segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Opinião: A Panini Brasil acertou nas edições da nova fase dos X-Men com Jonathan Hickman?

 

Esse artigo será um pouco diferente do que usualmente fazemos aqui no site, pois ele é totalmente opinativo em cima desse material que a Panini Brasil trouxe para gente, que é a nova fase dos X-Men sob o comando do elogiadíssimo roteirista Jonathan Hickman. E já deixarei bem claro que apesar desse texto ter a autorização do Coveiro, responsável pelo site, tudo escrito aqui expressa apenas uma visão particular sobre esse material, isentando totalmente a opinião do site a respeito desse conteúdo.

Já quero começar a dizer que se você veio aqui nesse texto, agradeço muito a sua atenção, pois realmente estou produzindo esse artigo para justamente abrir um canal de discussão. Não quero que esse texto apenas seja a minha verdade acerca do material. Concordando ou discordando, comente lá embaixo e coloque seus pontos também. Agora, sem muito mais delongas, vamos ao que interessa e espero que gostem e participem nos comentários abaixo ou nas redes sociais.

Quando a Panini Brasil anunciou sobre a publicação desse material em um dos painéis da CCXP em 2019, com o editor Levi Trindade, eu tive um misto de emoções que ficou entre empolgadíssimo, porque eu finalmente terei em mãos um dos materiais mais comentados e REVOLUCIONÁRIOS da Marvel Comics dos últimos anos, e ansioso, porque eu estava me programando de apenas comprar esse material caso saísse em formato único, com todos os extras que essa pessoa aqui adora, como artes conceituais e rezando na esperança deles anexarem o roteiro da primeira edição que saiu lá fora, no formato digital do quadrinho.

Veio os adiamentos, reformulações de como seria o conteúdo do material e enfim, chegamos em julho de 2020 com a Panini trazendo finalmente o tão aguardado material para nós leitores brasileiros. Não conseguindo me segurar muito na ansiedade, resolvi comprar a primeira edição e, para a minha surpresa, foi a melhor decisão que eu já fiz. Não arrependo! E assim decidi por comprar todas as outras 3 edições, para pelo menos fechar esse arco inicial, que não irei repetir sobre o conteúdo, uma vez que já falamos aqui no site, edição por edição quando saiu nos EUA. Vou deixar os links com os resumos das edições 1, 2, 3, 4, 5 e 6 de Dinastia X e as edições 1, 2, 3, 4, 5 e 6 de Potências de X para vocês revisitarem.

Então, voltamos para a pergunta desse artigo, "A Panini Brasil acertou nas edições da nova fase dos X-Men com Jonathan Hickman?" Na minha opinião, a resposta de cara é um grande SIM! "Mas você não falou lá em cima que compraria só a versão encadernada?" E é aqui que eu começo a chorar, porque realmente, depois de ver esse material, estou já declinado a comprar também o possível encadernado que a editora poderá fazer.

A justificativa para as minhas respostas acima são acerca de todo o tratamento gráfico que esses encadernados receberam, além de particularidades em design gráfico e cuidado textual (que também é incluído na avaliação de design gráfico, mas para quem não é inserido na profissão achei melhor esclarecer de forma separada também).

A começar pelas capas dos encadernados, todas elas possuem acabamento com verniz UV localizado em detalhes da arte fenomenal de Pepe Larraz e do brasileiro R.B. Silva na quarta edição, e também nas artes da contra capa dos encadernados, feitas pela artista Sara Pichelli. Além disso, todos os encadernados tiveram uma acabamento de "orelha" na capa e contra capa, que podem ser destacados, virando marca páginas. Tudo muito bem cortado e muito bem cuidado, com as devidas simetrias. Em uma apresentação de trabalho sobre acabamento gráfico numa faculdade de Design Gráfico, estaria dentro dos padrões exigidos da disciplina. Dever de casa muito bem feito.





