando a XENO para embarcar em uma grande ofensiva contra Krakoa, que pode gerar muito mais danos do que anteriormente. Uma outra coisa interessante também é percebermos o quão modificado está Ômega Red nessa edição, que já pode ser um resultado do que ocorreu com ele no título do Wolverine, após evento com o Drácula, o que deve demorar um pouco mais pra ser resolvido. 

Vamos aguardar a próxima edição e ver que destino aguarda para Krakoa e seus moradores mutantes. 

Marcus Pedro

comments powered by Disqus