Internamente, todas as impressões estão ótimas. A diferença de cores das páginas para as versões digitais está muito pouca. Mas ainda sim, exprimem muito bem as cores vibrantes do colorista Marte Gracia, que vem sendo uma grande referência como colorista dentro e fora da Marvel. Mesmo no quarto exemplar, onde tem um possível erro de cor aparentando talvez um erro de impressão, infelizmente, foi erro que já veio da versão digital norte-americana.

Outra coisa que merece destaque, onde o pessoal mais tem criticado, com direito a memes, são as traduções dos textos. Primeiro, não consegui achar NEM UM ERRO de digitação, ou até mesmo algum erro ortográfico*. O que é incrível, uma vez que isso tem sido uma reclamação MUITO CONSTANTE por parte de pessoas nas redes sociais da Panini e aqui vocês terão a surpresa de não encontrar isso. E depois, o cuidado visual quanto a forma das massas de textos (termo muito usado em cursos relacionados editoração no meio acadêmico), faz ficar muito agradável de ser ler, mesmo nas páginas onde tem os descritivos técnicos da história, que comentamos bastante aqui no site, que mostra o nível de habilidade de construção textual do roteirista Jonathan Hickman, e que a equipe editorial da Panini Brasil traduziu muito bem aqui nesses cadernos.


E como toque final, a primeira edição vem como brinde um postal impresso em um papel especial chamado papel semente. É um tipo de papel totalmente reciclável que, caso queira, pode ser "plantado" em um vaso ou jardim e depois de um tempo, vai surgir um tipo de planta que estava na semente do papel. Esse detalhe, apesar de parecer insignificante para alguns, casa perfeitamente com a ideia de pano de fundo dessa nova fase dos mutantes do Hickman. Conceitualmente, você está tendo a chance de também cultivar uma planta de Krakoa em sua casa, contribuindo para a expansão do ecossistema krakoano e plantando partes de uma nova vida que pode vir nesse mundo que quase está afundando em caos.

Parabéns para a Panini Comics Brasil por terem dado um tratamento tão digno que esse material mereceria, a ponto deste redator dizer seguramente que o preço de R$24,90 em cada um dos exemplares nunca foi tão bem investidos a um bom tempo. Mereceu cada centavo e estarei no aguardo para o lançamento da versão de encadernação única, que arrisco dizer que merece acabamento em capa dura e, reforçando o que disse no começo desse texto, a possibilidade de acrescentarem o roteiro das primeiras edições de Dinastia X e Potências de X, para os leitores poderem ver como é uma estrutura do roteiro para quadrinhos, ainda mais pelas mãos do Hickman.

Então, se você também me acompanhou até o final desse texto de comemoração ao belo trabalho feito pela Panini, nessas quatro primeiras edições da nova fase dos X-Men, agradeço de coração e agradecerei mais ainda se você comentar aqui embaixo ou nas redes sociais a sua opinião também. Gostou também desses quadrinhos? Não gostou? O que você acha que poderiam ter feito mais? Não achou o preço justo? Gostou desse tipo de texto? Sua opinião é bem importante! E lembrem-se, sempre com respeito, pessoal!

Atualização 1: Infelizmente, pelo calor da empolgação de ter gostado bastante do material gráfico das quatro edições de X-Men, deixei passar dois pontos que a própria Panini apontou na edição 4 de X-Men. 1 - Na edição 2, onde deveria estar escrito SETE, está SEIS. 2 - Na edição 1, o bibliotecário foi referido no gênero feminino, ao invés de ser masculino.

Atualização 2: É bom lembrar que todas as seis edições de House of X e Powers of X foram divididas nessas quatro edições de X-Men, seguidas em ordem das edições lançadas no exterior. Vão notar que a edição 4 da Panini contém as edições Power of X 5, House of X 6 e Powers of X 6 nessa ordem.

"Enquanto vocês dormiam, o mundo mudou." - XAVIER, Charles.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus